O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

espeitar e acatar os direitos parlamentares dos membros d’aquella Camara. (Apoiados).

Sr. Presidente: o partido regenerador está de luto, porque Santos Viegas era um prestigioso, dedicado e valioso membro d'este partido. (Apoiados).

(S. Exa. não reviu este extracto do seu discurso).

O Sr. Pereira de Miranda: — Em nome do partido progressista, associo-me ao voto de sentimento pela morte do Digno Par Santos Viegas.

Companheiro do extincto, durante muitos anãos, na Camara dos Senhores Deputados, e depois nesta, tive occasião de apreciar a sua modestia e a dedicação que tinha pelos interesses do país e pelo partido a que pertencia, qualidades que lhe grangearam a estima não só de correligionarios como de adversarios politicos. (Apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. José de Alpoim:— Associo-me de todo o coração ás palavras pronunciadas pelos oradores antecedentes.

Fui membro da Camara dos Senhores Deputados quando a ella presidia Santos Viegas, e então tive ensejo de reconhecer em S. Exa. um alto caracter, motivo por que mantive com este Digno Par as mais cordiaes relações.

Comquanto adversario politico do illustre extincto, mas seu amigo pessoal, de todo o coração me associo ás manifestações da Camara.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Teixeira de Sousa: — Cumpro um dever de amigo associando-me ás palavras de sentimento com que o Sr. Presidente se referiu á morte de Santos Viegas.

Presto assim homenagem singular a quem me acompanhou com a mais carinhosa amizade nas alegrias e nas desditas.

Grande cidadão, Santos Viegas amou e serviu o seu país com entranhado affecto e foi um correligionario dedicadissimo, que nunca recusou ao seu partido intelligencia ou sacrificios.

Elle era um grande cidadão, e um excellente companheiro e collaborador.

Foi, como muito bem disse o Sr. Pereira de Miranda, estimado até pelos seus adversarios politicos (Apoiados).

Com muito sacrificio presidiu á outra casa do Parlamento numa epoca difficil, quando ali explodiam as maiores contendas e as mais acerbas paixões, e houve-se nesse difficil posto com a maior correcção e dignidade.

Mais tarde foi honrado pelo Chefe de Estado com a nomeação de Par do Reino.

Mas, Sr. Presidente, acima de tudo, Santos Viegas foi um homem generoso e bom, tendo para, es seus amigos dedicados affectos, e Deus sabe como estas qualidades já são raras nesta epoca de injustiças e egoismo.

Monsenhor Santos Viegas era meu amigo pessoal devotadissimo: occupava por isso no meu coração um logar escolhido.

Sr. Presidente : só por um sentimento de intima saudade por este illustre morto é que me levantei para associar-me, como amigo particular e pessoal que fui de Santos Viegas, á proposta de V. Exa. porque em nome do partido regenerador já falou, e eloquentemente, o Sr. Julio de Vilhena.

(O Digno Par não reviu este extracto do seu discurso).

O Sr. Pimentel Pinto: — Sr. Presidente : pouco tenho a dizer e nada mesmo diria se a Santos Viegas não me ligassem estreitos laços de amizade.

A Igreja perdeu um sacerdote modelar, o Pais perdeu um leal servidor, a Camara dos Pares um dos seus ornamentos mais distinctos, o partido regenerador um correligionario dedicadissimo, e eu um dos meus melhores amigos.

Sr. Presidente: a fina intelligencia de Santos Viegas, a cultura do seu espirito, a sua inquebrantavel energia e a sua devoção partidaria eram sobejamente conhecidas e difficilmente se podem exceder.

Não são faceis de esquecer os altos dotes de espirito do Presidente da Camara dos Senhores Deputados na memoravel sessão legislativa de 1894, assim como aquelles que o conheceram na intimidade não deixarão de se lembrar, com saudade, das primorosas qualidades do seu coração.

Associando-me pessoalmente ao voto de sentimento, pois que em nome do partido a que me honro de pertencer já o fizera o Digno Par Sr. Julio de Vilhena, peço licença para additar á proposta de V. Exa. uma outra, e é que a Camara levante hoje a sessão em homenagem á memoria d'aquelle que foi nosso querido collega. (Apoiados ge-raeè).

(O Digno Par não reviu este extracto do seu discurso).

O Sr. Marquez de Pombal:— Pedi a palavra, Sr. Presidente, para me associar ao voto de sentimento proposto por V. Exa. pelo fallecimento do Digno Par Santos Viegas. Dispenso-me de fazer o seu elogio, porque já V. Exa. e outros Dignos Pares que me antecederam no uso da palavra o fizeram de maneira muito brilhante.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: — Julgo que a Camara quererá approvar por acclamação a minha proposta, additada com a do Digno Par Sr. Pimentel Pinto, e que d'estes factos se dê noticia á familia do extincto. (Apoiados geraes).

Estão approvadas por acclamação.

A proximo sessão é amanhã, com a mesma ordem do dia que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 2 horas e 50 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 4 de agosto de 1908

Exmos. Srs. Antonio de Azevedo Castello Branco; Marquezes: de Penafiel, de Pombal j Condes: das Alcaçovas, de Bomfim, do Cartaxo, de Figueiró; Moraes Carvalho, Alexandre Cabral, Pereira de Miranda, Teixeira de Sousa, Campos Henriques, Carlos Palmeirim, Eduardo José Coelho, - Mattozo Santos, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco José Machado, Ressano Garcia, Joaquim Telles de Vasconcellos, José de Alpoim, Julio de Vilhena, Pimentel Pinto e Bandeira Coelho.

O Redactor,

ALBERTO PIMENTEL.