O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1148

tinha de certo em vista atacar 03 actos da presidencia, mas que unicamente apresentára aquella idéa para reforçar os seus argumentos; s. ex.ª mesmo é que o disse, porque declarou que não podia duvidar da integridade com que eu dirigia os trabalhos da camara. Ora, foi em vista d'isto que eu desejava explicar ao digno par a rasão dos actos praticados pela presidencia.

O sr. Marquez de Niza: — Essa parte ouvi eu.

O Orador: — Então não continuo. Mas V. ex.ª sabe perfeitamente que eu não tive parte n'este facto que não fosse nas melhores intenções, e espero que assim se acredite (apoiados).

Emquanto a pedidos ou a favores, eu não fallei n'elles, disse unicamente que o sr. marquez de Fronteira tinha ido á mesa, e manifestara certo descontentamento por não ter começado pela interpellação; e tendo em seguida entrado o sr. ministro da justiça, e parecendo-me observar que a camara se achava inclinada a tratar primeiro da interpellação, por isso comecei por ella.

O sr. Marquez de Fronteira: — Eu não pedi a V. ex.ª que alterasse a ordem do dia.

O Orador: — Eu não disse que o digno par tinha pedido que fosse alterada a ordem do dia; a camara toda é que manifestou desejos de que se começasse pela interpellação, e a prova d'isso está em que ninguem reclamou (apoiados).

O sr. Marquez de Niza: — Sr. presidente, eu disse da primeira vez que fallei, que não queria por fórma alguma acreditar que da parte do sr. presidente, o sr. conde de Castro, houvesse a mais leve intenção na alteração dos objectos que estavam dados para ordem do dia. Mas deixemo-nos de comprimentos parlamentares; o digno par sabe perfeitamente que eu tenho toda a consideração por s. ex.ª Ora o que eu disse foi—que esperava da alta imparcialidade de s. ex.ª, que a alteração da ordem do dia fosse proposta á camara. O digno par trouxe para exemplo o que se tinha passado na sessão antecedente, e eu sinto de ter de combater a s. ex.ª com os seus proprios argumentos.

Por isso mesmo que na sessão de hontem se tratou em toda a sua plenitude aquelle projecto que dizia respeito ao ministerio da guerra, e que tinha sido dado para a primeira parte da ordem do dia, e que só depois de votado é que se passou á interpellação; por isso que se deu este caso, repito, é que eu devia esperar, assim como todos os dignos pares, que, tendo-se dado para a primeira parte da ordem do dia de hoje um projecto que podia ter discussão, se não entraria tão cedo na segunda parte da ordem do dia, e sem que a primeira parte se cumprisse.

Agora diz o digno par: «Fez-se a alteração na ordem do dia e ninguem reclamou contra ella.» Pois reclamassem que eu teria apoiado se cá estivesse. Se se tem feito algumas vezes estas alterações na ordem do dia, e se se não tem reclamado, a culpa não é minha; o que me parece é que por ter havido uma omissão ou erro n'uma occasião qualquer, sem se ter reclamado, não se segue que se não deva agora reclamar: por este facto não prescreve o direito de qualquer digno par reclamar contra os erros ou omissões por parte da mesa.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — Emquanto aos factos que precederam a alteração da ordem do dia, elles foram com toda a exactidão relatados pelo sr. presidente, o sr. conde de Castro; ha no entanto uma parte que me parece muito essencial para illucidar o debate.

Quando o sr. marquez de Fronteira foi á mesa, dirigiu-se unicamente a mim (o sr. Marquez de Fronteira: — Apoiado) e perguntou-me qual era o objecto da ordem do dia. Respondi a s. ex.ª que a primeira parte da ordem do dia era a discussão do projecto a respeito da contribuição predial, e a segunda parte era a continuação da interpellação ácerca do escrivão da camara ecclesiastica de Coimbra. Ora, o sr. marquez de Fronteira pareceu-me que ficára surprehendido por se ter dado para a primeira parte da ordem do dia um projecto que naturalmente havia de ter grande discussão, e até me disse — admiro-me que se não trate já da interpellação porque o sr. ministro da justiça deve estar um pouco impaciente por se livrar da responsabilidade que sobre elle está pezando. O digno par não me disse mais nada nem tão pouco vi que o dissesse ao outro sr. secretario. D'ahi a pouco entrou o sr. ministro da justiça e dirigiu-se ao sr. presidente, o sr. conde de Castro, e não sei que mais se passou com s. ex.ª; o que sei é que depois foi alterada a ordem do dia.

O sr. S. J. de Carvalho: —.......................

O sr. Presidente ão Conselho (Duque de Loulé): — Pedi a palavra simplesmente para declarar ao digno par e á camara que estou habilitado para responder á interpellação.

O sr. S. J. de Carvalho: — Peço que se marque o dia para ella ter logar.

O sr. Presidente: — A hora já deu, e a inscripção acha-se extincta; por consequencia a primeira sessão terá logar na sexta feira 1 de abril, e a ordem do dia serão os pareceres n.ºs 342, sobre o projecto de lei n.º 349, e 345 da commissão de inquerito ácerca das occorrencias que tiveram logar por occasião das eleições camarárias de Villa Real.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 30 de março de 1864

Ex.mos srs.: Conde de Castro; Cardeal Patriarcha; Duques, de Loulé, de Palmella (Antonio); Marquezes, de Fronteira, de Niza, do Pombal, da Ribeira, de Sá da Bandeira, de Vallada, de Sabugosa; Condes, das Alcaçovas, de Alva, dos Arcos, d'Avila, de Avilez, de Azinhaga, da Louzã, de Mello, de Mesquitella, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rezende, do Rio Maior, do Sobral, da Taipa, de Thomar; Bispos, de Lamego, de Vizeu; Viscondes, de Benagazil, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Ovar, da Vargem da Ordem, de Soares Franco; Barões, de S. Pedro, de Foscoa; Mello e Carvalho, Moraes Carvalho, Mello e Saldanha, Augusto Xavier da Silva, Pereira Coutinho, Teixeira de Queiroz, Caula Leitão, Custodio Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Margiochi, Pessanha, João da Costa Carvalho, João da Silva Carvalho, Aguiar, Soure, Pestana, Braamcamp, Silva Cabral, Pinto Basto, Passos, Reis e Vasconcellos, Izidoro Guedes, José Lourenço da Luz, Baldy, Eugenio de Almeida, Rebello da Silva, Luiz de Castro Guimarães, Vellez Caldeira, Pessanha, Miguel Osorio, Miguel do Canto, Menezes Pita, Sebastião José de Carvalho e Ferrer.