O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 7 DE JULHO DE 1887 615

Prefere dizer a verdade tal como ella é, a deixar-se embalar por illusões, quando nos tiram as colonias a troco de elogios de momento, e pela troca de condecorações que costumam acompanhar estes tratados.

(O discurso do digno par será publicado na integra quando s. exa. o devolver.)

O sr. Presidente: - Como não ha mais ninguem inscripto, vae votar-se a proposta de adiamento do ar. Bocage.

Posta a votação, foi rejeitada.

O sr. Presidente: - Agora vae votar-se o projecto na sua generalidade.

O sr. camara Leme: - Requeiro a v. exa. que consulte a camara sobre se quer votação nominal.

Consultada a camara, resolveu affirmativamente.

O sr. Presidente: - Em vista da resolução da camara, vae proceder-se á chamada.

Os dignos pares que approvam a generalidade do projecto dizem approvo, os que a rejeitam dizem rejeito.

Procedeu-se á chamada.

Disseram approvo os dignos pares: João Chrysostomo de Abreu e Sousa, marquez de Rio Maior, condes de Alte, do Bomfim, de Castro, de Linhares, de Magalhães; viscondes de Benalcanfor e de Borges de Castro; barão de Salgueiro, Adriano Machado, Agostinho de Ornellas, Quaresma de Vasconcellos, Silva e Cunha, Barros e Sá, Henriques Secco, Costa Lobo, A. J. da Cunha, Pinheiro Borges, Wan Zeller, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Candido de Moraes, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, J. J. de Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, José Horta, José Pereira, José Tiberio, Pereira Dias, Miguel Osorio Cabral, Sebastião Calheiros, Serra e Moura e Thomás de Carvalho.

Disseram rejeito os dignos pares: Andrade Corvo, conde de Ficalho, visconde de Moreira de Rey, Telles de Vasconcellos, Hintze Ribeiro, Coelho de Carvalho, A. A. de Aguiar, Barbosa du Bocage, Camara Leme, Vaz Preto e Luiz Bivar.

O sr. Presidente: - Está pois approvada a generalidade do projecto por 37 votos contra 11.

Em seguida foi approvada a especialidade sem discussão, ficando prejudicada a moção do digno par o sr. conde do Bomfim.

O sr. Miguel Osorio: - Participo a v. exa. e á camara que o digno par o sr. Teixeira de Queiroz não tem podido comparecer ás ultimas sessões em rasão do fallecimento de uma pessoa de familia.

Peço, pois, a v. exa. que, segundo é o costume em casos similhantes, mande desanojar aquelle nosso digno collega.

O sr. Presidente: - Em vista da participação que acaba de ser feita, nomeio para desanojarem o nosso collega sr. Teixeira de Queiroz os dignos pares os srs. Miguel Osorio e José Pereira.

A proxima sessão terá logar ámanhã, 8 do corrente, sendo a ordem do dia a discussão dos pareceres n.ºs 64, 65, 66, 67, 68, 69 e 71.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas e vinte e cinco minutos.

Dignos pares presentes na sessão de 7 de julho de 1887

Exmos. srs.: João Chrysostomo de Abreu e Sousa; João de Andrade Corvo; marquez de Rio Maior; condes, de Alte, do Bomfim, de Castro, de Ficalho, da Folgosa, de Linhares, de Magalhães, de Paraty; viscondes, de Benalcanfor, de Borges de Castro, de Moreira de Rey; barão do Salgueiro; Aguiar, Quaresma, Silva e Cunha, Barros e Sá, Henriques Secco, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles da Vasconcellos, Augusto Cunha, Carlos Bento Hintze Ribeiro, Margiochi, Van Zeller, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Candido de Moraes, Valladas, Vasco Leão, Andrada Pinto, Coelho de Carvalho, Baptista de Andrade, Castro, Fernandes Vae, Silva Amado, Lobo d'Avila, Ponte Horta, José Pereira, Mexia Salema, Sampaio e Mello, Bocage, Camara Leme, Luiz Eivar, Pereira Dias, Vaz Preto, M. Osorio Cabral, Gonçalves de Freitas, Calheiros, Thomás de Carvalho, Antunes Guerreiro, Bandeira Coelho, Pinheiro Borges, Ornellas, Cardoso de Albuquerque, Serra e Moura, Adriano Machado.

Redactor: - Alberto Pimentel.