O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 316

316

CAMARA DOS DIGNOS PARES,

Summario da Sessão de 15 de Marco de 1849.

Effectuado o expediente, requereu o Sr. V. de Sá da Bandeira, que fosse prevenido o Sr. Ministro da Guerra, de que o D. Par se propunha a interpella-lo sobre a applicação aos soldados, do castigo de varadas estabelecido no Decreto de 21 de Agosto de 1816: foi approvado o Requerimento.

Passou-se á Ordem do dia, apresentando a Commissão de Petições os Pareceres sobre os Requerimentos de João Luiz Lopes, e Francisco Marsicano, cujos Pareceres ficaram sobre a Mesa. As Commissões de Legislação, e Fazenda tambem apresentaram o Parecer sobre differentes Representações relativas ás disposições da Carta de Lei de 22 de Junho de 1816, respectiva a Foraes, cujo Parecer se limita por agora a propôr, que sendo as mesmas Representações enviadas ao Governo, este preste designados esclarecimentos, e os mais que sobre aquelle objecto possa dar: foi approvado o Parecer.

Proposto á discussão o Parecer n.º 104 da Commissão de Petições, e os votos, em separado, dos Membros della, os Sr. B. de S. Pedro, e V. da Graciosa, sobre o Requerimento do Sr. C, do Farrobo; o Sr. V. de Oliveira propoz, que não se procedesse á discussão sem a presença de algum dos Sr.s Ministros; e o Sr. Sousa Azevedo propoz, que para esse fim se prorogasse a Sessão por meia hora, o que fui approvado. Comparecendo depois o Sr. Ministro do Reino, entrou-se na discussão do referido Parecer, a respeito de cujo objecto se apresentaram dous Requerimentos de Lino Silveira e Manoel Joaquim Pimenta de C." No decurso da discussão offereceu o Sr. Serpa Machado uma Proposta para se tractar de uma Lei organica e regulamentar do artigo 33.° da Carta Constitucional, em logar de se decidir ou approvar o Parecer da Commissão, e os votos em separado dos Membros della discidentes; cuja Proposta foi admittida á discussão. Propondo-se depois que fosse prorogada a Sessão, a Camara porem resolveu negativamente, pelo que se fechou a mesma Sessão depois das quatro horas, declarando o Sr. Presidente que a seguinte teria ámanhã logar, e seria a Ordem do dia a continuação do objecto, que ficára hoje pendente, « a leitura de Pareceres que as Commissões apresentem.

Repartição de Redacção das Sessões da Camara, em 15 de Março de 1849. = O Sub-Director da Secretaria, Chefe da dita Repartição

José Joaquim Ribeiro e Silva,

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×