O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1666

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão de 13 de julho de 1868

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Secretarios os dignos pares Marquez de Sabugosa.

Costa Lobo

Pelas tres horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 26 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. secretario marquez de Sabugosa mencionou a seguinte

Correspondência

Officio do digno par, o ex.mo sr. D. Antonio de Mello, participando não poder comparecer á commissão de guerra por incommodo de saude.

Inteirada.

Officio do director do instituto geographico, acompanhando um exemplar do esboço da carta geológica de Portugal.

O sr. Presidente: — Manda-se lançar na acta que a camara recebeu com especial agrado a offerta de que trata o officio que se acaba de ter.

Não ha mais correspondencia, e não se póde passar á ordem do dia por não haver pareceres de commissões.

O sr. Costa Lobo: — Apesar de não ver presente nenhum dos membros do governo, como as minhas palavras devem chegar ao conhecimento de ss. ex.ªs pelo Diario de Lisboa, eu desejo pedir aqui, por este modo, que o governo empregue toda a sua legitima influencia para com a maioria da camara dos srs. deputados, a fim do que, quanto antes, se apresente ali um parecer definitivo sobre as emendas do projecto que já recebeu a sancção d'aquella mesma camara, tanto na generalidade como na especialidade, e que versa sobre as aposentações, pois estou certo de que, fazendo o governo saber ali que esta camara não tem que fazer por não lhe serem expedidos os negocios de que tem de occupar-se a sua actividade legislativa, sendo por isso conveniente interromper-se ali a discussão de qualquer objecto que esteja na ordem do dia, para se poder dar expedição a isto de que trato, estou certo de que aquella camara não se demoraria em tomar na devida consideração qualquer recommendação e pedido que o governo fizesse n'este sentido. Por este meio parece-me que seria possivel termos o objecto de que nos occupemos, e discuti-lo convenientemente; pois de outra fórma, se os trabalhos legislativos continuam assim, accumular-se-hão depois n'esta casa projectos sobre projectos, e o resultado terá de ser o que n'outras occasiões e ainda ultimamente com a chamada lei de meios, approvarem-se de assalto e sem a necessaria detensão (apoiados). Quer dizer que pela força de circumstancias, que aliás se poderiam muito bem algumas vezes evitar, somos obrigados a tratar dos negocios sem os discutir, por faltar o tempo material (apoiados).

Como digo pois, é de esperar que os srs. ministros, apesar de não estarem presentes, tomem conhecimento d'estas observações, e que empregarão a sua influencia para o fim que deixo indicado.

Era este o objecto sobre que desejava chamar a attenção d'esta camara e do governo.

O sr. Presidente: — Parecendo-me que é talvez menos regular estar convidando frequentemente os dignos pares para se reunirem aqui sem haver trabalhos nenhuns, parece-me que será melhor que haja sessão quando se avise pelo Diario (apoiados).

Está levantada a sessão.

Eram quasi tres horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 13 de julho de 1868

Os ex.mos srs.: Conde de Castro; Duque de Loulé; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa; Condes, das Alcaçovas, de Avillez, de Campanhã, de Samodães, de Sobral, de Thomar; Bispo de Vizeu; Visconde de Benagazil; Mello e Carvalho, Costa Lobo, Pereira de Magalhães, Larcher, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Baldy, Preto Geraldes, Menezes Pita, Fernandes Thomás, Ferrer.