O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1825

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão de 30 de julho de 1868

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Secretarios, os dignos pares Visconde de Soares Franco.

Conde de Fonte Nova

Assistiam os srs. presidente do conselho (marquez de Sá da Bandeira), e ministro do reino (bispo de Vizeu.)

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 20 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente contra a qual não houve reclamação.

O sr. Secretario (Visconde de Soares Franco): — Mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio da presidencia do conselho de ministros, participando, para conhecimento da camara, que por decreto de 22 de julho corrente, houve por bem Sua Magestade El-Rei conceder a exoneração que lhe pediu o ministerio presidido pelo conselheiro d'estado effectivo conde d'Avila, nomeando presidente do conselho do actual ministerio, e secretario d'estado dos negocios da guerra, o sr. marquez de Sá da Bandeira; dignando-se outrosim nomear para o ministerio dos negocios do reino o bispo de Vizeu, D. Antonio Alves Martins, par do reino; para o ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça o deputado Antonio Pequito Seixas de Andrade, sendo substituido n'aquella repartição, emquanto durar o seu impedimento por motivo de molestia, pelo ministro dos negocios do reino; para ministro da fazenda, ficando interinamente encarregado da pasta dos negocios estrangeiros, o conselheiro Carlos Bento da Silva, deputado; para o ministerio dos negocios da marinha e ultramar, o lente da escola polytechnica José Maria Latino Coelho; e para o ministerio das obras publicas, commercio e industria, o conselheiro Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes, director da mesma escola.

Para a secretaria.

Um officio do ministerio do reino, participando, para conhecimento da camara, que Sua Magestade El-Rei houve por bem decretar que a sessão real de encerramento das côrtes geraes ordinarias se effectue em 15 de julho, pelas tres horas da tarde, na sala das sessões da camara electiva, reunidos ambos os corpos collegisladores, sob' a direcção do presidente da camara dos dignos pares, e que por circumstancias que impedem Sua Magestade de assistir a esta solemnidade, assistam ao referido acto, por commissão do mesmo augusto senhor, os ministros e secretarios d'estado de todas as repartições.

Para o archivo.

Um officio da presidencia do conselho de ministros, remettendo, para ficar depositada no archivo da camara dos dignos pares do reino, a copia do decreto pelo qual houve por bem Sua Magestade El-Rei encerrar em 15 de julho as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza, e que a este acto assistam, por commissão do mesmo augusto senhor, os ministros de todas as repartições.

Para o archivo.

Um officio do ministerio do reino, remettendo copia authentica do decreto pelo qual se declara não poder Sua Magestade assistir á sessão real de abertura das côrtes geraes extraordinarias da nação portugueza no dia 29 do corrente mez de julho.

Para o archivo.

Um officio do ministerio do reino, participando, para conhecimento da camara dos dignos pares, que no dia 31 de julho, pela uma hora da tarde, haverá recepção em grande gala no real paço da Ajuda, por ser anniversario do juramento da carta constitucional da monarchia.

Para a secretaria.

Um officio do ministerio do reino, em additamento ao officio de 8 de junho ultimo, enviando sessenta exemplares das contas do ministerio do reino, relativas á gerencia de 1865-1866, e ao exercicio de 1864-1765.

Para o archivo.

Um officio da presidencia do conselho de ministros, remettendo, para ficar no archivo da camara, a copia authen-