O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

180 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

missão de administração publica, e eu desejava que a commissão desse o seu parecer com brevidade, porque, sendo adoptada a substituição, é necessario que o projecto volte á camara dos senhores deputados para poder ser convertido em lei. Espero que a iilustre commissão tratará quanto antes deste assumpto,

O sr. Presidente: — Antes de dar a palavra ao digno par, o sr. Lobo d’Avila, devo declarar ao digno par, o ar. Correia Caldeira, que, logo que a commissão de o seu parecer sobre a emenda ou substituição do digno par, entrará o parecer immediatamente em discussão, porque versa sobre assumpto que já foi discutido, e que portanto muito pouca demora poderá ter, para ser immediatamente remettido para a camara dos senhores deputados.

O sr. Lobo d’Avila: — Pedi a palavra para declarar ao digno par, o sr. Correia Caldeira, que a commissão recebeu hontem a emenda de s. exa., e que hoje ainda não teve occasião de se reunir; mas espera póde-lo fazer depois do encerramento da sessão, e, se houver tempo, lavrará ainda hoje o parecer.

(Entrou o sr. presidente do conselho.)

O sr. Presidente: — Logo que a commissão apresentar o seu parecer, esteja certo o digno par que elle entrará em discussão.

(Pausa.)

O sr. Presidente: — Acabo de ser Informado que se acha no edificio da camara Sua Alteza o Senhor Infante D. Augusto; e cerne se não acha presente o sr. conde de Castro, vice-presidente da camara, pedia ao sr. Custodio Rebello de Carvalho, na qualidade de presidente supplente, que substituisse a s. exa., e alem do digno par nomeio os dignos pares: sua eminencia o sr. Cardeal Patriarcha, e os srs. Duque de Loulé, Marquez de Fronteira e Marquez de Sá, para introduzirem a Sua Alteza n’esta sala.

(Pausa.)

Entrou Sua Alteza o Senhor Infante D. Augusto, com as formalidades prescriptas no programma, prestou juramento e tomou assento na camara.

O sr. Presidente:—Dignos pares. Julgo ser fiel interprete dos sentimentos da camara exprimindo a Sua Alteza o Senhor Infante D. Augusto a vivissima satisfação que experimentamos todos, vendo a Sua Alteza occupar neste recinto o logar, que lhe confere a lei fundamental do estado. Praza ao céu que este precedente auspicioso, que é mais uma prova da harmonia, que felizmente reina entre a nação e a dvnastia, se repita por largos annos, e que por largos annos possam os augustos descendentes do Senhor D. Pedro IV, inspirando-se das gloriosas tradições que elle lhes legou, e dos nobres exemplos dos monarchas, que lhe succederam, cooperar com os represensentantes do paiz para a conservação e aperfeiçoamento das instituições liberaes, com que seu immortal avô dotou esta nação, e que serão sempre a mais solida garantia da sua independencia, e o mais seguro penhor do seu engrandecimento.

(Pequena pausa.)

O sr. Presidente (continuando): — Está exhausta a ordem do dia, e vou levantar a sessão; mas peço aos dignos pares que fizerem parte de quaesquer commissões, que se reunam nas mesmas commissões, a fim de poderem occupar-se dos diversos trabalhos, que lhes foram commettidos.

A primeira sessão será na proxima segunda feira, e a ordem do dia a apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 20 de março de 1875

Exmos. srs.: Marquez d’Avila e de Bolama; Cardeal Patriarcha; Duques, de Loulé, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Pombal, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Sousa Holstein, de Vallada; Condes, das Alcaçovas, de Cabral, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Linhares, de Mesquitella, de Podentes, da Ribeira Grande, de Rio Maior, da Torre; Bispo do Porto; Viscondes, de Benegazil, de Chancelleiros, dos Olivaes, de Portocarrero, de Porto Covo da Bandeira, da Praia Grande, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Barões, do Rio Zezere, de S. Pedro; Ornellas de Vasconcellos, Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Correia Caldeira, Gamboa e Liz, Mello e Saldanha, Fontes Pereira de Mello, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Xavier da Silva, Custodio Rebello, Sequeira Pinto, Barreiros, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Lobo d’Avila, Braamcamp, Ferreira Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Miguel Osorio, Menezes Pita.