SESSÃO N.° 32 DE 15 DE ABRIL DE 1896 421
Illmo. e exmo. sr. - O marquez da Praia e de Monforte, Duarte, para mostrar onde lhe convier, precisa que v. exa. lhe certifique quaes os predios que, nas matrizes prediaes d’este concelho, estão descriptos em seu nome, com as suas designações, confrontações, locaes onde situados e seu rendimento collectavel, pelo que — P. a v. exa. se digne deferir-lhe. — E. R. M.cê
Loures, 26 de agosto de 1895. = Marquez da Praia e de Monforte, Duarte.
Sebastião Pereira da Cunha Sotto Maior, escrivão de fazenda do concelho de Loures, etc.
Certifico que, revendo as matrizes prediaes deste concelho, encontrei descriptos na matriz predial da freguezia de Loures, em nome do requerente marquez da Praia e de Monforte, Duarte, os predios seguintes:
Uma propriedade denominada «quinta do Infantado», que confronta ao norte com propriedades de José Luiz Pereira Crespo e Antonio Duarte de Lemos, ao nascente com propriedades de Eduardo Pereira Caldas de Mendia, ao poente com a quinta do Regedor e propriedades do duque de Lafões, e sul com a estrada que vae para Torres Vedras e propriedades de Francisco Thomás da Costa, e se compõe de oito moradas de casas de habitação, adega, celleiro, palheiro, cavallariça, abegoaria, vinha, olival, terras de semeadura e pastagens, sobreiros e mato, no sido do Infantado, com o rendimento collectavel de réis 2:709$870, e inscripta no artigo 3:925.
Uma propriedade denominada «Ninho da Cegonhas» que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte com terra de Fortunato Diniz, ao poente com a estrada real que vae para Torres Vedras, e ao nascente e sul com a serventia do Infantado, e se compõe de terra de semeadura e horta, no sitio do Ninho da Cegonha, inscripta no artigo 3:926, com o rendimento collectavel de 32$357 réis.
Uma propriedade denominada «Olival de Santa Maria», que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte com terras do duque de Lafões, ao nascente com terra de José Pedro, ao poente com terra de Fortunato Diniz e sul com a calçadinha do Regedor, e se compõe de terra de semeadura com oliveiras, no sitio do Olival de Santa Maria, inscripta no artigo 3:927, com o rendimento collectavel de 2$740 réis.
Uma propriedade denominada «o Sellão», que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte com a calçadinha do Regedor, ao nascente com propriedade de Antonio José Victorino, ao poente com a estrada real que vae para Torres Vedras e sul com terra do casal do Peixeiro, £ se compõe de terra de semeadura, no sitio do Olival de Santa Maria, inscripta no artigo 3:928, com o rendimento collectavel de 4$948 réis.
Uma propriedade que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte com o rio de Loures, ao poente e sul com propriedade de Teixeira Marques, e nascente com propriedade de Jorge Dourado Mariz Sarmento, e se compõe de terra de semeadura, no sitio da Lage, inscripta no artigo 3:929, com o rendimento collectavel de 5$462 réis.
Uma pequena courella de terra, que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte, poente e sul com propriedade de Jorge Dourado Mariz Sarmento, e ao nascente com propriedade de José Henriques Nabo, e se compõe de terra de semeadura, no sitio da Lage, inscripta no artigo 3:930, com o rendimento collectavel de 1$000 réis.
Uma propriedade denominada a Lage, que faz parte da quinta do Infantado e confronta ao norte com propriedade ao duque de Lafões, ao nascente com propriedade de João da Silva Ligeiro, ao poente com a estrada do Pinhal e ao sul com propriedade de Eduardo Pereira Caldas de Mendia e se compõe de terra de semeadura e horta, no sitio da Lage, inscripta no artigo 3:931, com o rendimento collectavel de 8$788 réis.
Um pinhal denominado pinhal do Regedor, que faz parte da quinta do Infantado, e confronta ao norte, nascente e poente com propriedade dos herdeiros de Joaquim José Victorino e ao sul com propriedade do duque de Lafões, e se compõe de pinhal novo no sitio dos quintaes de Loures, inscripto no artigo 3:932, com o rendimento collectavel de 5$000 réis.
Uma pequena courella de terra denominada Carapuça, que faz parte da quinta do Infantado, confronta ao norte, nascente e poente com propriedade de D. Maria Amélia Coutinho de Miranda e ao sul com propriedade de Fortunato Diniz e se compõe de terra de semeadura, no sitio dos quintaes de Loures, inscripta no artigo 3:933, com o rendimento collectavel de 2$000 réis.
Uma propriedade denominada Casal da Ronca, confronta ao norte com propriedades de Bernardino José e de herdeiros de Manuel Francisco Saiote, ao nascente, poente e sul com propriedades de Eduardo Pereira Caldas de Mendia e se compõe de casas terreas de habitação, moinho de vento, terra de semeadura e officinas de lavoura, no sitio da Ronca, inscripta no artigo 3:934,. com o rendimento collectavel de 185$100 réis.
Uma courella de terra denominada Courella das Picueiras, que faz parte do casal da Ronca, e confronta- ao norte e poente com terras da quinta da Pipa, ao nascente e sul com propriedades de Eduardo Pereira Caldas de Mendia, e se compõe de terra de semeadura, no sitio do Caldeira, inscripta no artigo 3:935, com o rendimento collectavel de 4$000 réis.
Uma courella de terra denominada Truvisqueira, que faz parte do Casal da Ronca, e confronta ao norte com propriedade dos herdeiros de Manuel Francisco Saiote, ao nascente e sul com o rio do Peixeiro, e ao poente com terra do Casal do Peixeiro, e se compõe de terra de pastagem, no sitio da Truvisqueira, inscripta no artigo 3:936, com o rendimento collectavel de 4$000 réis.
Uma courella de terra denominada Courella do Peixeiro, que faz parte do Casal da Ronca, e confronta ao norte e poente com o Casal do Peixeiro, ao nascente com a quinta do Peixeiro e ao sul com terra de José Vicente de Almeida e se compõe de terra de pastagem, no sitio do Peixeiro, inscripta no artigo 3:937, com o rendimento collectavel de 9$000 réis.
Uma propriedade denominada a Pena, que faz parte do Casal da Ronca, e confronta ao norte com o caminho do Peixeiro, ao nascente com propriedade de José Alves, ao poente com terra de José Vicente de Almeida, e ao sul com a quinta do convento de S. José, e se compõe de terra de semeadura, no sitio da Mealhada, inscripta no artigo 3:938, com o rendimento collectavel de 20$358 réis.
Uma courella de terra de semeadura, que faz parte do Casal da Ronca, e confronta ao norte com a estrada do convento de S. José, ao poente e sul com terras do Casal do Peixeiro e ao nascente com terra de José Alves Poiões e se compõe de terra de semeadura, no sitio da Azeda, inscripta no artigo 3:939, com o rendimento collectavel de 3$225 réis.
Duas moradas de casas de habitação com um quintal que fazem parte do Casal da Ronca, e confrontam ao norte com propriedade dos herdeiros de Rufino Moreira de Campos, ao nascente com a estrada real, ao poente com propriedade de José Francisco Leite, e ao sul com a serventia da terra das minas, e se compõem de casas, com lojas e primeiro andar, casas terreas e sotão e horta, no sitio da Mealhada, inscripta no artigo 3:940, com o rendimento collectavel de 28$000 réis.
Unia courella de terra, que faz parte do Casal da Ronca e confronta ao norte, nascente e poente, com terras do Casal do Peixeiro, e ao sul com propriedade de Julio