O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

198 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

tos se verá de que lado está a verdade, de que parte está a calumnia.

Aproveito a presença do sr. ministro da guerra, cavalheiro que muito prezo, e que ainda ha pouco, por attenção pessoal, se dignou responder a umas insignificantes palavras que proferi e que s. exa. julgava não merecerem honras de discussão, para rogar a s. exa. que faça com que o sr. ministro da justiça traga este negocio á téla da discussão parlamentar. S. exa. será melhor portador das minhas expressões do que tem sido o sr. ministro da fazenda. Rogo-lhe pois toda a benevolencia a fim de se interessar por este meu pedido.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: — Sr. presidente, eu sinto não ser o ministro competente para poder responder ao digno par sobre este objecto, porque neste caso daria desde já a resposta; mas o digno par e a camara comprehendem de certo que em assumptos que são estranhos á minha pasta, e sobretudo objectos de que eu não estou conhecedor, não posso dar explicações que satisfaçam.

Estou persuadido de o digno par não póde ter o pensamento de que algum dos ministros possa ter a intenção de desconsiderar o parlamento. Fique portanto o digno par na certeza de que eu hei de ser o interprete dos desejos de s. exa. junto do meu collega da justiça, e posso quasi dar-lhe a certeza de que, apesar do curto espaço que vae d’aqui ao fim da sessão, hão de ser dadas a s. exa. todas as explicações que deseja.

O sr. Miguel Osorio: — Eu agradeço ao sr. ministro da guerra, e cumpre-me declarar a s. exa. que eu não desejo interpretar o silencio do governo a este respeito desta ou d’aquella maneira, apenas o estranhei; agora porém tenho quasi a certeza de que este negocio ha de ser esclarecido antes de se encerrar a sessão, visto que s. exa. a isso se comprometteu.

O sr. Presidente: — Não ha mais projectos nas circumstancias da serem discutidos, e como ainda não deu a hora convido os dignos pares a irem trabalhar nas commissões.

A ordem do dia para ámanhã é apresentação de pareceres, porque o n.° 65, em vista do regimento, só póde entrar em discussão na proxima quarta feira.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: — O parecer n.° 65. .. Peço a v. exa. que o de para ordem do dia de ámanhã.

O sr. Miguel Osorio: — Peço a palavra.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: — É para contestar?

O sr. Miguel Osorio: — Certamente.

O sr. Presidente: — O sr. ministro requer a dispensa do regimento para entrar ámanhã em discussão o parecer n.° 66?

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: — Não, senhor; desde o momento em que alguem se levantasse para contestar o meu requerimento, eu retirava-o, como retiro.

O sr. Miguel Osorio: — Então tambem eu cedo da palavra.

O sr. Visconde de Chancelleiros: — Eu pergunto a v. exa. se o sr. ministro da justiça já declarou que se achava habilitado a responder á interpellação do sr. conde do Casal Ribeiro ácerca da divisão comarca, e muito principalmente a respeito da comarca de Alemquer.

O sr. conde do Casal Ribeiro acha-se agora infelizmente afastado do parlamento, que está proximo a encerrar-se, e eu desejava tomar parte nessa interpellação ainda durante esta sessão.

O sr. Presidente: — Ainda não ha communicação alguma do sr. ministro a esse respeito.

Eu já dei ordem do dia para ámanhã, que é a apresentação de pareceres de commissões, e para quarta feira seguinte a discussão do projecto n.° 66, e por consequencia está levantada a sessão.

Eram quasi quatro horas.

Dignos pares presentes á sessão de 29 de março de 1875

Exmos. srs.: Marquez d’Avila e de Bolama; Cardeal Patriarcha; Duques, de Loulé, de Palmella; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa, de Sousa Holstein, de Vallada; Condes, de Cabral, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Linhares, da Louzã, de Mesquitella, de Podentes, da Ribeira Grande, de Rio Maior; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Chancelleiros, de Fonte Arcada, dos Olivaes, de Ovar, de Portocarrero, de Porto Covo da Bandeira, da Praia Grande, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Barões, de S. Pedro, do Rio Zezere; Ornellas de Vasconcellos, Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Correia Caldeira, Gamboa e Liz, Barros e Sá, Mello e Saldanha, Fontes Pereira de Mello, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Xavier da Silva, Xavier Palmeirim, Carlos Bento, Custodio Rebello, Sequeira Pinto, Larcher, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Lobo d’Avila, Pinto Bastos, Ferreira Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Vaz Preto, Franzini, Miguel Osorio, Menezes Pita.