O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 1870

Presidencia do exmo. sr. Duque de Loulé

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 22 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. Visconde de Soares Franco mencionou a seguinte Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, remettendo, para ser presente á camara dos dignos pares, o incluso autographo datado de hoje, pelo qual Sua Magestade El-Rei houve por bem prorogar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 15 do proximo mez de dezembro, inclusivamente.

E em continuação leu-se o seguinte decreto:

«Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia, no artigo 74.°, § 4.°, depois de ter ouvido o conselho d'estado, nos termos do artigo 110.° da mesma carta: hei por bem prorogar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 15 do proximo mez de dezembro, inclusivamente.

«O presidente da camara dos dignos pares do reino assim o tenha entendido para os effeitos convenientes. Paço da Ajuda, em 29 de novembro de 1870.= REI. —Antonio, Bispo de Vizeu.»

Para o archivo.

(Pausa.)

O sr. Presidente: — Eu creio que não ha necessidade de reunir a camara antes de segunda feira proxima. O que parece será para desejar é que n'esse dia se apresentem alguns trabalhos promptos para se poderem dar para ordem do dia, pois já estão nas respectivas commissões alguns negocios a que é preciso dar seguimento, como, por exemplo, a convenção postal com a Hespanha; e ha tambem um projecto, que foi distribuido á commissão de administração publica.

Parece-me portanto que n'estes dias as mesmas commissões poderão reunir-se, de modo que na segunda feira se apresentem os seus pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 30 de novembro de 1870.

Os exmos. srs.: Duque de Loulé; Condes, de Castro, de Bertiandos, de Cabral, de Linhares; Bispo de Lamego; Viscondes, de Condeixa, de Fonte Arcada, das Laranjeiras, de Porto Covo, de Soares Franco; Barão de Villa Nova de Foscôa; Moraes Carvalho, Gamboa e Liz, Fontes Pereira de Mello, Rebello de Carvalho, Barreiros, Margiochi, Larcher, Corvo, Pinto Bastos, Pestana, Lourenço da Luz, Fernandes Thomás.

14