O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 41

SESSÃO DE 35 DE JUNHO BE 1900

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios - os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Antonio Luiz Rebello da Silva

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O sr. ministro dos negocios estrangeiros faz a declaração de que o governo, presidido pelo sr. conselheiro José Luciano de Castro, pedira a sua demissão, e de que fôra encarregado de organisar novo gabinete o sr. conselheiro Hintze Ribeiro. - O sr. presidente encerra a sessão e aprasa a subsequente.

Ideias duas horas e quarenta minutos da tarde, verificando-se a presença de 25 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte

EXPEDIENTE

Officio do ministerio do reino, acompanhando a seguinte

Carta regia

José Maria Rodrigues de Carvalho, par do reino, presidente da camara dos dignos pares do reino, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar.

Attendendo ao que me haveis representado: hei por bem conceder-vos a exoneração do cargo de presidente dá mesma camara.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e demais effeitos.

Escripta no paço das Necessidades, em 23 de junho de 1900. = EL-REI. = José Luciano de Castro.

Officio do sr. ministro da guerra, satisfazendo um requerimento do digno par conde do Bomfim.

Á secretaria.

Officio do sr. ministro dos negocios estrangeiros, remettendo 150 exemplares do Livro branco, da conferencia internacional da paz.

Á secretaria.

Officio do sr. juiz de direito da 6.ª vara, pedindo lhe seja dito se a camara dos dignos pares concede licença, a fim de ali ser ouvido como testemunha o digno par Francisco Simões Margiochi.

A camara concedeu a licença pedida.

(Estando presente o sr. ministro dos negocios estrangeiros s. exa. pede a palavra.)

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Veiga Beirão): - Sr. presidente, não tendo podido comparecer hoje n'esta casa do parlamento o sr. conselheiro José Luciano de Castro, encarregou-me s. exa. a mim, como sendo o ministro mais antigo da actual situação, de communicar a v. exa. e á camara que tendo, o governo comprehendido que não podia contar com a confiança da corôa, nos termos que julgava indispensaveis para continuar á frente dos negocios publicos, entendeu que devia apresentar a demissão collectiva do ministerio a Sua Magestade El-Rei, a qual o mesmo augusto senhor se dignou acceitar.

Cumpre-me mais participar a v. exa. e á camara que foi encarregado de organisar o novo ministerio o sr. conselheiro Hintze Ribeiro.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente:- Em vista da declaração do sr. ministro dos negocios estrangeiros, dou por encerrados os trabalhos de hoje.

A seguinte sessão será na próxima quarta feira á hora regimental.

Eram duas horas e quarenta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 25 de junho de 1900

Exmos. srs.: Eduardo José Coelho; Marquez de Penafiel; Condes, da Azarujinha, do Casal Ribeiro, de Macedo, de Martens Ferrão, de Monsaraz, da Ribeira Grande, de Villa Real; Visconde de Athouguia; Moraes Carvalho, Costa Lobo, Arthur Hintze Ribeiro, Palmeirim, Cypriano Jardim, Fernando Larcher, Coelho de Campos, Ferreira do Amaral, D. João de Alarcão, Correia de Barros, Frederico Laranjo, Abreu e Sousa, Rebello da Silva, Pessoa de Amorim, Pereira Dias.

O redactor = A. Alves Pereira.