O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

636 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

que tanto a respeito da instrucção primaria elementar e complementar, como em relação á instrucção secundaria, e a algumas outras escolas, nada tinhamos feito; absolutamente nada.

A respeito do ensino primario superior fallou s. exa. muito dizendo, que servia para conduzir os aluirmos para as diversas profissões; mas confessou que estavamos completamente privados d´elle. Mais uma rasão para tudo se reunir no ministerio.

Com relação ás escolas normaes o digno par apresentou uma theoria muito extraordinaria S. exa. é de opinião que se estabeleçam estas escolas nas differentes terras do paiz, mas não encontra em Lisboa nem no Porto elementos para ellas poderem viver! De modo que suo muito pequenas as pensões de 7$000 réis para se povoarem as escolas das duas capitaes do paiz; e haviam de ser frequentadas com pensões muito menores as escolas das provincias! A de Angra fechou-se por falta de alumnos, e a do Evora todos sabemos como funcciona.

Sr. presidente, eu não desejo levantar expressões que escapam no fogo da discussão; mas, francamente, não gostei que o digno par viesse fallar das nodoas das alumnas da escola normal. Não me parece proprio do parlamento fazerem-se referencias d´esta ordem, verdadeiras ou de mera phantasia.

Sr. presidente, muito mais tinha que dizer; mas a hora deu, e não quero soffrer o martyrio de levar a palavra para casa. Já fiz isso uma vez quando era deputado, e a consequencia foi sonhar toda a noite com o projecto que se discutia; e como não desejo que me aconteça agora o mesmo, termino aqui as minhas considerações.

Resta-me pedir desculpa a v. exa. e á camara do tempo que lhes tomei, e á nova amabilidade que me dirige agora o meu amigo e collega, o sr. Bernardino Machado, correspondo acceitando e retribuindo o seu abraço, e sentindo ter-me visto obrigado a combater algumas das suas proposições. (Apoiados.)

Vozes: - Muito bem.

(O orador foi comprimentando pelos dignos pares presente e pelo sr. ministro da instrucção publica.)

O sr. Presidente: — A primeira sessão é ámanhã, 17 do corrente, e a ordem do dia a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 16 de julho de 1890

Exmo. srs. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel, Antonio José de Barros e Sá; Marquezes, da Praia e de Monforte, de Vallada; Condes, das Alcaçovas, de Alte, da Arriaga, d´Avila, do Bomfim, de Carnide, de S. Januario, de Thomar; Bispo da Guarda; Viscondes, da Azarujinha, de Castro e Solla, de Moreira de Rey, de Paço de Arcos, de Soares Franco, de Valmor; Moraes Carvalho, Sousa e Silva, Antonio José Teixeira, Pinto de Magalhães, Cau da Costa, Neves Carneiro, Bernardino Machado, Bernardo de Serpa, Cypriano Jardim, Firmino João Lopes, Barros Gomes, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Baima de Bastas, Calca e Pina, Coelho de Carvalho, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Rosa Araujo, José Luciano de Castro, Mello Gouveia, Sá Carneiro, Mexia Salema, Bocage, Luiz de Lencastre, Camara Leme. Sousa Avides, Vaz Preto, Franzini, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Placido de Abreu, Rodrigo Pequito, Thomás Ribeiro.

O redactor = Ulpio Veiga.