O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

172 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Portanto, sr. presidente, desejaria, visto estar presente um dos srs. ministros, saber se o seu collega da fazenda poderá vir ainda hoje aqui, ou se não poderá comparecer, porque neste caso proporei que o negocio seja adiado, pois que não é assumpto que se possa discutir na ausencia do sr. ministro. Eu declaro que tenho uma questão previa a apresentar, questão que não é um artificio, mas do que depende o eu poder obter os esclarecimentos necessarios para dar o meu veto sobre o negocio. Espero que a camara approvará este meu pedido (apoiados).

O sr. Ministro do Reino (Bispo de Vizeu): - O meu collega da fazenda está na outra camara empenhado numa questão importante, principalmente para elle; não sei em que altura estará a discussão, entretanto eu mandei dizer-lhe que esta camara desejava a sua presença, e que no caso de não poder comparecer o fizesse constar.

O sr. Rebello da Silva: - V. exa. e a camara sabem perfeitamente que eu não censurei a falta da comparencia do sr. ministro, porem unicamente a ella alludi, por ser este um assumpto de tal ordem que não se póde discutir sem a presença de s. exa.

O sr. Montufar Barreiros: - Pedi a palavra para entrar na discussão do projecto, mas associo-me á opinião exposta pelo sr. Rebello da Silva, pois tambem não desejo tomar parte na discussão sem estar presente o sr. ministro da fazenda; e portanto peço a v. exa. que me reserve a palavra para essa occasião.

O sr. Braamcamp (sobre a ordem): - Mando para a mesa um parecer da commissão.

Leu-se na mesa e mandou se imprimir.

O sr. Presidente: - Em virtude do pedido feito pelo sr., Rebello Silva a camara aguarda a resposta do sr. ministro da fazenda.

(Pausa.)

(Entrou o sr. presidente do conselho.)

O sr. Ministro do Reino: - Segundo as noticias que acabo de receber da outra camara, o meu collega da fazenda está ali retido com uma discussão que é especialmente sua, e quasi, póde dizer-se, pessoal, que diz respeito a objecto da sua repartição, e por isso não pode vir agora aqui, nem marcar a hora em que o possa fazer, e a camara não pode estar a espera (apoiados).

Portanto parecia-me conveniente que V. Exa. e a camara permittissem que se encerrasse a sessão, ficando para amanhã a discussão do projecto.

O sr. Presidente: - Não ha outros trabalhos sobre a mesa e a discussão do projecto que foi dado para ordem do dia de hoje, fica adiada para a sessão de amanhã se estiver presente o Sr. Ministro da fazenda.

Está fechada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 2 de julho de 1869

Os exmos. srs.: Conde de Castro; Marquezes de Frealho, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Vallada; Condes, d'Avila, da Azinhaga, de Fonte Nova, de Fornos, da Louzã, do Rio Maior, de Thomar; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Benagazil, de Algés, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Monfurte, de Seabra, de Soares Franco, de Villa Maior; Barão de Villa Nova de Foscôa; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Costa Lobo, Rebello de Carvalho, Barreiros, Silva Ferrão, Larcher, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Preto Geraldes, Miguel Osorio, Menezes Pita, Fernandes Thomas, Ferrer.

Rectificações

Na sessão de 18 de junho, no fim da pagina 151, discurso do digno par o Ex.mo sr. conde de Thomar, faltam as seguintes palavras, que por lapso deixaram de ser incluidas, quando aliás são essenciaes para arredondar o ultimo paragrapho das observações ultimas que S. Exa. fez no dia indicado. A conclusão pois deve ler-se do seguinte modo: "Agora o que eu pedia a V. Exa. é que pozesse desde já á votação o adiamento".

E na sessão de 28 de junho corrente, a pag. 165, col. 2.ª, onde se lê: "O sr. Presidente: - Eu consulto a camara. Os dignos pares que são de parecer que a minha qualidade de presidente me inhibe de ser membro da commissão, tenham a bondade de o manifestar deve ler-se: - Eu consulto a camara. Os dignos pares que são de parecer que a minha qualidade de presidente me não inhibe de ser membro da commissão, tenham a bondade de o manifestar".

Foi approvado.