O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

532 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

e seguindo-se o alvitre por mim indicado, póde o estado colher maior resultado da operação.

Dito isto, sr. presidente, porque não desejo levar a palavra para casa; direi que estimaria mais de ver consignado neste projecto o principio do concurso.

Tambem entendo que a auctorisação devia ser limitada a uma operação, e não uma auctorisação indefinida.

E, emfim, que o typo para essa operação devia ser o typo de 5 por cento.

Em primeiro logar porque é esse o typo já existente, já tem cotação, já é recebido, e é de facil acceitação, e em segundo logar porque é um typo de juro commodo.

Os nossos titulos não estão precisamente ainda a 5 por cento, mas têem tendencia para a alta.

Em todo o caso o typo de 5 por cento é o mais commodo, e, parece-me, que nas actuaes circumstancias é o que mais se recommenda.

Eeduzida hoje a nossa divida ao typo de 5 por cento, julgo eu, que não impediria que de futuro se realisasse uma outra operação ao typo de 4 1/2; mas por agora acceitava este typo que effectivamente é o mais commodo.

O typo de 5 por cento tinha a vantagem de uniformisar a nossa divida publica.

Eu não comprehendo a grande vantagem que ha em ter uma multiplicidade de typos, que servem apenas para alimentar o jogo e a exploração do mercado.

Este será o meu voto; e não terei duvida nenhuma, porque não faço politica com este projecto, em acceitar qualquer medida, que o sr. ministro da fazenda apresente, que tenda a levar a effeito a reducção da nossa divida ao typo de 5 por cento, deixando para o futuro a realisação de outra qualquer conversção, que porventura de mais lucros e mais vantagens ao thesouro.

Tenho dito.

O sr. Ministro da Fazenda: — Sr. presidente, eu não pretendo abusar da paciencia da camara; apenas aproveitarei o curto espaço de tempo que falta para dar a hora, a fim de dizer o que me for possivel, e continuarei na sessão seguinte.

(Deram cinco horas.)

Deu a hora; portanto peço a v. exa. que me reserve a palavra para a sessão seguinte.

O sr. Presidente: — A proxima sessão terá logar segunda feira, 27 do corrente; a ordem do dia será a mesma de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde:

Dignos pares presentes na sessão de 23 de junho de 1887

Exmos. srs.: João Chrysostomo de Abreu e Sousa; duque de Palmella; marquezes, de Rio Maior, de Vallada; rondes, de Alte, do Bomfim, de Campo Bello, de Castro, de Linhares, de Magalhães, de Paraty, de Valenças, da Folgosa; viscondes, de Benalcanfor, de Bivar, de Carnide, de Moreira de Rey, da Silva Carvalho; Adriano Machado, Agostinho Lourenço, Quaresma, Silva e Cunha, Couto Monteiro, Senna, Costa Lobo, Cau da Costa, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Cardoso de Albuquerque, Margiochi, Ressano Garcia, Candido de Moraes, Holbeche, Mendonça Côrtez, Vasco Leão, Andrada Pinto, Coelho de Carvalho, Gusmão, Costa Pedreira, Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, Ponte Horta, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, Sampaio e Mello, Bocage, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, D. Miguel Coutinho, Henrique de Macedo, Gonçalves de Freitas, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Antunes Guerreiro, Serpa Pimentel, Agostinho de Ornellas, Serra e Moura.

Redactor — Ulpio Veiga.