O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

342

SESSÃO DE 9 DE MARÇO DE 1848.

Presidiu — O Em.mo e R.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios, os Sr.s Pimentel Freire.

Margiochi.

ABERTA a Sessão, tres quartos depois da uma hora da tarde, estando presentes 32 D. Pares, leu-se e approvou-se a Acta da ultima Sessão.

Mencionou-se a seguinte

CORRESPONDENCIA.

1.° Um officio do Ministerio do Reino, satisfazendo ao exigido pelo D. Par C. de Thomar em requerimento de 19 de Fevereiro, pag. 270, col. 4.ª

Passou á Secretaria.

2.° Um officio do D. Par C. de Villa Real, participando, que tendo pedido dispensa a SUA MAGESTADE de exercer as funcções, para as quaes o Nomeára, de Presidente eventual da Camara, agradece a esta a distincta e benevola maneira, com que o tractára sempre que exercera as mesmas funcções, e assegurando-a de que concorrerá a ella quando lhe fôr possivel, continuando a sustentar quanto esteja ao seu alcance, a Carta Constitucional da Monarchia, com a qual está intimamente ligada a existencia do Throno de SUA MAGESTADE.

O Sr. C. DE THOMAR — Peço a palavra para antes da ordem do dia.

O Sr. Secretario PIMENTEL FREIRE — Por parte da Mesa, tenho um Relatorio a apresentar á Camara, no qual se comprehendem differentes Propostas e objectos relativos á administração interna desta Casa (Tendo lido o Relatorio). Estou authorisado pela Mesa para pedir á Camara, que mande estes papeis aquella Commissão, que julgar mais propria, a fim de os examinar, e resolver sobre elles o que fôr mais conveniente. Talvez que a Commissão de Fazenda seja a mais propria.... (O Sr. V. de Laborim — Peço a palavra para....) Peço licença ao D. Par para continuar.

Devo informar a Camara, de que a Mesa não se tem descuidado de fazer activar os trabalhos para poder apresentar as contas dos ultimos dous annos, relativas á sua gerencia como Commissão Administrativa, porque teve de verificar as entradas, que fazem a sua receita, e combinar as differentes especies de dinheiro recebido, nas quaes todos sabem se tem alternativamente feito os pagamentos, combinação esta, que para apresentar um resultado exacto, como aquelle com que as mesmas contas hão de apresentar-se, demanda algum tempo; mas dentro em poucos dias espera a Mesa poder apresentar esses trabalhos (Apoiados).

O SR. V. DE LABORIM — Sr. Presidente, eu prestei toda a attenção á leitura da Proposta que acaba de ler-se, e parece-me que por ella se altera algum dos artigos do Regimento da Camara. (Apoiados.) Eu reconheço, Sr. Presidente, que a Mesa pelo art. 91, tem authoridade para empregar todos os meios ao seu alcance, a fim de que as Sessões da Camara sejam publicadas com brevidade: todavia, como na Proposta ha uma alteração ao disposto no §. 2.º do art. 77, do Regimento, eu sou por isso de opinião, que se nomeie uma Commissão especial, ou ad hoc, a qual examinando todos esses documentos que fazem parte da Proposta, dê depois o seu Parecer a respeito