O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 20 DE JUNHO DE 1887 467

numerador ao capital pela crise actual, que é a superabundancia da producção. D'aqui vem a abundancia do capital disponivel e a barateza do juro, como nunca houve.

Mas esta barateza de juro, se em parte é um resultado natural da civilisação, que ha de contribuir para resolver a questão social, a lucta entre o capital e o trabalho, porque a esta barateza do juro do capital vae correspondendo o augmento dos salarios, por outro lado é filha neste momento das causas que apontei, e algumas das quaes são transitorias. Se pois o juro dos capitães em regra tende a diminuir, não é de uma maneira constante, havemos de ter epochas de crise e de reacção, quando essas epochas vierem, e ellas serão inevitaveis, se não tivermos melhorado com seriedade, e não só na apparencia as nossas condições financeiras, correremos grave risco.

Sr. presidente, a camara está cansada, e eu já fiz as declarações que tinha a fazer. Voto o orçamento rectificado, mas sei o que voto. Voto as sommas aqui fixadas e mais 600:000$000 réis em que importam as sobras do orçamento do ministerio das obras publicas do exercicio passado, e a isenção para o ministro d'aquella pasta de todas as disposições do regulamento de contabilidade. Votemos, mas saibamos todos o que votâmos.

O sr. Presidente - A proxima sessão terá logar amanhã, e a ordem do dia é a continuação da mesma e o parecer n.° 55.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e sete minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 20 de junho de 1887

Ixmos. srs.: João de Andrade Corvo; duque de Palmella; marquezes, da Foz, de Rio Maior; condes, de Alte, do Bomfim, de Campo Bello, de Castro, da Folgosa, de Gouveia, de Magalhães, de Paraty, do Restello, de Valenças; viscondes, de Arriaga, de Benalcanfor, de Borges de Castro, de Carnide, da Silva Carvalho; Agostinho Lourenço, Aguiar, Quaresma, Sousa Pinto, Silva e Cunha, Antunes Guerreiro, Arrobas, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Augusto Cunha, Carlos Bento, Carlos Testa, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Van Zeller, Ressano Garcia, Henrique de Macedo, Candido de Moraes, Holbeche, Mendonça Cortez, Valladas, Vasco Leão, Andrada Pinto, Coelho de Carvalho, Gusmão, Braamcamp, Bandeira Coelho, Baptista do Andrade, Costa Pedreira, Ayres de Gouveia, Castro, Silva Amado, Lobo d'Avila, Ponte Horta, Sá Carneiro, José Pereira, Sampaio e Mello, Bocage, Camara Leme, Pinheiro Borges, Luiz Bivar, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, D. Miguel Pereira Coutinho, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho, Serra e Moura.

Redactor = Ulpio Veiga.