O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

236 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

queira impedir-me de os consultar para poder discutir.

Rogo, pois, a v. exa. consulte a camara sobre se deve ser satisfeito o meu requerimento.

Já me dirigi [...] ou tres vezes ao sr. ministro a perguntar-lhe se mandava ámanhã, ou á minha casa ou á camara, os referidos documentos, e s. exa. respondeu-me com o silencio. Parece que o sr. ministro os não quer enviar. Torna-se necessario que o governo se explique a este respeite ou que a camara declare se o meu pedido não tem rasão de ser. Eu exijo uma decisão clara e precisa. N'este caso, acatarei a resolução, quardarei silencio, e não discutirei o projecto sem os documentos que julguei precisos.

Já v. exa. vê que, sobre este ponto, careço de uma resolução, ou da camara, ou do sr. ministro, ou de v. exa., adiando a discussão do projecto para d'aqui a dois ou tres dias.

Qualquer d'estas resoluções convem que seja tomada promptamente. É o que fico esperando para saber o que hei de fazer.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Saraiva de Carvalho): - Os documentos que dizem respeito ao projecto em discussão foram presentes ao sr. relator, teve d'elles conhecimento a commissão. Eu não posso tomar o compromisso de os enviar com a promptidão que s. exa. quer, porque ignoro e tempo que poderá levar a copia d'elles; mas estou prompto a mandal-os.

Um documento posso eu entregar desde já ao digno par: é o parecer da junta consultiva de obras publicas sobre se deve considerar-se ramal ou linha o caminho de ferro que vae ligar a Pampilhosa com a Figueira.

Mais nenhuma explicação tenho a dar n'este momento.

O sr. Presidente: - Lembro uma resolução, que me parece poderá satisfazer a todos: é ficar esta discussão adiada até sexta feira.

O sr. Vaz Preto: - Para que a camara toda tenha conhecimento dos documentos que eu peço, achava conveniente que, se o sr. ministro os mandasse a tempo, fossem publicados no Diario do governo.

O sr. Presidente: - No caso de vir ámanhã ou na quinta feira a copia dos documentos, darei ordem para serem com urgencia publicados no Diario do governo.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Saraiva de Carvalho): - Alem da consulta da junta consultiva de obras publicas, de que acabo de entregar uma copia ao sr. Vaz Preto, ha outro documento, é o parecer do procurador geral da corôa.

Eu posso pôr á disposição da mesa os originaes, se porventura não houver tempo sufficiente para tirar as respectivas copias, e não terei até duvida em os mandar directamente para a imprensa, a fim de saírem no Diario do governo.

O sr. Presidente: - Vou consultar a camara sobre se entende que a discussão do projecto continue na proxima sexta feira.

Consultada a camara resolveu affirmativamente.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para sexta feira, 19, é a continuação da discussão do parecer n.º 28.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 16 de março de 1880

Exmos. srs.: Duques, d'Avila e de Bolama, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sabugosa, do Vallada, de Vianna; Arcebispo de Evora; Condes, de Avilez, de Bertiandos, do Bomfim, de Cabral, de Castro, do Farrobo, da Fonte Nova, de Gouveia, do Linhares, de Paraty da Ribeira Grande, de Rio Maior, da Torre; Bispos, de Bragança, eleito do Algarve; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro, da Borralha, de Chancelleiros, de S. Januario, de Ovar, de Portocarrero, da Praia, do Seisal, da Silva Carvalho, de Villa Maior; Barão de Ancede; Ornellas, Mello e Carvalho, Quaresma, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Coutinho de Macedo, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar, Barreiros, Margiochi, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Martel, Braamcamp, Castro, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Mello Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Baião, Mattoso, Camara Leme, Daun e Lorena, Castro Guimarães, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Mathias de Carvalho, Canto e Castro, Miguel Osorio, Placido da Abreu, Calheiros, Thomás de Carvalho, Ferreira de Novaes, Seiça e Almeida.