O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

943

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO DE 4 DE ABRIL DE 1865

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. SILVA SANCHES

PRESIDENTE SUPPLEMENTAR

Secretarios, os dignos pares

Conde de Peniche

Visconde de Villa Maior

Pelas tres horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 34 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente contra a qual não houve reclamação.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — Mencionou a seguinte correspondencia.

Um officio do ministerio da justiça, participando não poder satisfazer o requerimento do digno par visconde de Gouveia, que pedia copia das contas da despeza feita com as obras e utensilios da casa onde actualmente se acham os tribunaes da cidade do Porto, porque não estando ainda ultimadas as despezas não é possivel apresentar por emquanto as mencionadas contas.

Do ex.mo sr. marquez de Niza, participando á camara que por incommodo de saude não compareceu n'esta sessão e faltará a mais algumas.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — Dou parte á camara de que o digno par o sr. conde de Alva, não póde comparecer por doente; o digno par o sr. visconde de Monforte por ter que ir para o Alemtejo; e o digno par o sr. conde da Ponte por ter que partir para o Porto.

O sr. Conde de Torres Novas: — Sr. presidente, mando para a mesa o seguinte:

REQUERIMENTO

Requeiro que o governo, pelo ministerio do reino, remetto a esta camara a representação que fez a actual commissão da santa casa da misericordia de Torres Novas, para a creação de uma botica para o seu hospital, e acompanhado de todas as informações sobre o assumpto do governador civil do districto de Santarem e do administrador do concelho de Torres Novas, e se o governo já tomou alguma resolução sobre este importante negocio e qual foi.

Sala da camara dos dignos pares, em 4 de abril de 1865. = Conde de Torres Novas.

Aproveitando esta occasião direi, que tendo annunciado uma interpellação ao sr. ministro da marinha, desejava saber se s. ex.ª já fez alguma participação declarando-se habilitado para responder; porque alguns dos pontos sobre que pretendo interpellar a s. ex." são muito urgentes, e não se podem espaçar. No caso de s. ex.ª ainda não ter respondido, peço a V. ex.ª que se lhe faça uma nova communicação.

Lido na mesa o requerimento, foi expedido.

O sr. Baldy: — Peço a palavra para mandar para a mesa o seguinte requerimento, de que peço urgencia (leu).

«Requeiro que, pelo ministerio da guerra, sejam remettidas com urgencia a esta camara as informações semestres relativas ao general Lobo d'Avila, desde 1840 até 1864-; a ordem por que se lhe intimou a prisão em outubro de 1843, e pela qual devia ser elle informado do motivo por que era preso, de que a prisão era correccional e do tempo dá sua duração; a ordem -que exonerou o referido general do commando do material de artilheria da 8.ª ou 7.ª divisão militar, com declaração dos motivos que determinaram a sua expedição; a ordem que o nomeou commandante do material de artilheria para a 10.ª divisão militar e os motivos por que se lhe deu esta collocação, a participação que