O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 709

709

Publica-se o seguinte discurso do ex.mo sr. ministro das obras publicas, proferido na sessão de 11 do corrente, publicada no Diario n.° 60, do dia 14, que então se mencionou por extracto.

O sr. Ministro das Obras Publicas (João Chrysostomo): — Parece-me que nas differentes preguntas dirigidas ao gabinete, pelo que toca ao ministerio a meu cargo, tenho simplesmente a responder em referencia á questão das subsistencias. N'essa parte cumpre-me dizer que, na qualidade de membro da administração transacta, já apresentei uma proposta que considerei urgentissima, tal é a que diz respeito á chamada lei permanente sobre os cereaes. E necessario que essa questão se resolva, o que se torna cada vez mais urgente, e deve effectivamente essa providencia concorrer para a solução da crise das subsistencias, comquanto tambem me pareça que não é só esta medida a que poderemos e teremos de adoptar, para obviar a carestia geral nos objectos de primeira necessidade; grande mal d'esta epocha, por diversas circumstancias que não só se dão entre nós, como tambem em muitos outros paizes. É certo que por toda a parte se tem feito estudar esta questão, e tambem é verdade que os homens mais competentes, e direi mesmo mais eminentes nas sciencias economicas, não estão ainda completamente de accordo no modo de a resolver com qualquer expediente que satisfaça a todas as conveniencias publicas.

Eu já na mesma qualidade de ministro das obras publicas e commercio, logo que se notaram apprehensões sobre falta de generos de primeira necessidade, tratei de fazer estudar tão momentosa o importante questão pelo conselho de agricultura; effectivamente ha alguns trabalhos já feitos no ministerio a meu cargo a esse respeito. Creio que convirá adoptar alguma modificação de imposto, no que tem referencia a carnes e outros objectos dos mais necessarios á vida; sei que o meu digno collega, o sr. ministro da fazenda, tambem quer tomar a peito este negocio; e posso mesmo dizer que a administração cuja gerencia acaba de findar, tinha já concertado e combinado adoptar algumas medidas, faltando só desenvolver a idéa e estabelecer o modo de as levar a effeito, medidas sobretudo tendentes a diminuir o imposto sobre o consumo de carnes, lenhas e outros objectos de primeira necessidade; de maneira que só me resta dizer que o gabinete continua com o mesmo pensamento, e que eu hei de empenhar-me e concorrer para que o mesmo gabinete apresente ao parlamento, o mais breve que seja possivel, o resultado d'esses trabalhos.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×