O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 45

SESSÃO DE 5 DE ABRIL DE 1884

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta.— Não houve correspondencia. — Ordem do dia: Continua a discussão do parecer n.° 239, sobre o projecto de lei n.° 246. — Usam da palavra os dignos pares os srs. visconde de Chancelleiros e Vaz Freto.

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 24 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

(Estava presente o sr. presidente do conselho.)

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: — Não havendo nenhum digno par inscripto vamos entrar na ordem do dia.

Tem a palavra o sr. visconde de Chancelleiros.

O sr. Visconde de Chancelleiros: — Impugnou pela segunda vez o projecto, deduzindo a esse fim varios argumentos e reforçando outros dos que já empregara.

(O discurso de s. exa. será publicado quando nol-o restitua.)

Leu-se na mesa a seguinte

Proposta

Proponho que a redacção do projecto em discussão seja substituida pela redacção do projecto original apresentado pelo governo na camara dos senhores deputados. = V. de. Chancelleiros.

O sr. Vaz Preto: — Allega o que o moveu a acceitar as reformas, mau grado votando o projecto, contraste a opinião manifestada por quasi todos os oradores que o tinham precedido.

Não se faziam reformas politicas quotidianamente, sendo por isso mister que os homens que gerem a administração publica buscassem ensejo opportuno para as realisarem.

A sociedade progride, e é a elles a quem cumpre observar diligentemente as alternativas do espirito publico, a fim de evitarem quaesquer consequencias funestas que possam advir á socidade.

Em abono d’esta asserção, citou o orador diversos factos historicos.

Os homens de estado que perscrutam e examinam o andamento dos negocios publicos, no intuito de precaverem futuros males, tratam prudentemente de apresentar um projecto consoante ao que se discute, sendo por isso dignos de louvor.

A par disto resulta d’ahi a vantagem de se poder tratar depois com mais desvelo e maior attenção o importante estudo das questões financeiras, de cuja regeneração depende no porvir a nossa autonomia.

O orador fez ainda alguns encarecimentos a proposito do projecto que se discute e fica ainda com a palavra reservada para a sessão seguinte.

(O discurso do digno par será publicado quando s. exa. o devolver.)

O sr. Presidente: — Fica v. exa. com a palavra reservada.

A seguinte sessão terá logar na segunda feira, 7 do corrente, continuando a mesma ordem do dia.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 5 de abril de 1884

Exmos. srs. João de Andrade Corvo j Duque de Palmella; Marquezes, de Penafiel, de Sabugosa, de Vallada; Condes, das Alcaçovas, de Alte, do Bomfim, do Casal Ribeiro, de Gouveia, de Linhares, de Margaride, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Valbom; Bispo, de Bragança5 Viscondes, de Alves de Sá, da Arriaga, de Asseca, de Chancelleiros, de S. Januario, de Moreira de Rey, de Soares Franco, de Villa Maior, de Almeidinha, de Azarujinha; Barão de Santos; Ornellas, Aguiar, Pereira de Miranda, Sousa Pinto, Barros e Sá, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Pequito de Seixas, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Cauda Costa, Palmeirim, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Montufar Barreiros, Costa e Silva, Margiochi, Henrique de Macedo, Larcher, Jeronymo Maldonado, Mártens Ferrão, Mendonça Côrtez, Pestana Martel, Gusmão, Gomes Lages, Braamcamp, Castro, Fernandes Vaz, Ponte Horta, Mello Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu, Calheiros, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida, Bocage.

45