O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

314 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

senão duas soluções, e para preparal as [...] diante do homem d'estado senão dois [...] sistencia e o da transacção. Ao jornalista, [...] lendario, ao paniphletario illustre, ao principio politico de 1846, ao varão prestante, que tantos e tão [...] serviços prestou outr'ora á causa da liberdade, n'essa segunda e não menos amua quadra da nossa [...] liberal, ao chefe apparente do actual governo, está naturalmente vedado pelos seus antecedentes politicos, o caminho da repressão, da resistencia. Restava-lhe o da transacção. Sem affirmar ou discutir n'este momento, qual dos dois seria o melhor, o que porém, sabemos já pelas declarações officiaes, é que em nenhum d'estes caminhos, s. exa. ou o governo, darão um só passo, o que em presença das instantes exigencias da idéa nova, das aspirações legitimas da sociedade moderna, o gabinete, que nem póde, nem sabe, seguir o caminho da resistencia, que não quer inclinar-se aos meios de transicção, que não reconhece [...] urgente necessidade de resolver o problema, ou de preparar-lhe a solução, deliberou, não sei se mais por força inercia, producto natural da sua confessada fraqueza, se por falta de sciencia e de consciencia dos difficuldades da epocha, revelada tambem nas suas proprias palavras, manter no que diz respeito a instituições politicas, um statu quo, que, para o actual governo, póde ser transitorialmente commodo, mas que, para essas instituições, se me afigurar manifesta e eminentemente perigoso. (Apoiados.)

De um gabinete assim constituido, sr. presidente, de um gabinete com tal programem, ou antes, com tal ausencia de programma politico, e em tão difficil e grave conjunctura, é que, a meu ver, poderia dizer-se, affirmar-se com fundada convicção, que elle não está á altura, da gravidade das circumstancias.

E baseando-me em tal convicção, salva a grammatica e a logica da phrase, que não é minha, poderia eu traduzirei o meu pensamento em moção e mandal a para a mesa, com bem mais justiça e fundamento do que o fazia, ha [...] sr. Barjona, enviando para a mesa uma moção similhante em relação ao governo transacto.

Não o faço, porém, sr. presidente, porque na opposição franca, aberta e leal que hei de fazer ao gabinete, procurarei sempre, e aproveito esta ocasião para o affirmar, ser moderado e cordato, cingir-me, não ás praticas, mas á indole propria e ao caracter da missão constitucional d'esta camara, tal como eu a comprehendo, tal como ha pouco defini. (Apoiados.)

Das palavras pronunciadas na outra casa do parlamento pelo sr. Sampaio, que, por assim dizer, aponte sua nos veiu dizer que o actual governo era fraco, que não tinha nem queria ter programma, que a sua missão se limitaria a procurar fazer algum bem, se o deixassem, parece claramente deduzir-se que o ministerio actual é e se considera a si proprio como um gabinete transitorio e de pura administração. E eu, sr. presidente, que nunca, poderia confiar á priori no gabinete debaixo do ponto de vista politico, porque as minhas idéas politicas divergem profundamente as apregoadas pelo partido que hoje se acha representado no poder, que ainda menos confio politicamente, no governo actual, e já disse porque, depois das declarações [...] politica do sr. Sampaio, nego-lhe tambem desde já, terminante e categoricamente a minha confiança no campo exclusivamente administrativo em que s. exa. e o governo parece que desejam ser julgados e apreciados, não só porque as, minhas idéas sobre administração publica differem tambem e essencialmente das opiniões conhecidas dos membros do governo, mas muito principalmente que ainda me não esqueceram os oito annos quasi ...ruptos da desgraçada administração regeneradora! (Apoiados repetidos.)

Estas as rasões fundamentaes porque não confio no gabinete presidido pelo sr. Sampaio.

Sr. presidente, visto que estou com a palavra, peço licença: para mandar para a mesa um requerimento, que não fundamento, porque me lembro ainda de ter sido ha poucos dias tão viva quão justamente increpado por um respeitabilisado collega, nosso, por ter procedido, em occasião analoga, por modo diverso. V. exa. porém, interpretando o requerimento as praxes d'esta casa, como melhor entender, submetter não á discussão, mas em todo o caso fará racaír sobre elle uma votação, quando o tiver por conveniente.

Passo a lêl-o.

(Leu.)

Leu-se na mesa o seguinte:

Requerimento

Requeiro:

1.° Que pelo ministerio dos negocios do reino, seja remettida como urgencia a esta camara, copia dos documentos que constituem o processo da syndicancia ultimamente feita aos actos da camara municipal de Lisboa, embora tal processo esteja actualmente affecto ao exame da procuradoria geral da corôa e fazenda.

2.° Que logo que tal copia de entrada na secretaria da camara, seja mandada publicar na folha official, ainda que n'essa data a secção legislativa tenha já sido encerrada ou adiada. = Henrique de Macedo.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Rodrigues Sampaio): - Sr. presidente, evidentemente nós somos fracos mas por isso mesmo foi pouca generosidade, depois de nos julgarem assim, promoverem nos desde logo guerra tamanha; era melhor mover essa guerra contra um governo forte que estivesse sentado n'estas cadeiras.

Se aqui estivesse o sr. Fontes, certamente que o governo seria um governo forte, mas dar-lhe-ia o digno par o seu apoio?

Eu creio que não.

A desgraçada logica tambem hoje soffreu tratos horriveis: o digno par, o sr. Ferrer, declarou que a formação do ministerio foi inconstitucional; o digno par que acaba de fallar achou, pelo contrario, que o ministerio tinha sido formado constitucionalmente.

Na verdade a logica aqui é forte!

Se fosse preciso que as opposições fossem coherentes, ellas hoje tinham ficado desfeitas mas nas opposições não é necessario haver essa homogeneidade, cada um póde atacar por qualquer motivo sem colligação, como se tem feito até aqui, e no fim commum do deitarem o ministerio abaixo, sem que depois qualquer dos illogicos fique habilitado para formar uma administração; nós, porém, temos esse defeito.

O sr. Fontes devia ser o presidente do conselho, mas havia um inconveniente, que exa. a grande difficuldade creada pelas declarações solemnes de s. exa. por mais de uma vez remetidas, de que não seria o succesor do governo transacto.

Se s. exa. estivesse aqui sentado, accusal-o-íam de ter faltado ás [...] promessas e por faltar á sua palavra, como agora estão sendo combatidos alguns dos ministros porque n'este ou n'aquelle assumpto foram d'este ou d'aquelle parecer; ora, por este modo não ha logica possivel, e o illustre cavalheiro que não vejo sentado no seu logar, teria de ficar inhibido de formar ministerio pelas declarações ultimamente feitas.

Ora, o mundo governa-se pouco pela logica, governa se mais dos actos; e se eu quizesse ler jornaes, poderia concluir e demostrar, que o tratado de Lourenço Marques foi combatido por muitos que depois e approvaram.

D'esta fórma não podiamos marchar; a logica faria com que se não dásse um passo.

Não faço politica retrospectiva n'esta casa, nem a quiz fazer na outra camara. Perguntaram ali qual era a opinião do governo cobre o tratado de Lourenço Marques; respondi que o tratado estava pendente n'esta camara, e aqui