O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES,

Sessão de 17 de Março de 1849.

Presidiu—O Em.mo e Rev.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — Os Srs. M. de Ponte de Lima

V. de Gouvêa.

(SUMMARIO—Correspondência—Apresentação de dois Requerimentos do Sr. V. de Sá, pedindo do Governo varios esclarecimentos — Incidente sobre a remessa do Relatorio do Ministerio dos Negocios Estrangeiros á Commissão respectiva, o que se pratique a respeito dos mais — Explicações dos Sr. B. de S. Pedro, e Rodrigo da Fonseca Magalhães, as quaes dizem respeito ao objecto da Ordem do dia, e á occorrencia na Sessão passada — Ordem do dia, Parecer e votos em separado da Commissão de Petições sobre o Requerimento do Sr. C. do Farrobo.)

Aberta a Sessão pelas duas horas da tarde, estando presentes 44 D. Pares, leu-se e approvou-se a Acta da última Sessão — Concorreram os Sr.s Ministros dos Negocios do Reino, e dos Negocios Estrangeiros. Mencionou-se a seguinte

correspondencia

Um officio do Ministerio dos Negocios da Marinha e Ultramar, satisfazendo á exigencia do Sr. V. de Sá da Bandeira, feita em Sessão de 26 de Outubro de 1844, quanto aos mappas de importação de vinhos e aguardentes em Cabo-Verde, e prevenindo que faria a remessa dos mappas relativos a Angola e Moçambique quando os recebesse..

Para a Secretaria.

O Sr. Secretario V. de Gouvêa — Foram remettidos ao Sr. Presidente da Camara sessenta exemplares de uma Memoria relativa aos contractos que em relação a estradas se tem feito em Portugal desde 1837, escripta pelo cidadão Bento Joaquim Cortez Mantua, e vão mandar-se distribuir.

Distribuiram-se.

O Sr. D. de Palmella — Peço a palavra para ante» da Ordem do dia.

O Sr. B. de S. Pedro—Também peço a palavra para uma explicação antes da Ordem do dia.

O Sr. Presidente—Tem primeiro a palavra antes da Ordem do dia o Sr. V. de Sá da Bandeira.

O Sr. V. de Sá da Bandeira — Peço a V. Em.ª que me conceda tambem a palavra antes da Ordem do dia, se antes disso vier o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros. Agora passo a lêr um Requerimento, que vou mandar para a Mesa, porque quando vier o Relatorio do Ministerio dos Negócios Estrangeiros deve dar logar a alguma discussão, e são-me necessarios alguns documentos. (Leu-o.) Agora ao Sr. Ministro dos Negocios da Justiça peço o seguinte em outro Requerimento. (Leu-o.)

O Sr. D. de Palmella — Parece-me que se podia dispensar a leitura na Mesa.

O Sr. Presidente — Então ficam para segunda leitura (O Sr. V. de Laborim — Apoiado).

Os Requerimentos ficaram para segunda leitura. (*)

(*) Quando a tiverem se consignarão.