O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

460 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

lente, e como sendo a base preparatoria de um bom systema financeiro.

Referiu-se tambem o sr. Hintze Ribeiro ao emprestimo para o pagamento da divida fluctuante; emprestimo sempre consideravel que, aliás, foi realisado em condições vantajosas.

É certo que a situação de hoje é boa, mas entende que é amesquinhar muito o espirito humano levar o exito de certos esforços á conta do azar.

As circumstancias, é certo, têem uma grande força, mas o homem póde ir contra ellas ou com ellas; perde-lhes ou aproveita-lhes o favor quando quer.

Declarou que está de accordo com as propostas apresentadas pelo sr. ministro da guerra, não deixando de conhecer que é indispensavel haver receita para fazer face á qualquer despeza que seja creada.

Não se exime a gastar dinheiro, mas quer que seja bem applicado, e applaudirá tudo que tenda á completa organisação dos serviços publicos.

Gaste-se dinheiro, mas tenha-se um exercito como deve ser, e todos os serviços publicos devidamente organisados.

Apresentando muitos numeros e dados officiaes tratou de rebater os argumentos apresentados pelo orador que o precedeu, e tendo dado a hora ficou com a palavra reservada para a proxima sessão.

(O discurso do sr. ministro da fazenda será publicado quando s. exa. o devolver.)

O sr. Presidente: - A primeira sessão terá logar na proxima segunda feira, 20 do corrente, e a ordem do dia será a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 18 de junho de 1887

Exmos. srs. João Chrysostomo de Abreu e Sousa, João de Andrade Corvo; Duque de Palmella; Marquezes, da Foz, de Rio Maior; Condes, de Alte, do Bomfim, de Campo Bello, de Castro, da Folgosa, de Linhares, de Magalhães, de Paraty, de Valenças; Viscondes de Benalcanfor, de Bivar, de Borges de Castro, de Carnide, da Silva Carvalho; Adriano Machado, Agostinho Lourenço, Aguiar, Sousa Pinto, Silva e Cunha;, Antunes Guerreiro, Serpa Pimentel, Santos Viegas Telles de Vasconcellos, Augusto Cunha, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Cardoso de Albuquerque, Van-Zeller, Ressano Garcia, Henrique de Macedo, Larcher, Holbeche, Mendonça Cortez, Vasco Leão, Coelho de Carvalho, Gusmão, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Costa Pedreira, Ayres de Gouveia, Castro, Ponte Horta, Raposo do Amaral, José Pereira, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Sampaio e Mello, Bocage, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, D. Miguel Coutinho, Placido de Abreu, Thomás de Carvalho, Barjona de Freitas, Barreiros Arrobas, Serra e Moura.

Redactor = Carrilho Garcia.