O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

622

CAMARA DOS DIGNOS PARES,

EXTRACTO DA SESSÃO DE 11 DE JUNHO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — os Srs. Visconde de Benagazil Margiochi.

(Assistiam o Sr. Presidente do Conselho, e o Sr. Ministro da Marinha.)

Pelas duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 33 dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a sessão. Leu-se a acta da sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. 1.° Secretario mencionou a seguinte correspondencia:

Um officio do Sr. Arcebispo Bispo de Coimbra, enviando o auto da sua posse, afim de ser admittido na Camara como Par do Reino.

O Sr. Presidente nomeou para examinar as circumstancias do Sr.s Arcebispo "Bispo de Coimbra uma commissão composta dos dignos Pares os Srs. Arcebispo de Palmyra, Silva Carvalho, e Barão da Vargem da Ordem.

(A commissão saiu da sala.) Um officio do Presidente da Camara dos Srs. Deputados; remettendo uma proposta de lei, approvada naquella Camara, sobre o modo de regular a jurisdicção dos Juizes na ilha da Madeira. —A commissão de legislação.

Outro officio do Presidente da mesma Camara,

acompanhando o acto addicional, approvado naquella Camara.

Resolveu-se que fosse remettido a uma commissão especial de sete membros.

Um officio de Ayres de Sá Nogueira, participando que a abertura solemne da primeira exposição em Portugal de gados, e aves domesticas, ha-de ter logar no dia 13 do corrente, pelas quatro horas da tarde, e convidando o Em.'"* Sr. Presidente e a todos os dignos Pares para concorrerem aquella abertura.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada propoz que se lançasse na acta que foi recebido este convite com agrado.

Assim se resolveu.

O Sr. Secretario Visconde de Benagazil participou á Camara que, tendo constado á Mesa o fallecimento da Senhora Marqueza de Loulé, encarregara a elle digno Par de ir desanojar os dignos Pares Duque da Terceira, e Marquez de Loulé, commissão que tinha cumprido.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada leu e mandou para a Mesa o seguinte requerimento, que pediu fosse declarado urgente:

Requeiro que pelo Ministerio do Reino se peça ao Governo cópia da Portaria daquelle Ministerio, dirigida ao inspector geral das obras publicas, datada de 12 de Maio de 1852, sobre fazer passar a estrada de Lisboa ao Porto pelos pontos do Carregado, e Caldas. Sala da Camara dos Pares, em 11 de Junho de 1852.-=V. de Fonte Arcada.

Foi approvada a urgencia; e em continuação o requerimento.

(Entrou na sala a commissão.)

O Sr. Barão da Vargem da Ordem leu por parte da commissão o parecer da mesma, para que o Sr. Arcebispo Bispo de Coimbra fosse admittido na Camara.

Não havendo quem impugnasse o parecer, foi posto a votos e approvado.

O Sr. Presidente annunciou que se ia proceder á eleição da commissão especial, a que deve ser remettido o acto addicional'.

Tendo entrado na uma 34 listas, e procedendo-se ao apuramento dos votos, sairam eleitos os Srs. José da Silva Carvalho, com 30 votos; Arcebispo de Palmyra, com 30; Marquez de Loulé, com 29; Bispo do Algarve, com 28; Barão de Chancelleiros, com 27; Manoel Duarte Leitão, com 25; Joaquim Antonio de Aguiar, com 21.

O Sr. Presidente designou o dia terça-feira 15, para a seguinte sessão, e que a ordem do dia seria leitura de pareceres de commissões, e levantou a sessão pelas tres horas e meia.

Relação dos dignos Pares que estiveram presentes na sessão de li do corrente. Os Srs. Cardeal Patriarcha, Silva Carvalho, Duque de Saldanha, Marquez de Ficalho, Marquez de Fronteira, Marquez das Minas, Marquez de Ponte de Lima, Arcebispo de Palmyra, Conde das Alcaçovas, Conde de Avilez, Conde do Bomfim, Conde de Porto Côvo de Bandeira, Conde, da Ribeira Grande, Conde do Sobral, Conde de Tavarede, Bispo do Algarve, Bispo de Beja, Visconde de Algés, Visconde de Benagazil, Visconde de Castellões, Visconde de Fonte Arcada, Visconde de Laborim, V. de Ovar, Barão de Chancelleiros, Barão da Vargem da Ordem, Jervis de Atouguia, Silva Ferrão, Margiochi, Tavares de Almeida, Aguiar, Larcher, Macario de Castro, Duarte Leitão, Portugal e Castro, e Mello Brayner.