O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 2665

na rua Áurea n.' 252, até ao dia 12 do corrente, das dez horas da nianhíí as duas da tarde.

Lisboa 6 de novembro de 1862. = Q presidente, José António dodngms. _

SASTA CASA BA MISERICÓRDIA BE LISBOA

A mesa da santa casa da misericórdia d'esta coité manda anuunciar que na Bua thesourana continua a venda dos restantes bilhetes da segunda extracção da lotena do presente trimestre. r

Cnntadon^da ra.sencovdia de Lisboa, 5 de novembro de lòbl.==0 offijial maior graduado, Henrique Gregário Maia.

ASYLO DE MENDICIDADE

N'este estabelecimento se recebeu no dia l do corrente a quantia de 400000 réis, com que Sua Magestade Irnpe-nal^a «enhora duqueza de Biagança, suffragando a alma de bua Alteza Impei lal o Príncipe Maximihano, duque de Leuchtenbe:g, seu augusto e saudoso irm^o, nesse dia aa-niversario do seu óbito, se dignou vir em auxilio d'e=;te asylo de mendicidade.

Asylo de mendicidade, 6 de novembro de 1862.

PROCUR VDOMA REGIA DA RELAÇÃO DE LISBOA Pela procuradoria reg,a d i relação de Lisboa se annun-cia achar-se a con ui^o o fornecimento de 250 arrobas de palha de certe u p.v,,-. as eL,serg«?s dos pregos das cadeias civis, segundo AS Londiçoe-* qi'e se acham patentes ua secretaria da rne-ma procuradona rcgj^, onde poderão ser exr.imnadas todo* c, dia-, d.i* nove horas da manhS, ás ires da tarde.

As p^so.13 qup se propozerem a fazer esto fornecimento, d^vetao ejMFi- a esta secretazia, até o dia 15 do corrente, as sua- propostas em carta fechada, contendo o seu nome e rnoradr-, e o menor preço porque se obriga a fase-lo. Sjcreti. a da procuradoria regia na relação de Lisboa, 5 de uovvmbro de 1802. = O secretario, Annibal A. Martins. __,^^-._

COKSEL!K> PE ADMUVÍSTOAÇÃO DE MARBV5IA

Ko dia 7 do corrente, pelo meio dia, ha de o concelho de adraim:tir.c:.o dó marinha, na saía das

100 kil-cri animas de nrç-uaivz

^ _ o o

000 dií< s de óleo de linhaça 100 ditos de pós de sapatos.

Cor e lho 'lê rjirnioi^tuiçlo de marinha, 5 de novembro de 1832. = O secretario, Jl^cc-Uno Gomes ch Almeida.

CAMARÁ l>(.)S_m«VNTOS PAFxES

EXTI14Í.TO DA SF.-jsILO DE 6 DE KOVEJIDRO DE 1S62 TICE-PBESIDEÍtTE

Pelss duas borr.= da tarde, achando-se presentes alguns dignos pai es, SULMU á cadeira o ex.ao sr. rice-presidente conde de Laborim, que, tendo tomando à presidência, convidou para occuparem os Jogares de secretários

Os è-s..KSÍ si1.. Maigiochi

Vellez Caldeira.

Fe'í,?, a chaniíida, o sr secretario Marg>ochi leu o se-

SUinte DECRETO

Usando da faculdade que nie concede o artigo 74." § 4.° da carta constitucional da monarchia, depois de ouvido o conselho d'estado, nos terujoa do aitigo 110.° da mesma carta: hei por bem adiar as coités geraes da nação poríu-guezfl até ao dia 2 de janeiro de 1863.

O presidente da camará dos digros pares do reino assim o tenha entendido para os eífeitos necessários.

Paço da Ajuda, em õ de novembio de 1862.= REI. = Ansdmo José Braamcamp.

O sr. Presidenta • — Em virtude d'esíe decreto, estão findos os trabalhos d'este du, e a camará adiada para o dia 2 de janeiro próximo futuro

Eram duas horas e UM yitarto.

CAMAliA DOS SEMIORES DEPUTADOS

SESSÃO DE C DE XOVEIIBKO DE 1S52 rr.F3inS.NCIA DO SB CVPHIV^O JCSTIMD DA COSTA (DECA^o)

í José Ancusto da Gama Secretários 03 srs /AníOG]1^de Menezes Toste

Chamai — Presentes 60 srs. deputados.

Al&rtuia—À. uma hora e ura quarto.

Acta__Ai'prova-5e a da ultima sessão extraordinária e

a de hontera

O sr. 8'Mt'Aifia L' r

Ne=ae intuito lembro a v. es.6 a conveniência de ser nomeada ^eb mesa uma grande commissao da camará, para empregar todos os meios para se reahsar o nobre Warnenío do nosso colíega (mwt-,s apoiados), _

O sr. PresiJent,,. — A camará approvou unanimemente

a proposta do sr. Casal Ribeiro, e por isso vou nomear a commissão que a deve levar á execução.

A commisbao será composta, alem da mesa, dos srs. • Anselmo José Braamcamp Gaspar Pereira da Silva Joaquim Thornás Lobo d'Aviia José da Silva Mendes Leal Júnior José Maria do Casal Ribeiro António Maria de Fontes Pereira de Mello António de Serpa Piroentel Cláudio José Nunes

Jacinto Augusto de SanfAnna e Vaseoucellos Augusto Xavier da Silva Joaquim Ribeiro de Fana Guimarães João Pedro de Almeida Pessanba Cesario Augusto de Azevedo Pereira José Maria Rojão Joaquim Mendes Neuíel Feinando de Magalhães Villas Boas Barão do Rio Zezere Plácido António da Cunha e Abreu Joaqami Jo&é Rodrigues Camará Thiago Augusto Velloso de Horta D. Jocó de llenezQi Alai cão José Guedes de Carvalho e Menezes Jo^-é Joaqinrn Alves, Chaves António Lu.z de Seabra.

CORRESPONDÊNCIA

Um offiuio do mimssterjo do remo, acompanhando o ss-gumte

0 DECRETO

Usando da faculdade que me ccnoede o artigo 74.°, § 4.°, da carta constitucional da monarchia, depois de ter ouvido o conselho d'estade. nos lermos do art«go 110.° da me-ua carta, hei por beui adiar as cortas geraeu da n?CÃO toitugueza até ao dia 2 de janeuo de 1863.

O presidente da caujv.r. dos senhores deputados da na-cto portuguesa aseiai M tenha entendido paia os efíeitos neees-ario-. Paço da Ajuda, em 5 de novemb-o de 1862. = REI. = Anselino José Braamcamp.

O si. PresiJtnttí:—Em vutude d'este decieío, fica acamara adiada paia o chá 2 de janeiro.

Está levantada a sessão

Ei a hora e lueici chi tarde.

2665

demorado em diferentes fregueziad a fazer autos de investigações sobre os tumultos que n'eíias occorreram, entrou peio lado sul na manhã do dia 19 »

Na cidade da Horta havia perto de um mez que os tremores de terra se succedurn com pequenos mtervallos. lato trazia 03 seua habitante* muito assustados, e já se tinha ido procurar junto aoa altares a coragem que a fé sabe imprimir aoj christãos. Muitas piociesoes de pernít-acia &e haviam feito, seudo uma d'ellas soíewnís3«ma. Eata foi a que levou a imagem do Senhor Sauto Chi-isto da igreja parochial da j Pi aia do Almosanfc para a igrtja de S.'Francisco, sendo | acompanhada pelo governador csvi! e seu secretano geral; conamandante da sub divisão militar; commandaate de caçadores n 6 9, com toda a força disponível do seu batalhão; camará municipal, e mais empregados administrativos, ju-diciaes e de fazenda; a phílarraouica dos autistas, e um numeroso concurso de senhoras e de todas as prmcipaes pessoas da cidade.

Algumas 'grejas, como a de S. Francisco, coaservavam-ce abeitas de dia e de noite, sempre cheias de muita gente, que inipetiava da misericórdia divma termo aos males que temia.

Felizmente, porém, as causas que determinavam estas justas suppl.cat, pareciam diminuir, pois que os periódicos "das ul ti .u as deitas diziam que iia semana finda cm 26 do passado o1? tremore-. tiuham sido quaai imperceptíveis; teado-se sentido apeupc; ara violento no dia 21 pelo rneio dia, e outro no dia 25 pejps dez hora, da manhã.

-----Mo Fayalense, de 5 de setembro, lê ae o seguinte:

«Desde l do correaíe ruez de setftnbio que esíá novamente aberta aescohi nocturna demsUucçãopi-iroana d'esta cidade, raoníada por uma sociedade philantropica, qae de^-sejosa do engrandecimento moral de seus concidadãos tem íianqueaio o thesouro das pruuri.í-s noções elementares áquelles a quem a escasaez de mc-ioi, ou alguma circum-btanciia peculiar de saa piodssao, ob&tn a que possam con-coner ás aulas, que clur?nte o d,a es^tera subsidiadas pelo govtruu.

«G aproveitamento cera sido i zooalieejdo e de vantagem j para truuLo-, que têem coaaeguiclo um começo de mstruc-cao que o futuio desenvolverá.»

Corvo — Piogiediam com iuuitiu a J i\ idade o a ir abai aos no porto da Calheta

Pico—E'u lá. Roque se faz-am os preparativos, iiecessa-no-j, diz o Atlântico^ pá.1 a ah ac pJojar ura destacamento militar.

an.po da Feira. O regimento 14 estava

CONTINENTE

Lisboa — Sv a Alteza Real o Príncipe Humberto saiu hoje cie Lisboa, onde deixa saudosas recordações. Com Sua Altera partia a esquadia italiana que se achava nLeste porto, e que acompanhara, S^a Mage-tdde a Rainha

- Todas as folhas das províncias que hoje recebemos se lamentam da jr.rnde peida que o paia acaba de experimentar na morte do sr. Jo-e E°íevào Coelho de Magalhães.

Vizeu — No Viiinto se lê o seguinte-

«No dia 31 de outubro, anuiversano natalício de El-Rei, touve u'esía cidade o^ í et. tejus do costume, Te-Dvum} e pa-lada de tarde no em grande forca e com muito aceio.»

Mangualde — A feira que se faz u'esta vilía, e que se denomina = dos Santos = diz o Viriato, e que é, sem contra-diccao, o maior mercado mensal que se faz no paiz, esteve muito concorrida, fazendo se importantes transacções.

Os fabricantes da Covilhã, Gouveia e mais terias da serra da Estrella venderam quasi tudo', e para Lisboa comprou-se muito gado bovino.

Braga — Em data de l do con ente diz o correspondente, n'esía cidade, do Cvmmeicio do Porto o seguinte:

(íHoníern (31), pelas onze horas da manhã, teve logar na sé cathedral o solemne Tt Deum} a que concorreu tudo quanto aqui ha de distíncto.

«No fim do Ttí-Deum diugiu-se a. es a o sr. general Ferreira de Passos, ajudantes e secretários, com a respectiva commissão, para o campo de S. Sebastião, e no edificio ou no hospício que os orphaoa de S. Caetano ali têetn, e que para este fim foi arrendado, se fez a inauguração da abertura do asylo dB D. Pedro V para a infância desvalida.»

- Houve sexta feira, na casa das Carvalheiras, diz também o Commercio de Braga, a reunião dos subscriptores do asylo de D. Pedi o V. Presidiu o sr. general Passos. S. es.a fez no principio uma breve allocução, que terminou suffo-cado pelas lagrimas que lhe affluiram espontâneas, quando disse : que o novo estabelecimento de caridade era para com-roemorar o nunca esquecido reinado do Senhor D. Pedro V.

Em seguida fez o sr Castilho a leitura dos estatutos. Passou se depois, por escrutínio secreto, á eleição da direcção, ficando presidente o ex.mo sr. arcebispo primaz.

ILHAS

fayal — Recebemos folhas da cidade da Horta deede 21 de setembro até 26 de outubro ultimo.

A esta cidade já haviam chegado noticias de se ter em Lisboa celebrado 'o regi o consorcio, mas ainda_não vmhapu-bhcado o edital do governo civil determinando os dias em que se deviam effectu&r os festejos por tão fausto motivo.

Estava completamente restabelecido o socego em toda a ilha. Igualmente remava tranquilidade nas ilhas do Corvo e Flores. Os arrolamentos proseguiam sem a menor oppo-

sicào. 'No Fayalense, de 25 do passado, lê-se a este respeito o

seguinte:

Recebemos folhas de Madnd de 3 do corrente, de Paris de l e de Bruxellas de 31 do passado.

A Agência Continental enviy os t

TELEGP.AMMAS

Paris, 3 de novembro — O cavalheiro N.gra, ministio de Itália, desmente a noticia do pei indico denominado a Franca, acerca de ter sido revogada a circular do mínimo D usando.

Londres, 3 — O governo austríaco declarou que não intentará- nenhum acto de mterveuc-io uos assumptos da Grécia, se as outias potências continuaieoi a respeitar o principio de neutralidade.

Berlm, 2 (á noite) — Confiima se que a viagem do sr. Bis-mark a Paris tem por fim especial, alem de apresentar as suas cartas de despedida ao imperador, submetter ao exame de sua magestade imperial certos projectos, para cuja realisação é absolutamente necessano um accordo com os gabinetes de S. Peíersburgo e Paris. Em caso de se adoptarem os ditos projectos, renunciar se-ía ao golpe d'estado que se receia, e o governo teria um argumento mui oppor-tuno para provar a urgente necessidade da reorganisação militar, que a camará popular rejeitou.

Turim, 3 — O rei Victor Manoel dispõe-se a fazer uma viagem á Loiabardia.

Receberam-se de Spezsía noticias maia favoráveis acerca da saúde de G&nbaldi.

Triesie, 3 — Oa penodicos de Athenas deram % sua inteira adhesao ao governo provisório.

----Telegrammas enviados pela Agencia Havas:

Turim, 2 de. novembro (á noite)—Garibaldi continua a melhorar.

Berlm, 2 — O ministro, ar. Bismark, regressou a BerlÍB.

Paris, 5—-O ministro italiano JSfigra dirigiu uma nota a diversos periódicos, desmentido a noticia, dada pela França, de que o gabinete de Turim manifestara ao sr. Drouyn de Lbuys o seu sentimento pelo despacho dirigido ao governo francez pelo general Durando.

----Telegraiumas publicados pela Correspondência de

Espana:

Copenhague, l d& novembro — Julga-se próxima uma modificação do ministério dinamarqaez.

Tunm, l — A Discusione, em um artigo sobre a questão grega, diz que se esta se regular por u tu convénio diplomático, a Itália deve tomar parta n'elle conforme o tratado de Paris; que, se houver coutucío, a Itália deve estar ao iado da Franca; e que se a Grécia escolher para o íhrono um filho deVictor Manuel, a Itália consultará os seus interesses e os da Grécia, pesando as condições da po-luioa geral da Europa.

Bilbau, 2 — Abateu a ponte situada entre Alegria e To-losa, na estrada do norte. A correspondência publica chegou a esta cidade, porém molhada.

HESPANHÁ

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×