O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 10 DE JUNHO DE 1887 419

quer que seja a votação, ella não prejudique a proposta sobre a qual desejo que a camara se pronuncie nominalmente.

(S. exa. não reviu).

O sr. Presidente: - Tomo nota das palavras do digno par, e serão consideradas quando se proceda á votação.. .

O sr. Thomás Ribeiro: - V. exa. permitte-me ainda uma pequena explicação?

O sr. Presidente: - Tem v. exa. a palavra.

O sr. Thomás Ribeiro: - Apresentei a minha primeira moção como uma questão previa, mas v. exa. entendeu dever dar-lhe outra feição, pondo-a em discussão conjunctamente com toda a materia.

Pouco se me dá que essa proposta não fosse considerada uma questão previa, e o que peço agora unicamente é que não fique prejudicada a moção que ultimamente mandei para a mesa.

O sr. Presidente: - Eu já expliquei á camara que a approvação da resposta ao discurso da corôa não prejudicava nenhum dos additamentos, emendas ou moções que tivessem sido mandados para mesa.

Vae ler-se a resposta ao discurso da corôa.

Leu-se na mesa e foi approvada.

O sr. Presidente: - Vão ler-se agora e serão successivamente votados, os additamentos, propostas e emendas mandados para a mesa por varios dignos pares durante a discussão da resposta ao discurso da corôa.

Successivamente leram-se na mesa:

A primeira moção do digno par o sr. Thomás Ribeiro, que s. exa. pedia licença, para retirar, annuindo a camara.

A moção do digno par a sr. Carlos Bento, que se julgou satisfeita pela declaração do sr. presidente do conselho, não recaindo portanto sobre ella votação alguma.

A emenda do digno par o sr. marquez de Rio Maior, que foi approvada.

A moção do digno par o sr. Antonio Augusto de Aguiar, que foi rejeitada.

A moção do digno par o sr. Barros e Sá, que se julgou prejudicada.

A segunda moção do digno par o sr. Thomás Ribeiro.

O sr. D. Luiz da Camara Leme: - Requeiro a v. exa. consulte a camara sobre se permitte que haja votação nominal sobre esta moção.

Consultada a camara resolveu affirmativamente.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvarem a moção dizem approvo, e os que a rejeitarem dizem rejeito.

Vae proceder-se á chamada.

Fez-se a chamada.

Disseram approvo os dignos pares: João de Andrade Corvo, conde de Alte, conde de Gouveia, visconde de Arriaga, visconde de Azarujinha, Antonio de Serpa, Barjona de Freitas, Hintze Ribeiro, Jayme Moniz, Barbosa du Bo-cage, D. Luiz da Camara Leme, Sebastião Calheiros, Thomás Ribeiro, visconde de Bivar.

Disseram rejeito os dignos pares: João Chrysostomo de Abreu e Sousa, marquez de Pomares, marquez de Rio Maior, marquez de Vallada, conde de Campo Bello, conde de Castro, conde da Folgosa, conde de Linhares, conde de Magalhães, conde de Paraty, conde do Restello, visconde de Benalcanfor, visconde de Borges de Castro, visconde de Carnide, visconde de S. Januario, Adriano Machado, Antonio Gonçalves da Silva e Cunha, Antunes Guerreiro, Henriques Secco, Antonio Maria de Serma, Costa Lobo, Augusto José da Cunha, Carlos Testa, Sequeira Pinto, Pinheiro Borges, Fernando Palha, Francisco Maria da Cunha, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, João Chrysostomo Melicio, Mendonça Cortez, Vasco Ferreira Leão, Vasconcellos Gusmão, Bandeira Coelho de Mello, Baptista de Andrade, Fructuoso Ayres de Gouveia Osorio, José Joaquim de Castro, Silva Amado, Luciano de Castro, José Maria Lobo d'Avila, Ponte e Horta, José Maria Raposo do Amaral, Mexia Salema, Manuel Antonio de Seixas, Pereira Dias, Marino João Franzini, Miguel Osorio, D. Miguel Pereira Coutinho, Thomás de Carvalho, Serra e Moura.

O sr. Presidente: - Está, pois, rejeitada esta moção por 51 votos contra 14.

Vão ler-se as restantes moções que estão sobre a mesa.

O sr. Miguel Osorio: - Requeiro votação nominal sobre a minha segunda proposta.

Consultada a camara, rejeitou o requerimento do digno par.

Leram-se da mesa:

O additamento assignado pelos dignos pares Coelho de Carvalho e D. Luiz da camara, que foi approvado.

A segunda proposta apresentada pelo digno par sr. Miguel Osorio e tambem assignada pelos dignos pares os srs. arcebispo resignatario de Braga, conde de Alte, Bocage, Aguiar, marquez de Rio Maior, Senna e Fernando Palha, que foi approvada.

O additamento do, digno par o sr. visconde de Arriaga, que, por estar implicito na proposta antecedente, s. exa. retirou com consentimento da camara.

O sr. Presidente: - Estão votados todos os additamentos, moções, emendas e propostas, mandados para a mesa.

Agora vou nomear a deputação que ha de ir ao paço da Ajuda entregar a Sua Magestade a resposta desta camara ao discurso da corôa.

Será composta, alem da mesa, dos dignos pares:

Duque de Loulé.

Marquez de Pomares.

Conde de Alte.

Conde de Castro.

Visconde da Azarujinha.

Adriano Machado.

Antonio Augusto de Aguiar.

Fernando Palha.

Holbeche,

Gomes Lages.

José Baptista de Andrade.

João Leandro Valladas.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Luciano de Castro): - Estou auctorisado a participar a v. exa., que Sua Magestade El-Rei receberá a deputação, que v. exa. acaba de nomear, na terça feira, pelas duas horas da tarde.

O sr. Presidente: - Far-se-ha essa communicação aos dignos pares, em sua casa.

A ordem do dia para a proxima sessão, que será ámanhã, sabbado, é a discussão dos pareceres n.os 49, 51 e 52.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 10 de junho de 1887

Exmos. srs.: João Chrysostomo de Abreu e Sousa: João de Andrade Corvo; marquezes, de Rio Maior, de Pomares, de Vallada; condes, de Alte, do Bomfim, de Campo Bello, de Castro, da Folgoza, de Linhares, de Magalhães, de Paraty, da Praia e de Monforte, do Restello, de Gouveia; viscondes, de Arriaga, da Azarujinha, de Benalcanfor, de Bivar, de Borges de Castro, de Carnide, de S. Januario; Adriano Machado, Aguiar, Sousa Pinto, Silva e Cunha. Henriques Secco, Senna, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Augusto Cunha, Carlos Testa, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Cardoso de Albuquerque, Francisco Cunha, Ressano Gar-