O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4946

O si. A. J. d Ai Ha : — É para com toda a placidez ponde-lai o seguinte-

Nós fomos aviados para \iiino* hoje ás rkz hoia?. Eu tive conselho d^ta-io ás ouze boi L.?, e :inez:ii d'i—o estou aqui desde as onze e meia i^O sr. Aguiar: — O mesmo i^ acontece) ; temos de as.istu á seosâo leal áb ^eib hoias, paia isso ha de-°e abril a se.-ào ú^ cinco huias purque v. es a tem que nomear ali ^ grande deputação que ha de recebei Sua Magestade ás portas do palácio das cortes. Nós todos precisamos tarjbem d'algum tempo rara TIHOS a nossas casas e voltarmos com o vestuário propno, e estarmos leumclos antes que v. es 3 nomeie a deputação. Ora sendo quasi quatro horas peigunto eu ^e é p^sivel teimos aqui mais de mora (apoiados) Eu tenho muita pena de que Laja algum projecto importante de que o go\erno deseje a discussão e approvaçào, mas a verdade é que esta camará votou aos srs. ministros todas as medidas que ÉS. ex.as vieram pedir (apoiados)

Este projecto de lei sobre a abolição dos passaportes convenho eu que é importante, mas já não está na nossa mão o fazer que eile seja votado hoje (apoiados). Verdade é que ha um requerimento para que se vote já sobre o adiamento, mas ha outro requerimento para que aquella votação seja nominal, e ambos os dignos pares estão no seu direito ; mas o que eu noto é que ss o adiamento se não vence, e se vota a generalidade do projecto, este fica do me^mo modo preso pela drcussào da especialidade (apoiados). A isto ninguém pôde obstar, e é contar que quem combateu o piojecto na generalidade, ha de combate-lo na especialidade (apoiados).

Parecia me pois que o melhor »,m pôr de parte este projecto, visto que já não ha tempo paia que eile seja dií-cuísdo e votado (apoiados). Eu obseivo que o sr ministro da ma-rmha pediu a palavra por pai te do governo, e parece me que adivinho para que b. ex.a pediu a oalavia. Cicio que está sobie a mesa o parecei, dado hoje me&mo, sobre o projecto para a fixarão da fo.ci de mar, e i-ito é que é indispensável que pá- e (apoiados) Faramo- pois o sacrifi-cio de nos demorarmos ainda i'lguu3 minutos, mis esprestR. e unicamente paia se votai o nmjecto de lei sobre a força de mar (apoiados) E note -n, que isto mesmo é na espe-rança de que ivu haja di^cu--,.c. porque havendo-a, terá de ser inteiromp'da e deixai emo^ do vota' paia não faltai-mós á sessão i eal t apoiada) Peço pois que se dê pi efu encia ao meu requeiimento ueU- .iteum-t «nuas e-^eciaes PUI que nos achamo.-, e vem a -ei ]ue s e intetruinpa. a discussão sobre este piojecto, e qm j-a^tm»- á discu-são du projecto para a fixação da foiça de mar, u que votado eile -e levante a sessã«.

O sr. VisconJf de Castro; — Eu fedo do meu icquen-meuto porque o meu desejo é que ti atalhemos com apiovei-tameuto; e quando Wahto a v -z é tj:

O si. Ministro tia Marinho.—Eia i&so niHiino O sr. J A. d Abila-— E ppço a v. es.a que depois levante a sessão t apoiados). Entrou em discussão o

PARECER X 8 192

Senhores. — A comrais Tio cie marinha, examinou o projecto de lei n.° 219 da camará dos senhores deputados, em que se fixa a f o n; a de ma para o anuo económico de 1862-1863, e entende que por esta camará deve se.- np provado o mesmo projecto porque eile -atisfaz ás necessidades do serviço a que se pi opõe.

Sala da comims^ão, 30 de junho de 1862. = Afargwsz de Ficalho = Viscon'ltí de Fo)nos de, Al godrvs= Visconde de J3alsemão = José da Costa Sm/ i Pinto Bastos. PROJECTO DE LEI K ° 219

Aitigo 1.° A força de m \r para o anão económico de 1862-1863 será tixada em 2 829 homens, distubuidus por uma fragata como transpoite, sete coive[as, sendo quatro a vapor, cinco vapoies, um bngue, duas escunas, sendo uma a vapor, dois hiates, dois cahiques e uma barca tiansporte

Art. 2.° O numero e qualidade do* navios armados pôde variar segundo o exigir a conveniência do serviço, coru tanto que ? despeza total nào exceda a que for votada para a força que se auctonsa.

Ai t. o ° As som mas votn

Ari 4.° Fica revogada o legislação em contrai 10.

Palácio das coités em 28 de junho de 1862 = António Luiz de Saibra, deputado r>]e^iáciite = Miguel Osório Cabral, deputado secretario.

Foi approvado stm discussàu, assiiiina gànàralídade, co- ' mo na especialidade.

Em seguida o si. presioV^ío levantou a se-sào.

Eiam quatro horas Já t

da administração central de corroo de Lisboa, publicado noutro lucrar desta folha.

A Currespunãnnv t de Etp >Tia publica os seguintes

TELL&RAMMAS

Marselha, 16 dó julho — Lurd Elhot fez um tratado para a libei dade de navegaulo costeira entre a Grécia e as ilhas Jomas.

Os acontecimentos da Servia pioduziram na Grécia gran de agitação no espirito du povo. O guverno ti ata de dominai a situação.

Foi recolhida em Nápoles urni cacular da commis=ão revolucionai ia, que pi ova que se f^zetu alistamentos clíiiides-tmos.

Roma, 16 — Partem paia Franca o cardeal Gouchet e o abbade Lavigerie.

O papa vae passar o \eniu aTivoh.

A rainha (mãe1) de Nápoles embarca para Marselha, indo depois á Allernanha.

Londres, 16 — Receberam -^e importantes poimenores acerca da ultima victona ganha pelos confederados.

O general Mac-Clellan d;z que os inimigos eram ein nu-meiu do duplicado do-? seus moldados, porém que ainda assim se não confessa bat.do, e que custe o que custar en-traiá em Richmond.

HESPANHA

Diz a Correspondência de Empana que o general Pnm, tendo chegado a Madrid, teve uma primeira conferencia com o presidente do con«e!ho de ministro?, ^em que todavia conste amda o que -e pas-oa entre e-íes dois personagens Apezar de não estar ainda assijnado o decreto que nomeia o geneial D Jo^é de Ia Concha para representante de Hespanha em Paris, é ceito. diz a Cui respondcncia de , sei eile a pessoa e -.colhida peio governo paia exercer tão impoitante cargo.

Aífirma o Confeiiipoianeo que o ti Coello nào volta a Turim, naquulididt de representante de Hetpauha n aquella curte, e que será -ubítituido por D António Gonzalez este caso vae para Londres o tr. Bermudez de Castro

MÉXICO

Recebemo^, diz a Put) ie, noticias importantes d'esíe paiz. Entendemo- dever acl)lhe-l^i^ com a maior icserva, sendo

tudav a il'ífi -il c?.o da >aite de

-í'. Ias i orno ^ma nbia de pura inveu-cone-ponrlentes d? Havana ou do

orador que mais calorosamente sustentou o principio de se obtei a p?«z por qualquer meio.

O presidente Lincoln foi a West-Point conferenciar com o general Scoít. Quando regiessou a Wa-hington, o povo ceicou-o, pedindo-lhe explicações sobre aquella conferencia. Não podendo deixar de acceder a esta pedido, que se lepetia se.upre com maior instancia, o presidente, segundo dizem as conespordencias, exclamou:

icSenhores, o que posso dizer é que até agora nada temos aproveitado em fazer e desfazer geneiaes. Sabeis já que o mmibtro da guerra é muito severo com os periódicos que faliam de campanha mais que o regular. Eu mesmo iece'o ser i acolhido se fallar, mais do que devo.»

Estrepitosas gargalhadas acolheram esta explicação, e o presidente pôde retirar se na sua carruagem sem ser mais importunado. (El Clamor Publico.)

IE

OBSCRVATOR':» METCOHOLi-iJIC

DO

NA ESCOLA POLYTECHXICA

JtTLHO-20
3ARO1IET5O
(PRESSÃO;
THEBMOMETBO (TEMPEBATCTOA)
PSTCHBOMETBO (HUMIDADE)
ANEMÓMETRO (VENTO)

AEiilímetros
Graus G
Por 100
Bumoe

9 h. dam
758,93
22,9
71,3

1
3 h da t. j 707,62
31,8
28,8
oso.

DIA 19

Síaxima — tejip Mínima . .. n (de noite Ozone!dedia

vaporaço ^v -"Liíitude do "jaiometro ^.,

30",1 C. 16,9 »

3,0

3.0

O,O mi) 10,5 .

jur,HO-2i

E completo' o

Quatio

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessãe do dia 30 de junho de 1862

O-5 srs.. Visconde de Laborim; Maiquezes, de Ficalho, de Ponte de Lr^a, deVallada, Conde-, d'Alva, de Mello, de Paraty. de Peniche, da Ponte de Santa Maria, do Rio Maior, da Taipa; Viscondes, de Bal^eoião, de Casho, de Fomos de Algodres, da Luz, de Mouforte, de Sá da Ban deira; Barão de Foacoa- A v Ia, Pereira Coutinho, Ferrão, Aguiar, Biaamcamp, Pmt. Bastos, Reis e Vasconcellos, Izidoro Guedes, Baldy, Silva Sinches, Vellez Caldeira, Brito do Rio, Sebastião'José de Cai valho

NOTICIAS ESTRANGEIRAS

Recebemos folhas de Madrid de 18 do corrente. De alem dos Pyreneos não se receberam folhas, como se vê do aviso

no e^tad > maior do eseiciío de entiando sre^te numero Zuluaga, águia na Havana, e pronunciai ani-te ao me-mo tempo que o general SintAuna, que reside em S Thomá-, a favo i da mtoi ven^ào frauceza

Do.fi deites geiíeiae^ d; viam partir nara a Europa, a tím de apoiai em a orgam^ALÍo de um governo provisurio.

Isto pelo que ie-tjii*a á^ noticuiò de Havana. As caitas ao México dizem amd.i m.iií.

Acha-se ah coutftmdo o goveiuo piovi&ouo desde o dia 10 de junho.

Mas, a ser verdadeno todo e*te movimento, o que é feito de Juarez?... E o que as conespondencias tanto do México como de Havana não dizem.

Admitímdo que ha exageração ou que sào prematuras estas noticia3, é certo que se uoía grande alteração na? informações dos corre-p mdectes mexicanos. Em tempo as noticias eiam desfivoíaveis á intei veucào europea e agora já se falia contia Jiuvez.

Este facto é importante, e não o é menos o de que os de-fensoi es do goveino de Juaiez se cuu-ervam silenciosos em presença das uotinas i ecebidas era Madnd.

- Diz a Con iíspmidãncia de Espana que as primeiras disposições adoptad.i- p^ra se formai um exercito &ob o commando do geleia! Foi ey, foram quasi completamente modificadas O eseicito confiado ao general Forey assamiiá tae- propoicões que, longe de terem sido abandonados os projectos políticos de França eobie o México, crê-se que elles têem intima ligação com o^ de mediação nos Estados Unidos Não parte já para o Mex'co, segundo se diz, um exeicito de 10000 homens, ma- duiaute o verão de;em-baicaião ali 30 000 roldados, a fim de entrai er-i em campanha no dia l de outubro; 10:000 homens ficai Ti o na Mar-tmica paia formarem ali a reserva do exercito expedicio-nano.

SVi immeusos os preparativos que se fazem, o que tem demoiado a paz tida da expedição, que deve todavia aír de Franca ante= do fim do mez corrente.

ESTADOS UNIDOS

Segundo as noticias dadas pelo Times, a batalha que hoi've ua~ vizinhanças d" Richmond começou na quarta-feir;i e durou no- dois d^as so_ruiute-, tendu -ido desalojado o exeicito de Mac Clellan da- suas, po?içòet> sobre as margens do Piimuukey e d;i Winte-House, pelao forças sepa-rati-tas commandadas pelo general Lee. De parte a parte fi-i lioi rorosa a carnificina.

O mm'?tro da guerra prohibiu a publicação d'estas noticias, e ainda não eiam conhecidos em New York os por-menoies da accào.

O governo do noite resolveu enviar desde logo novos reforços ao general Mac Ciellan e fazei um grande recrutamento

Continuam sendo discutidos os projectos de intervenção e mediação; e, emquanto o primeiro encontra oppositores, o segundo é favoravelmente acolhido por todos.

No dia l do corrente celebrou-se um meetmg a favor da paz, em Cooper-Iustitute, notando-se ali o maior enthusias-mo O antigo maire de New York, Fernando Wood, foi o

3AHOMSTBO ' PHESsIo i
THEHMOMETRO í TEMPERA TCBA^
PSTCHROMETEO (HUMIDADE^
ANEMOMETBO AVENTO)

M?:ilniPÍrr;
Grau 3 G
Por 1 )0
Rrmos

756 .48
25,0
5P,8
SE,

755,10
28 S
37,0
0.

DIA 20

Máxima—remoeratara..........

?Iimma ........

ide uoite . ...

j de dia.........

Chuva (udomef'Ct ......

Svaporação ^vaponmetro").......

Altitude do baiometro 95,7 metros.

Ozone

33'2 C.

IS.õ »

2 O

2,5

0,0mi} 11,9 »

POSTO METEOROLÓGICO 90 POilTú

NA

SSCOL l ^íEDíCO-CtlirRGIC i

i a j ! !

JTLHO-20 ! PBESSÃr» ) TEMPEBATUBA j VEKTO j a

9b dam 758,44

2?,1 NNO fraco ' Limpo

3-21 | PEE53ÃÍ

rj h dam 750,66

TEMPEaATDKA

25,2 NE m(lfiaeo Limpo

Altitude do b^rocieti o 9õ,l me Altuias barotnetncas coirpctas Temperaturas á sombra

MOYDIENTCniÀRiTIMO

BARRA DE LISBOA Dia 20 de julho

EMBARCAÇÕES E!STR\DAS

Três Amigos, barca poitugueza, capitão E. N. Marques, da ilha de S Mig-iel em 9 dias, com barro e vasilhame, a A. A. Farto; 12 pessoas de tripulação, l mala e l passageiro Joaquim Telles de Meuezes, estudante, portuguez. Entrou e deu fundo hontem ás sete horas e três quartos da noite.

Phainix, barca russa, capitão O. Elfsberg, de Swansea em 12 dias, com carvão, a oídens; 15 pessoas de tripulação. Entrou e deu fundo ás oito hora^ da noite.

D. Pedro, paquete inglez a vapor, capitão F. Coulson, de Palermo em 7 dias, com differentes géneros, a G. A. Hancok & C.a; 17 pessoas de tripulação

Bomfim, hiate portuguez, mestre C. Mathias, de Villa Nova de Milfontes em 4 dias, com cepa; 6 pessoas de tii-puiaçao.

S. Vicente, hiate portuguez, mestre A. Rodrigues, de Villa Nova de Milfonfes em 3 diaa, com carvão; 6 pessoas de tripulação.