O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

524 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

ás suas justas e devidas proporções, em beneficio de nós todos, e em proveito do paiz.

Mas, sr. presidente, d'estas luctas onde se ferem interesses, e interesses valiosos, nunca se sáe impune, e o sr. ministro da fazenda, victima da obra patriotica que emprehendeu, tem sido alvo das calumnias e das perfidias de uma certa imprensa.

Sr. presidente, a imprensa, que podia ser uma nobre e levantada instituição se só defendesse os principios mais rectos, e evangelisasse as doutrinas mais sãs, tendo por norma a integridade e a justiçada imprensa, entre nós, tem-se desprestigiado em grande parte a si propria, porque ás doutrinas substituiu os interesses, aos principios os homens.

E se a imprensa se desacredita por si propria, perde ipso facto a responsabilidade, porque ninguem lhe toma contas do que diz.

Foi, por isso, que no outro dia estimei ouvir dizer ao sr. Marianno de Carvalho que, prompto sempre para responder a quaesquer accusações, claramente formuladas, nada se molestava com as calumnias e as insinuações, porque as desprezava.

O mesmo sentimento inspiram ellas aos seus amigos e partidarios, porque põem o seu nobre e levantado caracter muito acima do d'esses salteadores da honra alheia, (Apoiados.} que escondem o seu nome atraz da irresponsabilidade do anonymo.

Mas o que é necessario é não transplantar da imprensa para o parlamento as phrases que por lá têem feito o seu caminho e a que se tem ligado uma significação offensiva, porque, emquanto eu tiver voz aqui, não deixarei de protestar contra um procedimento tão irregular e incorrecto.

Mantenha-se, pois, o sr. Marianno de Carvalho serenamente no seu posto, continue a applicar o seu formosissimo espirito e o seu elevadissimo talento, ao estudo e resolução do problema financeiro, que emquanto assim proceder a sua permanencia no poder será uma garantia para todos os verdadeiros progressistas e para o paiz, de que na administração da fazenda ha zêlo e rectidão, intelligencia e saber.

Tenho dito.

(O orador foi muito comprimentado.}

O sr. Presidente: - A deputação que ha de levar á sancção regia os projectos que estão, approvados será composta, alem da mesa, dos dignos, pares:

Carlos Bento da Silva.
Antonio de Serpa Pimentel.
Augusto Cesar Barjona de Freitas.
Duque de Palmella.
Marquez de Rio Maior.
Conde do Restello.
Augusto José da Cunha.

O sr. Hintze ribeiro: - Repelle com violencia a parte do discurso antecedente que tão desfavoravelmente se referiu a diversos actos da situação regeneradora, e declara-se surprehendido pelo tom aggressivo do sr. Ressano Garcia, quando o orador, em tres dias consecutivos, nem uma unica palavra proferiu que podesse offender o melindre ou o caracter pessoal do sr. ministro da fazenda. Podia tambem perguntar a quem está enfeudada a situação actual, mas não quer seguir o exemplo das retaliações, e deseja apenas mostrar que nunca praticou um unico acto que possa valer-lhe a mais infima censura pessoal.

Nada tem com o que diz a imprensa, e pelo que respeita á eleição do chefe do partido regenerador diz que esse acto é por emquanto puramente particular, não sendo por isto obrigado a dar quaesquer explicações sobre elle. Permittam que o partido regenerador se organise, porque a rotação dos partidos é essencialmente indispensavel á manutenção do systema constitucional.

Tendo dado a nora, ficou com a palavra reservada para a seguinte sessão.

(O discurso do digno par será publicado na integra quando s. exa. o devolver?)

O sr. Franzini: - Sr. presidente mando para a mesa uns requerimentos de seis officiaes dá arma de engenheria contra as disposições do decreto de 1886 que organisou o serviço no ministerio das obras publicas.

Teve o destino conveniente.

O sr. Presidente: - A seguinte sessão será ámanhã; a ordem do dia a continuação da que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e um quarto da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 22 de junho de 1887

Exmos. srs.: João de Andrade Corvo; marquez de Rio Maior; condes, de Alte, de Campo Bello, de Castro, de Magalhães, de Paraty, do Restello, da Ribeira Grande, de Valenças, da Polgosa, de Gouveia; viscondes, de Arriaga, de Benalcanfor, de Bivar, de Carnide, de Moreira de Rey, de Porto Formoso, da Silva Carvalho; Agostinho Lourenço, Quaresma, Sousa Pinto, Silva e Cunha, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Augusto Cunha, Carlos Bento, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Francisco Cunha, Van Zeller, Ressano Garcia, Candido de Moraes, Holbeche, Valladas, Vasco Leão, Coelho de Carvalho, Telles de Vasconcellos, Cau da Costa, Gusmão, Braamcamp, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Costa Pedreira, Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, Teixeira de Queiroz, Ponte Horta, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Sampaio e Mello, Bocage, Luiz Eivar, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, Miguel Osorio Cabral, D. Miguel Coutinho, Placido de Abreu, Thomás de Carvalho, Cardoso de Albuquerque, Mendonça Cortez, Barjona de Freitas, Franzini, Henrique de Macedo, Braamcamp Freire, Serra e Moura.

Redactor = Carrilho Garcia.