O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 55

EM 2 DE ABRIL DE 1903

Presidencia do Exmo. Sr. Alberto Antonio de Moraes Carvalho

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
D. Luis de Sousa Holstein

SUMMARIO: - Leitura e approvação da acta. - Não houve expediente. - O Sr. Presidente participando a chegada de Sua Majestade o Rei de Inglaterra, pergunta á Camara se não julga por esse facto conveniente suspender os seus trabalhos. - O Digno Par Antonio de Azevedo Castello Branco sauda a vinda do illustre visitante, e manda para a mesa uma proposta que tem por fim suspenderem-se os trabalhos da Camara durante os dias em que no nosso país se encontre El-Rei Eduardo VII. - O Digno Par José Luciano de Castro, o Sr. Presidente do Conselho, e os Dignos Pares Sebastião Baracho e Conde de Samodães, registam com satisfação a honrosa visita do Monarcha Inglês, e alludem á nossa alliança com a Gran-Bretanha. - A proposta do Digno Par Antonio de Azevedo é approvada por acclamação. - O Sr. Presidente nomeia a deputação que tem de cumprimentar Sua Majestade Eduardo VII, e em seguida encerra a sessão, designando o dia da proximo e a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas da tarde, verificando-se a presença de 37 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Não houve expediente.

Assistiram á sessão os Srs. Presidente do Conselho e Ministros da Justiça, Fazenda, Guerra, e Negocios Estrangeiros.

O Sr. Presidente: - Estão alguns Dignos Pares inscritos para usarem da palavra antes da ordem do dia, mas como se espera a cada momento a chegada a Lisboa do Rei de Inglaterra, Imperador das Indias, crê que a Camara dos Dignos Pares não desejará continuar nos trabalhos.

O Sr. Antonio de Azevedo Castello Branco: - Dentro de poucas horas a capital do reino receberá a honra insigne da visita de Eduardo VII, Rei da Inglaterra e Imperador das Indias.

Este fausto acontecimento tem para o nosso país uma altissima importancia, por ser a demonstração da cordialidade de relações que entre Portugal e a Inglaterra existem, achando-se as duas nações ligadas por interesses reciprocos e por uma alliança consagrada pela sua duração secular, e assinalada pelas

campanhas em que os exercitos dos dois povos conjuntamente pelejaram, como nas guerras dos primeiros annos do seculo passado, em que tanto illustraram os respectivos annaes militares em successivas batalhas de uma longa campanha. (Apoiados).

A visita, porem, de El-Rei Eduardo constitue para nós uma honraria excepcional, pois que, saindo, pela primeira vez depois da coroação, dos seus Estados, dá o Monarcha da poderosissima nação a este pequeno povo a preferencia na sua visita, motivo por que deve Portugal sentir o maior jubilo e festejar com o mais sincero regozijo o hospede egregio dos nossos Reis.

Este facto viria consolidar e robustecer, se necessario fosse, a nossa alliança. É uma expressiva demonstração do alto e justo apreço em que a Inglaterra tem a lealdade e serviços do seu alliado antigo. (Apoiados).

Elle, orador, crê que não carece de alongar considerações justificativas da proposta que vae apresentar.

E hoje um dia de festa para o nosso país; dias festivos devem ser aquelles em que entre nós se demore El-Rei Eduardo, e por isso tem a honra de propor que esta Camara, em manifestação de jubilo nacional, suspenda as suas sessões emquanto no nosso país permanecer o glorioso Monarcha, e que seja pela mesa nomeada uma grande deputação que vá ao Paço dos nossos Reis prestar a Eduardo VII as devidas homenagens de alta consideração e reconhecimento pela honra distinctissima da sua visita ao nosso país. (Muitos apoiados).

Pede que a sua proposta seja submettida á apreciação da Camara.

Leu-se na mesa, e é do teor seguinte:

Proponho que durante os dias de demora no nosso país, de Eduardo VII, Rei de Inglaterra e Imperador das Indias, suspenda as suas sessões a camara dos Dignos Pares do Reino, e que a mesa nomeie uma deputação que, como representante d'este corpo legislativo, vá ao Paço dos nossos Reis prestar as homenagens que são devidas a tão egregio hospede.

O Sr. José Luciano de Castro: - Com prazer se associa ás manifestações propostas pelo Digno Par, que acaba de falar em nome da maioria d'esta Camara, em honra do sympathico e bondoso Monarcha que dentro em pouco vae pisar terra portuguesa.

A vinda a Lisboa do Rei de Inglaterra, Eduardo VII, chefe de uma poderosa, de uma das maiores nações, que a historia tem conhecido, não pode deixar de ser motivo de sincero regozijo para nós, que nas grandes crises da vida nacional, sempre a vimos ao nosso lado, combatendo como amiga e alliada, em defesa da nossa indepen-