O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1897

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão de 5 de agosto de 1868

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. DUQUE DE LOULÉ

Secretarios, os dignos pares Visconde de Soares Franco

Conde de Fonte Nova

(Assistia o ex.mo sr. presidente do conselho de ministros e ministro do reino (dispo de Vizeu).

As duas horas e um quarto da tarde, sendo presente numero legal, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondência

Um officio da presidencia da camara dos senhores deputados remettendo a proposição sobre a approvação do contrato celebrado entre o governo e José Vicente Barbosa du Bocage para a cultura e aperfeiçoamento das ostras na margem esquerda do Tejo.

As commissões de marinha e obras publicas.

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo sessenta exemplares da relação nominal dos empregados do estado referida ao orçamento para o exercicio de 1868-1869, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

Um officio do sr. José Vicente Barbosa du Bocage, remettendo para serem distribuidos pelos dignos pares, alguns exemplares ácerca da cultura das ostras e melhor aproveitamento dos bancos existentes no Tejo.

Mandaram-se distribuir.

O sr. D. Antonio José de Mello: — Tenho a honra de mandar para a mesa dois pareceres da commissão de guerra.

Depois de lidos na mesa mandaram-se imprimir.

O sr. Marquez de Vallada: — Sr. presidente, desejava eu chamar a attenção do sr. ministro do reino sobre o tristissimo estado do concelho de Obidos. Antes de ss. ex.ªs occuparem aquellas cadeiras (o orador aponta para as bancadas do ministerio) praticou-se n'esse concelho um acto que não pôde deixar de contristar todos os que amam sinceramente a ordem publica. Foi uma tentativa de assassinato na' pessoa do escrivão de fazenda d'aquella localidade. Principio declarando que não conheço nenhumas das pessoas de que se trata; e reputo necessario fazer previamente esta de-