O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1380

4580

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTRACTO DA SESSÃO DE 3 DE JUNHO DE 1861

presidência do exmo sr- visconde de laborim vice-presidente

t 8«™tafa« °S d!«n0S Pa-íS:Peedroe Et Rio.

(Assistiam os srs. ministros ãa guerra e fazenãa.)

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 29 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. Secretario (Conãe ãe Peniche): — Deu conta de um officio do ministério do reino, accusando a recepção de um que por esta camará lhe fora enviado, participando achar-se a sua mesa organisada para a actual sessão.

Para o archivo.

O sr. Ferrão:—Adverte que o projecto inserto no Diário ãe Lisboa de quinta-feira passada, e que teve a honra de apresentar n'esta camará, vem com dois artigos errados; o artigo 11.° tem duas palavras trocadas, o que o torna inintelligivel; e o artigo 18.°, no ?j 1.°, traz também algumas palavras trocadas, que lhe alteram o sentido. Disse que já tinha feito na secretaria as competentes correcções, mas que apesar d'isso pede ao sr. presidente se digne mandar lançar na acta áquellas correcções para serem attendidas quando se publicar a sessão correspondente.

O sr. Presidente:—Isso cabe na alçada da mesa; e por consequência será satisfeito o desejo do digno par.

O sr. Marquez ãe Pombal: — Participa que o sr. marquez de Alvito o encarregara de participar á camará que não pôde assistir por emquanto ás sessões porque negócios de família o obrigam a demorar-se em Alvito.

ORDEM DO DIA

ELEIÇÕES SAS COMMISSÕES

O sr. Presiãente:—Annunciou que se passava á eleição de um membro que falta para a commissão de marinha e ultramar, e convidou os dignos pares a fazerem a sua lista. (Pausa.)

Feita a chamaãa, proceãeu-se á eleição; e, tenão entraão na urna 34 listas, apuraãas ellas saiu eleito o sr.:

Visconde de Ovar, com.............20 votos

O sr. J. A. ãe Aguiar: — Participa, da parte do sr. visconde de Balsemão, que s. ex.a chegou hoje mesmo a Lisboa, mas que não pôde vir á camará n'este dia, o que fará na primeira sessão.

Eleição ãa commissão ãe aãministração publica. O sr. Presiãente: — Annunciou que esta commissão constava de sete membros.

Feita a chamaãa, entraram na urna 34 listas; e, feito o escrutínio, saíram eleitos os srs.:

José Lourenço da Luz, com.........29 votos

Joaquim Larcher..........•........22 »

Braamcamp......................20 s

Conde de Thomar.................18 »

Silva Sanches.....................18 >

Eugénio de Almeida...............18 >

Faltanão um membro, correu segundo escrutínio, para o qual basta a maioria relativa; e, tenão entrado na urna 35 listas, corrião o escrutínio, saiu eleito o sr.:

Visconde de Algés, com............15 votos

O sr. Presiãente:—Temos agora que eleger a commissão de instrucção publica, que se compõe de cinco membros. (Pausa.)

O sr. Presiãente:—Peço a attenção da camará. Como receio que logo não haja numero, acho conveniente fazer ver á camará a necessidade que ha de se nomearem dois membros para a commissão do regimento, que sendo de tres membros se acha reduzida a um; porque um dos seus membros, que sou eu, passou para a mesa, e outro, o sr. Rodrigo da Fonseca Magalhães, morreu, restando só o sr. visconde de Algés. Isto é um objecto de ponderação e urgência, e por isso julgo dever fazer sentir á camará a conveniência de se nomearem os dois membros que faltam n'a-quella commissão.

O sr. Conãe ãe Thomar:—Isso pertence á mesa, está na sua alçada (apoiaãos).

O sr. Presiãente:—N'esse caso nomeio, sendo do agrado da camará, os dignos pares os srs. Silva Ferrão e Felix Pereira de Magalhães.

(Entrou o sr. ministro ãas obras publicas.) Passou-se á eleição ãa commissão ãe instrucção publica; e, tenão entraão na urna 35 listas, feito o apuramento, saíram eleitos os srs.;

Cardeal Patriarcha, com............ 27 votos

Aguiar.......................... 23 »

Marquez de Vallada............... 22 »

Baldy........................... 20 »

Como faltasse ainãa um membro, proceãeu-se a segunão escrutínio; e, tenão entraão na urna 27 listas, saiu eleito o sr.:

Conde de Thomar, com............. 20 votos

O sr. Presiãente:—Passemos á eleição da commissão de obras publicas. São seis membros.

O sr. Conãe ãe Thomar:—Não pôde ser. Ou ha de ser de cinco ou de sete. Comtudo parece-lhe que deve ser de sete, por ter de occupar-se de objectos mui importantes.

O sr. Aguiar:—Também lhe parece o mesmo. E impossivel ser de seis membros: como se ha de fazer quando a commissão se dividir? Não ha de haver parecer?

O sr. Presiãente:—Ha uma deliberação da camará para que seja de seis.

O sr. Conãe ãe Thomar:—Pois consulte v. ex.a a camará sobre o numero de membros de que deve ser composta a commissão. Provavelmente foi algum digno par que se pediu, e se aggregou aos cinco.

0 sr. Presiãente:—Vou consultar a camará. A camará resolveu que a commissão fosse composta ãe sete membros.

O sr. Conãe ãe Thomar: — Sr. presidente, em quanto ha numero na casa, desejava fazer a proposta para que, depois de eleitas todas as commissões de negócios relativos ao orçamento, fosse encarregada a mesa de nomear as outras commissões, isto é, a de commercio, industria e agricultura, a de petições e a de redacção (apoiaãosj.

O sr. Presiãente: — Depois de nomeada a das obras publicas?

O Oraãor: — E melhor que se consulte agora a camará, porque mais tarde, é provável que não haja numero. Por este modo ficam hoje concluídas as nomeações de commissões, se a camará approvar a proposta.

Consultaãa a camará, foi a proposta approvada. Passou-se em seguida á eleição da commissão ãe obras publicas ; e, tenão entraão na urna 22 listas, corrião o escrutínio, saíram eleitos os srs.:

Baldy, com.......................21 votos

Silva Costa......................20 »

Visconde da Luz..................19 »

Larcher.........................17 »

Marquez de Ficalho...............16 »

Conde de Thomar.................16 »

E, como faltasse ainãa um membro, proceãeu-se a segunão escrutínio; e, tenão entraão na urna 19 listas, saiu eleito por maioria relativa o sr.:

Visconde de Castro, com.............9 votos

O sr. Presiãente: — Como a mesa foi auctorisada a nomear as commissões de agricultura, commercio e industria, a de petições e a de redacção, devo declarar que ella pensará, como deve," sobre este objecto, e apresentará o resultado que houver decidido na próxima sessão, que ha de ter logar na quarta-feira 5 do corrente.—Está fechada a sessão. Passava ãas cinco horas ãa tarãe.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 3 de junho de 1861

Os srs.: Visconde de Laborim; marquezes, de Pombal e de Vallada; condes, das Alcáçovas, d'Alva, de Mesqui-tella, de Penamacor, de Peniche, do Rio Maior e de Thomar; viscondes, de Algés, de Castro, de Fornos de Algodres e de Sá da Bandeira; barões, de Foscoa, das Laran-geiras e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Antonio José d'Avila, Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Sequeira Pinto, Pereira de Magalhães, Ferrão, Francisco José da Costa Lobo, Margiochi, Aguiar, Joaquim Filippe

Página 1381

de Soure, José Joaquim dos Eeis e Vasconcellos, Larcher, José Augusto Braamcamp, Eugénio de Almeida, José Maria Baldy, José Lourenço da Luz, Silva Sanches, Marino Miguel Franzini, Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco e Brito do Rio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×