O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

178 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

intuito pelos exemplos que nos diversos paizes e em differentes epochas se notam nas perturbações que tem havido para tal fim.

Portanto, sr. presidente, declaro que confio sobretudo no bom senso do povo do nosso paiz; confio nos grandes interesses que estão ligados á actual ordem de cousas; confio na illustração e no apoio do parlamento, na acção dos tribunaes, na força publica, e em todos os elementos moraes que são a salvaguarda das liberdades.

E tambem confio no exercito, ainda que a força publica não serve senão para as grandes extremidades; a força publica não é mais do que o braço da lei, que faz com que todos os que são recalcitrantes lhe obedeçam. Todos os elementos moraes que mencionei reputo-os bastante fortes para poderem garantir a ordem e a liberdade.

Creio que o digno par póde estar satisfeito emquanto ao empenho que o governo tem de manter os principios que nos regem, e do proposito deliberado em que está de empregar todos os meios constitucionaes e legaes, para que nem a ordem seja perturbada, nem a liberdade deixe de ser sustentada.

O governo até agora tem-se conservado dentro da limites estrictamente legaes e constitucionaes; espero que o continuará a fazer, pois confio bastante no amor que o povo portuguez tem ás instituições que nos regem, e sobretudo confio no bom senso de que tem dado tantas provas, a ponto de que não receio que sejam atacadas as nossas instituições, a ordem e a liberdade.

(O orador não reviu as suas notas.)

O sr. Presidente: - A camara concordará em que, nos poucos dias que temos de sessão, é conveniente reunir-se todos os dias para alguma necessidade de serviço que possa dar-se (apoiados).

Portanto, convido os dignos pares a reunir-se amanhã, sendo a ordem do dia a mesma de hoje, isto é, apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e, meia, da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes aã sessão de 2 de abril de 1873

Exmos. srs.: Marquez d'Avila e de Bolama; Conde de Castro; Duque de Loulé; MarqueZes, de Fronteira, de Vallada, de Sabugosa; Arcebispo de Goa; Condes, de Cabral, de Linhares; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Portocarrero, da Praia Grande, da Silva Carvalho, de Villa Maior, de Chancelleiros; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Fontes Pereira de Mello, Costa Lobo, Xavier da Silva, Eugenio de Almeida, Custodio Rebello de Carvalho, Barreiros, Larcher, Pessanha, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Franzini, Menezes Pita, Ferrer, Serpa Pimentel, Vaz Preto.