O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

709

tificar por uma sciencia de tal modo vasta, que todos se curvassem diante de suas manifestações; e tão pouco lhe pareceram justificativas d'esta sua assumpção as que deu o sr. ministro do reino, que não mostraram possuir s. ex.ª os conhecimentos indispensaveis para o conveniente exercicio, patenteando-se assim o menos esperançoso de todos quantos ministros o têem precedido em tão eminente cargo. S. ex.ª acha-nos sem instrucção, mas com pantanos; sem beneficencia publica organisada, mas com a insalubridade generalisada, e dá-nos em perspectiva deixar tudo no mesmo estado. Tambem não o satisfizeram as explicações do sr. ministro da justiça, o que era dito sem quebra da antiga amisade que os unia desde os bancos da universidade.

Depois de varias considerações, manifestou o desejo de que se lhe desse a palavra, depois de ter fallado algum dos cyrinéus ministeriaes, para lhe responder; acrescentando que, logo que se tornasse geral a discussão, até agora circumscripta á opposição, formulará um voto de censura ao sr. presidente do conselho.

O sr. Ministro da Fazenda: — Sr. presidente, desejo só dar uma pequena explicação. Entendi que cumpria um acto de deferencia para com a camara dos dignos pares, não usando da palavra na ausencia do digno par, o sr. marquez de Vallada, que era a quem tinha que responder, pois s. ex.ª na sessão precedente se tinha referido ao meu ministerio. Se porém é verdade o que disse o digno par, o sr. Sebastião José de Carvalho, enganei-me, mas enganei-me na melhor boa fé. Sempre suppuz que não devia responder a um orador que não estivesse presente (apoiados). Se tivesse usado da palavra na ausencia do orador, era provavel que o digno par dissesse que eu não tinha attenção para com elle.

(Interrupção do sr. Sebastião José de Carvalho que se não ouviu.)

Perdoe-me s. ex.ª, mas julgo que poderia ser accusado de pouca deferencia se fallasse, como o fui por não ter fallado. Em todo o caso, entendi não o dever fazer por cortezia, mas reservava-me para responder ás preguntas que me dirigiu o sr. marquez de Vallada em occasião que s. ex.ª estivesse presente, e então empregaria as pequenas faculdades com que a Providencia me dotou, e com as poucas luzes e talentos que pude adquirir pelo meu trabalho, para dar a resposta mais satisfactoria que me fosse possivel. Estimaria muito pode-lo fazer já, e tão cabalmente que satisfizesse a camara e o digno par, mas a hora já esta adiantada. Espero porém responder na primeira sessão, mas não tenho esperança de satisfazer ao digno par, tenho quasi certeza de que não terei essa fortuna, ainda que possa satisfazer á camara.

O sr. Presidente: — Vou encerrar a sessão.

O sr. S. J. de Carvalho: — Ainda não deu a hora, e pedia a V. ex.ª que mantivesse a disposição regimental, que diz respeito ás horas que devem durar as sessões.

Vozes: — São seis horas.' Não ha tempo, e decidiu-se que não houvesse sessão de noite.

O sr. Presidente: — Quem se segue agora a fallar é o digno par o sr. Rebello da Silva, mas em tão breve tempo como o que resta para a hora pouco póde usar da palavra.

O sr. Rebello da Silva: — Se sou obrigado a fallar cedo da palavra.

O sr. Presidente: — Ámanhã não póde o ministerio comparecer á sessão, ou só o poderá fazer no principio d'ella, o que não seria de utilidade alguma. Por consequencia a sessão será na proxima quarta feira, sendo a ordem do dia a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quasi seis horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 13 de março de 1865

Ex.mos srs. Silva Sanches.

Duque de Loulé.

Marquez de Alvito.

Marquez de Ficalho.

Marquez de Fronteira.

Marquez de Niza.

Marquez de Ponte de Lima.

Marquez da Ribeira.

Marquez de Sabugosa.

Marquez de Vallada.

Marquez de Sá da Bandeira.

Conde de Alva.

Conde d’Avila.

Conde da Azinhaga.

Conde de Fonte Nova.

Conde de Linhares.

Conde da Louzã.

Conde de Mello.

Conde de Peniche.

Conde da Ponte.

Conde de Santa Maria.

Conde de Rio Maior.

Conde de Sampaio.

Conde do Sobral.

Conde de Terena.

Conde de Thomar.

Visconde de Benagazil.

Visconde da Borralha.

Visconde de Condeixa.

Visconde de Fornos de Algodres.

Visconde de Gouveia.

Visconde de Monforte.

Visconde de Ovar.

Visconde da Vargem da Ordem.

Visconde de Ribamar.

Visconde de Soares Franco.

Ex.mos srs. Barão de S. Pedro.

Barão de Villa Nova de Foscôa.

Mello e Carvalho.

Mello e Saldanha.

Antonio Luiz de Seabra.

Pereira Coutinho.

Teixeira de Queiroz.

Barreto Ferraz.

Rebello de Carvalho.

Pereira Magalhães.

Silva Ferrão.

Francisco Simões Margiochi.

Moraes Pessanha.

Osorio e Sousa.

Silva Carvalho.

Joaquim Antonio de Aguiar.

Soure.

José Augusto Braamcamp.

Silva Cabral. Pinto Basto.

Reis e Vasconcellos.

José Lourenço da Luz.

José Maria Baldy.

Rebello da Silva.

Castro Guimarães.

Fonseca Magalhães.

Castello Branco.

Preto Geraldes.

Cabral e Castro.

Canto e Castro.

Menezes Pita.

Sebastião de Almeida e Brito.

Sebastião José de Carvalho.

Neto Paiva.

Izidoro Guedes.