O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

557

CAMARA DOS DIGNOS PARES,

EXTRACTO DA SESSÃO de 27 de MAIO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretarios — os Srs. Visconde de Benagazil Margiochi.

Assistia o Sr. Ministro dos negocios Estrangeiros

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 34 dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a sessão. leu-se a

acta da sessão de 31 de Março, contra a qual não houve reclamação. '

O Sr. Secretario Visconde de Benagazil mencionou a seguinte correspondencia:

Ministerio do Reino. — Um officio communicando que Sua Magestade a Rainha. Houvera por bem nomear Par do Reino o Ex.mo Sr. Antonio Aluizio Jervis de Atouguia. Para o archivo.

O Sr. Larcher mandou para a Mesa a Carta regia, pela qual foi elevado á dignidade de Par do Reino o referido Sr.

O Sr. Presidente encarregou os dignos Pares Visconde de Laborim, Manoel Duarte Leitão, e Joaquim Antonio de Aguiar, para irem examinar a referida Carta regia; e convidou S. Ex.ª a retirarem-se á casa da commissão para o dito exame.

(Os dignos Pares da commissão saíram da sala.)

Um officio do digno Par Conde de Semodães, participando que o seu mão estado de saude, por achar-se ainda em convalescença de um ataque de febre intermittente, o embaraça de concorrer a algumas sessões da Camara.

-do digno Par Bispo do Algarve, em que

participa que por incommodo de saude não lhe é possivel assistir á sessão de 21, nem talvez á seguinte.

A Camara ficou inteirada destes dois officios. -do Ex.™0 Frederico Guilherme da Silva Pereira, participando o fallecimento de seu irmão o digno Par Conde das Antas.

O Sr. Secretario Visconde de Benagazil disse que em consequencia deste officio tinha a Mesa nomeado, por não se achar a' Camara reunida, a deputação que foi assistir ao funeral; e que mandara desanojar a Sr.s Condessa das Antas.

Um officio da Camara dos Srs. Deputados, acompanhando uma proposta de lei para a reconstrucção e reparo da muralha da cidade da Horta, na ilha do Fayal. AÀ commissão de administração publica.

O Sr. Presidente recommendou á commissão de administração publica o cuidar quanto antes deste negocio, a fim de dar o seu parecer com a possivel brevidade, visto não haver trabalhos para ordem do dia.

Um officio pelo Ministerio dos negocios da fazenda, satisfazendo em parte ao requerimento do digno Par Ferrão, em que pedia esclarecimentos relativos á divida publica. — Para a Secretaria.

-do Ministerio dos negocios Estrangeiros,

remettendo relações nominaes dos empregados do Corpo diplomatico em serviço, e dos que estão em disponibilidade. Para a Secretaria.

-do digno Par Conde de Porto Côvo de Bandeira, presidente da Junta do credito publico, enviando 80 exemplares das contas da mesma Junta. Mandaram-se distribuir.

-de Antonio Teixeira de Macedo, enviando

exemplares de um opusculo sobre os meios que se devem adoptar para dotar convenientemente o asylo de mendicidade da cidade de Ponta Delgada. Foram distribuidos.

-do Ministerio do Reino, participando que

o Te Deum em acção de graças por se haverem Suas Magestades e Altezas salvado felizmente do incendio que consumiu a casa aonde se achavam hospedados em Barcellos, devia ter logar no dia 18 do corrente mez.

O Sr. Secretario Visconde de Benagazil deu conta de que tinham sido avisados os dignos Pares para assistirem a esta solemnidade religiosa em acção de graças.

-de José de Groot Pombo, remettendo 40

exemplares do regulamento, pelo qual se rege a repartição e exportação do sal das marinhas do Sado. — Foram tambem mandados distribuir.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada pediu á commissão de administração publica que se quizesse occupar de proposta apresentada por elle digno Par, logo no principio desta sessão, sobre propriedades adjudicadas ao hospital e outros estabelecimentos pios por legados não cumpridos; a fim de que depois deste exame podesse passar á commissão de legislação, conforme a deliberação da Camara.

O Sr. Presidente disse que os dignos Pares que estavam presentes ouviam a recommendação que se acabava de fazer; e que os que não estivessem seriam della informados pelo extracto da sessão (pausa).

O Sr. Presidente disse que estando proximo o regresso de Suas Magestades e Altezas a esta capital, parecia-lhe conveniente que a Camara nomeasse uma deputação de doze membros para cumprimentar as Mesmas Augustas Personagens; devendo esta proposta que fazia, se fosse approva-