O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 935

935

SECRETARIA DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Synopse dos negocios submettidos á camara dos dignos pares, durante a sessão legislativa, finda em 27 de março de 1861 pela dissolução da camara dos srs. deputados

Projectos de lei vindos da camara dos srs. deputados, e que sendo n'esta discutidos e approvados subiram por ella á real sancção

N.° 114 Aggregando á capella de Nossa Senhora das Chans, sua na serra do mesmo nome, concelho de Vallongo, a caa que outrora serviu de alojamento ás praças do telegrapho visual.

» 115 Concedendo á camara municipal de Loulé parte do extincto convento de freiras da mesma villa.

» 116 Concedendo á irmandade de S. João Baptista, erecta no extincto convento da Penha de França em Lisboa, a igreja que foi do mesmo convento.

» 117 Concedendo á camara municipal de Santo Thyrso a galeria que faz parte do edificio do extincto mosteiro Benedictino da mesma villa.

» 118 Concedendo á camara municipal de Rio Maior o edificio do extincto convento dos Arrabidos.

» 119 Concedendo á camara municipal de Villa Franca a casa que antigamente serviu de ermida da invocação de Nossa Senhora das Necessidades.

» 120 Concedendo á ordem terceira de S. Francisco da cidade de Leiria a igreja do extincto convento de S. Francisco da mesma cidade.

» 122 Creando na universidade de Coimbra as cadeiras de geometria descriptiva, e de physica dos fluidos imponderáveis.

» 123 Approvando para ser ratificado pelo poder executivo o tratado de paz, amizade e commercio entre Portugal e o Japão.

» 124 Prorogando o praso para a troca e giro das moedas, e renovando o beneficio concedido aos particulares, bancos e associações para poderem amoedar oiro.

» 126 Auctorisando a despeza feita pelo ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça no anno economico de 1859-1860, excedente á que estava concedida na carta de lei de 15 de julho de 1857.

» 127 Approvando a despeza feita com os inventarios dos bens dos conventos de religiosas, das mitras, cabidos e fabricas das cathedraes, excedente á auctorisação concedida pela carta de lei de 20 de junho de 1857.

» 128 Creando na universidade de Coimbra uma cadeira de theologia pastoral.

» 130 Reformando a pauta geral das alfandegas.

» 132 Ampliando a auctorisação concedida á camara municipal de Lisboa para contrahir um novo emprestimo para a conclusão do matadouro publico de gado.

» 133 Sobre o modo porque devem ser pagos os vencimentos dos escripturarios dos escrivães de fazenda.

» 134 Sobre serem recebidas na alfandega de Elvas, para passarem á de Lisboa as mercadorias vindas de paizes estrangeiros, que se destinarem á exportação pelo porto de Lisboa.

» 135 Auctorisando o governo a contrahir um emprestimo, até á quantia de 200:000$000 réis para a reparação das ruinas causadas pelos temporaes nas obras e edificios do estado.

» 136 Creando um logar de juiz de paz nas freguezias de Alcantarilha, Pera e Algoz.

» 137 Prorogando os prasos concedidos pela lei de 4 de junho de 1859 aos devedores á fazenda nacional por fóros, censos, pensões, ou juros de capitães para poderem pagar as suas dividas.

» 140 Prorogando a praso para a apresentação doa diplomas dos empregados do estado, aos respectivos chefes para a cobrança dos direitos de mercê.

» 141 Approvando a despeza feita com a fiscalisação extraordinaria das alfandegas no Porto e nas provincias do Minho, Trás os Montes e Beira.

» 142 Concedendo a junta de parochia de N. S. do Ó do Paião um predio nacional em ruinas.

» 143 Abonando uma pensão annual de 21$900 réis a Elvira da Silva, filha de um soldado que pereceu no cerco do Porto.

» 144 Approvando a despeza feita pelo governo com os subsidies abonados aos operarios da fabrica de vi

Página 936

936

dros da Marinha Grande, durante a interrupção dos trabalhos.

N.° 145 Sobre o modo por que a camara municipal do Porto deve cobrar certas contribuições municipaes indirectas.

» 146 Sobre o modo de distribuir as derramas para as despezas dos districtos, e para a creação dos expostos, votadas pelas juntas geraes. » 149 Confirmando o contrato provisorio, celebrado com Luiz Burnay, para o estabelecimento de vapores de reboque no porto de Lisboa.

» 150 Fixando a contribuição predial respectiva ao anno civil de 1862, e a sua distribuição.

» 151 Fixando a contribuição pessoal respectiva ao anno civil de 1862, e sua distribuição.

» 157 Melhorando a reforma do marechal de campo barão da Portella.

» 158 Approvando o contrato celebrado com a companhia união mercantil para que os seus barcos a vapor toquem no porto do Funchal, e conduzam gratuitamente seis colonos em cada viagem para a Africa.

» 159 Reintegrando no posto de alferes de infanteria do exercito a Francisco José Gomes de Matos Brazil.

» 160 Auctorisando a camara municipal de Ponta Delgada a contrahir um emprestimo para o melhoramento da viação publica, e para o encanamento das aguas dos chafarizes.

» 163 Melhorando a reforma ao tenente graduado Bem-vindo Antonio Teixeira de Lemos.

» 164 Melhorando a reforma do brigadeiro graduado Alexandre da Costa Leite.

» 165 Approvando o contrato celebrado com Thomás White e Antonio José de Sousa Almada para a construcção de planos inclinados no porto de Lisboa. » 168 Auctorisando o governo a pôr á disposição de Sua Magestade El-Rei o sr. D. Fernando a quantia de 30:000$000 réis para enxoval do casamento de sua augusta filha a Serenissima Senhora Infanta D. Antonia; e bem assim a pôr á disposição da mesma Augusta Senhora a quantia de 90:000$000 réis para seu dote.

» 169 Comprehendendo na disposição do artigo 5.° da carta de lei de 14 de fevereiro ultimo, ácerca das mercadorias nacionaes, as nacionalisadas.

» 170 Concedendo por tempo de dez annos uma subvenção, até á quantia de 60$000 réis mensaes, á empreza ou companhia que estabelecer uma carreira mensal de navios de vela entre as ilhas do Faial e das Flores.

» 172 Auctorisando a camara municipal de Angra a contrahir um emprestimo para applicar o seu producto á conclusão da obra do paço municipal, lançando-se um tributo temporario para a amortisação.

» 173 Auctorisando o governo a despender annualmente a quantia de 600$000 réis com a restauração e conservação do monumento nacional da igreja de Santa Cruz de Coimbra.

» 180 Approvando a convenção litteraria e artistica entre Portugal e a Hespanha.

Projectos de lei vindos da camara dos srs. deputados, e que sendo n'esta alterados, lhe foram devolvidos

N.° 83 Auctorisando o governo a poder decretar a cobrança do imposto do sêllo por meio da estampilha.

» 100 Auctorisando o governo a permittir a remissão dos fóros, censos e pensões com os direitos dominicaes pertencentes aos conventos de religiosas, ás mitras, cabidos, collegiadas e seminarios.

» 131 Sobre poderem os cirurgiões formados nas escólas medico-cirurgicas de Lisboa e do Porto, e os bachareis em medicina pela universidade de Coimbra, concorrer a todas as cadeiras que constituem o curso completo d'aquellas escólas.

Projectos de lei vindos da camara dos srs. deputados, e que, pela dissolução da mesma, caducaram

N.° 56 Approvando o codigo de credito predial.

» 84 Sobre ser livre provisoriamente a industria e o commercio dos vinhos do Douro.

» 112 Contando como tempo de serviço effectivo aos aspirantes a officiaes e officiaes inferiores do exercito, que serviram a junta do Porto, e que por esse motivo tiveram baixa em 1847, alistando-se de novo até 4855 todo aquelle periodo de tempo.

» 138 Indemnisando os possuidores de coupons, que foram desencaminhados da junta do credito publico por um empregado da mesma junta.

» 147 Extinguindo os dízimos nas ilhas da Madeira e dos Açores, bem como outros impostos, sendo todos substituidos pelas contribuições predial, industrial e pessoal.

» 152 Admittindo livre de direitos por cinco annos na provincia de Angola as cavalgaduras, camellos e quaesquer vehiculos para o serviço de transporte.

» 156 Sobre o julgamento e punição dos crimes commettidos por escravos na provincia de Angola.

» 171 Confirmando os decretos pelos quaes foram abertos creditos extraordinarios para auxilio e despezas urgentes das provincias ultramarinas, e para occorrer aos apuros em que eventualmente se achou a povoação do Barreiro.

» 174 Concedendo á camara municipal do concelho de Alcobaça uma parte do edificio do extincto convento de S. Bernardo.

» 175 Concedendo ajudantes aos tabelliães ou escrivães que se impossibilitarem por falta de saude, ou por avançada idade.

N.° 176 Auctorisando a camara municipal de Amarante a levantar um emprestimo até 6:000$000 réis, para applicar o seu producto á reconstrucção e conservação da estrada de Amarante ao Porto.

» 178 Concedendo um terreno nacional á camara municipal de Monte-mór o Velho.

» 179 Auctorisando a camara municipal de Almada a levantar um emprestimo, para com o seu producto prover ao acrescentamento do caes de Cacilhas para o lado do nascente.

» 181 Sobre a interpretação e execução do § 2.° do artigo 11.° da lei de 30 de junho de 1860, relativa á transmissão de propriedade.

» 182 Sobre a taxa de sêllo que devem pagar os periodicos que houverem de ser sellados com o sêllo de verba.

Projectos de lei que tiveram origem n'esta camara, e que sendo na mesma discutidos e approvados foram remettidos á dos srs. deputados.

N.° 49 Concedendo certas vantagens aos officiaes do exercito e empregados civis com graduações militares, que forem julgados incapazes do serviço activo pela junta militar de saude. — Proposta do digno par visconde da Luz.

» 50 Concedendo vantagens aos músicos do exercito, que tiverem vinte annos de serviço effectivo, e forem julgados incapazes de serviço. — Proposta do digno par visconde da Luz.

» 125 Sobre serem apresentados em sessão publica ás camaras legislativas os tratados, concordatas e convenções celebrados pelo governo com qualquer potencia estrangeira. — Proposta da commissão de administração publica.

» 129 Reintegrando e mandando addir a veteranos os individuos que tiveram postos no exercito, e pediram as suas demissões logo que terminaram as campanhas da liberdade, ou ainda posteriormente, comtanto que provem ter recebido ferimento grave em combate. — Proposta do digno par visconde de Athoguia.

» 168 Dividindo em tres classes as administrações dos bairros de Lisboa e Porto, e dos concelhos do continente do reino e ilhas adjacentes. — Proposta da commissão de administração publica.

» 177 Abonando, pela tarifa de 1814 e outras subsequentes, o soldo dos officiaes do exercito, que passarem á inactividade temporaria, a fim de esperarem cabimento para a reforma. — Proposta da commissão de guerra.

Projectos de lei que tiveram origem n'esta camara e que tambem caducaram.

N.° 1 Regulando a inviolabilidade da segurança individual, contemplada no artigo 145.° § 8.° da carta constitucional. — Proposta do digno par Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

» 2 Creando em todas as comarcas judiciaes do reino conservatorios de registo predial. — Proposta do digno par Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

» 5 Passando ao exercito de Portugal os officiaes militares das provincias ultramarinas, que em serviço nas mesmas hajam obtido o posto de capitão, ou outro superior. — Proposta do digno par visconde de Sá.

» 8 Prohibindo temporariamente em todo o continente do reino, a cultura do arroz. — Proposta do digno par visconde da Granja.

» 11 Inhibindo que os membros do corpo legislativo tenham parte, por qualquer fórma, em contratos publicos. — Proposta do digno par visconde de Fonte Arcada.

» 18 Sobre serem os exames de instrucção secundaria feitos em qualquer dos lyceus de Lisboa, Porto e Coimbra sufficientes preparatorios para a frequencia de qualquer faculdade da universidade de Coimbra, ou curso das escólas superiores. — Proposta do digno par visconde de Gouveia.

» 21 Regulando as vantagens dos militares que servirem no ultramar. — Proposta do digno par conde do Bomfim.

» 29 Dando novo quadro aos officiaes da armada, regulando os seus vencimentos, reformas, condecorações e pensões. — Proposta do digno par conde do Bomfim.

» 47 Augmentando o quadro do exercito com duas baterias de artilheria de posição e tres batalhões de caçadores. — Proposta do digno par visconde da Luz.

» 48 Regulando o serviço militar nas provincias ultramarinas. — Proposta do digno par visconde da Luz.

» 74 Sobre pensões. — Proposta do digno par visconde da Luz.

» 110 Sobre a organisação do corpo da armada. — Proposta do digno par conde do Bomfim.

» 121 Sobre salubridade publica. — Proposta do digno por Francisco Simões Margiochi.

» 139 Reformando a legislação do paiz do Douro. — Proposta do digno par conde de Samodães.

» 153 Auctorisando o governo a despender, no anno corrente, 50:000$000 réis com a compra de enxofre, para ser distribuido pelos lavradores menos abastados do Douro. — Proposta do digno par visconde de Gouveia.

» 155 Declarando nulla a clausula de reversão das pensões concedidas ás viuvas e filhas das pessoas fallecidas, contempladas nas leis de 19 de janeiro de 1827, e outras que esta ampliaram. — Proposta do digno par Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

N.° 161 Extinguindo os juizes ordinarios e juizes eleitos. — Proposta do digno par visconde de Gouveia.

» 162 Estabelecendo as habilitações que devem ter os individuos que forem providos nos officios de tabellião de notas, escrivão de juiz de direito, e de qualquer tribunal de segunda instancia, contador e distribuidor dos mesmos. — Proposta do digno par visconde de Gouveia.

» 166 Tornando extensivas as disposições do decreto com força de lei de 23 de outubro de 1851 aos individuos que, antes da usurpação, pertenceram ao exercito ou á armada, como praças de pret, ou officiaes de milicias, e foram depois promovidos a officiaes pelo governo illegitimo. — Proposta do digno par visconde de Gouveia. Secretaria da camara dos dignos pares do reino, 2 de abril de 1861. — Diogo Augusto de Castro Constancio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×