O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

186 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

discussão, mas sim para se discutir ámanhã, póde fazer com que os trabalhos d'esta camara levem um caminho diverso d'aquelle que temos em vista. Portanto, creio que s. exa. ha de convencer-se que, se ha objecto que possa merecer a dispensa do regimento, este é de certo um d'elles.

O sr. Ferrer: - Sr. presidente, o digno par acabou de dizer que eu não tenho estado em Lisboa, e que não tenho concorrido ás sessões, e por isso é preciso que se saiba que a minha ausencia foi causada por motivos muito justificados, e que a camara, até hoje, de poucos objectos importantes se tem occupado. Porém, agora que ella vae tratar do orçamento geral do estado, que é um assumpto que não póde nem deve ser discutido sem um maduro exame, não é conveniente que desprezem as disposições regimentaes, aceitando o limitado espaço de vinte e quatro horas para estudar esse assumpto.

Não se diga que nós vamos estudando os projectos emquanto se discutem na outra camara, porque não é exacta esta asserção. Só á vista dos pareceres das commissões d'esta casa é que devemos examinar os assumptos, para depois os discutirmos.

Peço, portanto, a v. exa. que mantenha o regimento quando se tratar de negocios d'esta importancia, porque a responsabilidade de se discutirem sem maduro exame recairá sobre v. exa. e a camara.

O sr. Presidente: - A minha obrigação é manter sempre o regimento, mas quando um digno par propõe que elle seja dispensado, não posso deixar de consultar a camara sobre essa proposta (apoiados).

O sr. Conde de Castro propoz a dispensa do regimento para entrar ámanhã em discussão o orçamento, e não posso deixar de consultar a camara.

Consultada a camara, resolveu affirmativamente.

O sr. Presidente: - Como não ha mais objecto algum sobre a mesa, de que a camara se possa hoje occupar, levanto a sessão, dando para ordem do dia de ámanhã a discussão do parecer n.° 116, que diz respeito ao orçamento geral do estado, e a apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 4 de abril de 1873

Exmos. Srs.: Marquez d'Avila e de Bolama; Conde de Castro; Duque de Loulé; Marquezes, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada; Arcebispo de Goa; Condes, de Bertiandos, de Cabral, de Cavalleiros, de Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Linhares, de Paraty, da Ribeira, do Sobral, das Galveias; Viscondes, de Benagazil, de Chancelleiros, de Condeixa, de Portocarrero, da Praia Grande, de Villa Maior, de Almeidinha, de Algés; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Fontes Pereira de Mello, Costa Lobo, Xavier da Silva, C. Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Larcher, Pessanha, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Castro Guimarães, Vaz Preto Geraldes, Franzini, Menezes Pita, Ferrer.