O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1330

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTRACTO DA SESSÃO DE 28 DE MAIO DE 1861

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. VISCONDE DE LABORIM

VICE-PRESIDENTE

Secretarios: os dignos pares Conde de Peniche

Conde da Ponte

(Assistiam os srs. presidente do conselho, e ministros da guerra e fazenda.)

Pelas duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 28 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. José Maria Eugenio: — Mando para a mesa a carta regia, pela qual Sua Magestade houve por bem nomear par do reino o sr. conselheiro Francisco José da Costa Lobo.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — Leu-a.

O sr. Conde de Rio Maior: — Fui encarregado pelo sr. conde da Azinhaga de participar á camara que s. ex.ª não tem comparecido ás sessões por motivo de doença.

O sr. Presidente: — Acham-se nos corredores d'esta camara dois dignos pares que vêem tomar assento n'ella; nomeio portanto o sr. conde de Thomar e o sr. visconde de Algés para os introduzir na sala.

(Entraram, prestaram juramento e tomaram o devido assento os ex.mos srs. José Augusto Braamcamp, e José Lourenço da Luz).

O sr. Ferrão: — Tenho a honra de renovar n'esta sessão a iniciativa de dois projectos de lei: um d'elles, que já foi por mim apresentado em 1858, é relativo a credito predial, e o outro é uma proposta repressiva das faltas dos dignos pares.

Não cançarei a camara com a leitura d'estes dois proje-

Página 1331

1331

ctos, pois elles já são bem conhecidos por ella; portanto peço a V. ex.ª que, segundo o regimento, 03 mande imprimir e distribuir competentemente (apoiados).

O sr. Visconde de Algés: — Pede licença para dizer que o assumpto (d'estes dois projectos de lei são de alta transcendencia, que por isso requeria que se consultasse a camara, a fim de serem impressos no Diario de Lisboa, alem da impressão em separado e distribuição.

Consultada a camara, ta proposta do sr. visconde de Algés foi approvada.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á nomeação da commissão de legislação...Peço aos dignos pares que façam as suas listas.

Feita a chamada, verificou-se terem entrado na uma 33 listas, maioria 17, obtendo maior numero de votos os dignos pares:

Visconde de Algés.................31 votos

Aguiar..........................30 »

Mello e Carvalho..................30 »

Visconde de Fornos................29 »

Vellez Caldeira....................28 »

Ferrão...........................26 »

Visconde de Laborim...............22 »

O sr. Ferrão: — Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer da commissão sobre a carta regia, pela qual Sua Magestade houve por bem nomear par do reino o sr. conselheiro Francisco José da Costa Lobo (leu-o). Entrou em discussão o

PARECER N.° 4

A commissão nomeada em conformidade com o disposto no artigo 97.° do regimento d'esta camara, examinou com a devida attenção a carta regia datada de 17 de maio de 1861, pela qual foi elevado á dignidade de par do reino Francisco José da Costa Lobo; e attendendo á legalidade do diploma é de parecer que prestando o devido juramento e observadas as formalidades do estylo se lhe dê assento n'esta camara.

Sala da commissão, em 28 de maio de 1861. = Visconde de Castro = Sequeira Pinto = Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

Foi approvado sem discussão.

O sr. Presidente: — Segundo o regimento segue-se a nomeação da commissão dos negocios externos, que é de cinco membros.

Tendo-se procedido á chamada verificou-se terem entrado na uma 31 listas, maioria 16, obtendo maior numero de votos os dignos pares:

Visconde de Balsemão.............. 29 votos

Visconde de Castro................ 28 »

Visconde da Luz................. 24 »

Conde de Thomar................. 20 »

Conde da Ponte................... 16 »

O sr. Presidente: — Passamos agora á commissão de guerra.

Feita a chamada verificou-se haverem entrado na uma 24 listas, maioria 13, saíndo mais votados os dignos pares:

Conde do Bomfim................. 24 votos

José Maria Baldy................. 23 »

D. Antonio José de Mello........... 23 »

Visconde da Luz.................. 22 »

Duque de Saldanha................ 21 »

Barão de Pernes.................. 21 »

Conde da Ponte de Santa Maria..... 20 »

Verificando-se em seguida não haver numero na sala disse O sr. Presidente: — Não ha numero na casa. Alem d'isso são já perto de cinco horas. Teremos portanto sessão na sexta-feira, e a ordem do dia será a continuação da nomeação das commissões, e o parecer n.º 3,. que hoje se distribuiu. — Está levantada a sessão. Eram quasi cinco horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 28 de maio de 1861

Os srs.: Visconde de Laborim; marquezes, de Ficalho, de Loulé, de Ponte de Lima, e de Vallada; condes, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, e de Thomar; viscondes, de Algés, de Benagazil, de Castro, da Luz, e de Sá da Bandeira; barões, de Foscoa, das Larangeiras, de Pernes, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Antonio José d'Avila, Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Sequeira Pinto, Pereira de Magalhães, Ferrão, Margiochi, Moraes Pessanha, Aguiar, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, Larcher, José Augusto Braamcamp, Eugenio de Almeida, José Maria Baldy, José Lourenço da Luz, Silva Sanches, Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×