O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 642

Exmo. Srª Anna José da Camara, natural da freguezia de S. Bartholomeu do Beato, concelho dos Olivaes, diocese de Lisboa; não fez testamento e deixou seis filhos menores e foi sepultado de caixão á cova no cemiterio publico de Nossa Senhora dos Prazeres, para onde foi conduzido decentemente em um coche e ali ficou encerrado em jazigo. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assigno. En ut supra.— O prior, João dos Santos da Mata. »

Está conforme. Santos o Velho, 25 de junho de 1890.= Prior, Domingos da Silva.

N.° 4

Comarca de Lisboa. — 1.° districto criminal. — Certificado.— Attesto que dos boletins archivados no registo criminal d´esta comarca de Lisboa nada consta contra o marquez das Minas, filho de D. Braz da Silveira e de D. Eugenia de Sousa Holsteins, natural de Lisboa, concelho de Lisboa, districto de Lisboa.

Registo criminal da comarca de Lisboa, 1.° districto criminal, em 25 de junho de 1890.= Pelo escrivão encarregado do registo, o escrivão do terceiro officio, Henrique Maria Nobre. = (Segue o reconhecimento.)

N.° 5

Comarca de Lisboa. — 2.° districto criminal. — Certificado.— Attesto que dos boletins archivados no registo criminal d´esta comarca de Lisboa nada consta contra o marquez das Minas, filho de D. Braz da Silveira e de D. Eugenia de Sousa Holstein, natural de Lisboa.

Registo criminal da comarca de Lisboa, em 25 de junho de 1890. = Pelo escrivão encarregado do registo, o escrivão interino, Luiz Antonio Dias Pereira. — (Segue o reconhecimento.)

N.°6

Comarca de Lisboa.— 3.° districto criminal. — Certificado.— Attesto que dos boletins archivados no registo criminal d´esta comarca de Lisboa nada consta contra Alexandre da Silveira e Lorena, marquez das Minas, filho de D. Braz da Silveira e de Eugenia de Sousa Holstein, natural d´esta cidade.

Registo criminal da comarca de Lisboa, 23 de junho de 1890. = O escrivão encarregado do registo, Accacio Joaquim de Abreu Coelho. = (Segue o reconhecimento.)

N.° 7

Attestâmos que o exmo. marquez das Minas tem sempre tido moralidade e boa conducta.

Lisboa, 20 de junho de 1890.= Conde das Alcaçovas = Francisco Joaquim da Costa e Silva = José de Castro Guimarães.

N.° 8

Senhor.— Marquez das Minas, engenheiro subalterno do quadro de minas do ministerio das obras publicas, precisando, para mostrar onde lhe convier, copia da carta do Curso de engenheiro que fez na escola de minas de Paris, e se acha archivada na repartição de minas do mesmo ministerio, respeitosamente P. a Vossa Magestade haja por bem mandar que lhe seja passada a referida copia.— E. R. M.cê

Lisboa, 16 de junho de 1890. = Marquez das Minas.

Deferido.— Lisboa, 16 de junho de 1890.= Bento Fortunato de Almeida Eça, director geral.

Severiano Augusto da Fonseca Monteiro, engenheiro subalterno de minas, chefe da segunda secção da repartição de minas do ministerio das obras publicas, commercio e industria, servindo de chefe da mesma repartição, etc., etc.

Certifico, em virtude do despacho retro, que no archivo d´esta repartição existe o original do documento datado de 11 de junho de 1875, assignado por A. Daubrée e devidamente legalisado, pelo qual o requerente, marquez das Minas (D. Alexandre da Silveira) provou ter frequentado a escola nacional de minas de Paris, cujo curso seguiu com zêlo e assiduidade, tendo satisfeito a todas as provas exigidas e tendo obido nas respectivas disciplinas as seguintes qualificações:

Exploração de minas e machinas, 108 valores; mineralurgia, 88 valores; docimasia, 98 valores; mineralogia, 111 valores; geologia e paleontologia, 117 valores, exploração e material dos caminhos de ferro, construcções industriaes, 75 valores; economia e legislação de minas, 119 valores; drenagem, 125 valores; lingua ingleza, 125 valores; desenho, 127 valores; levantamento de plantas, 79 valores; analyses de concurso e trabalhos de laboratorio, 119 valores; concurso de exploração, 138 valores; concurso de mineralurgia, 129 valores; viagens e relatorios, 111 valores.

E, por ser verdade, se passou a presente certidão, que vae por mim assignada e sellada com o sêllo d´esta repartição.

Repartição de minas, em 17 de junho de 1890.= severiano Augusto da Fonseca Monteiro.

Pagou 1$060 réis de emolumentos e imposto addicional, como consta da guia n.° 78, da serie de 1890.= E. Marcelly Pereira.

N.9

Tendo em visto o artigo 8.° da reorganisação da secretaria d´estado dos negocios das obras publicas, commercio e industria, de 28 de julho de 1886, approvada pelo decreto com força de lei da mesma data, e attendendo ao disposto nos artigos 82.°, 83 e 85.° do referido decreto: hei por bem ordenar que os engenheiros e conductores de minas, constantes das duas relações, que fazem parte d´este decreto, e com elle baixam assignadas pelo ministro e secretario d´estado dos negocios das obras publicas, commercio e industria, tenham nos respectivos quadros as categorias, collocações e antiguidade relativa, que nas ditas relações lhes são conferidas.

O mesmo ministro e secretario d´estado assim o tenha entendido e faça executar. Paço em 21 de outubro de 1886. = REI. = Emygdio Julio Navarro.

Relação dos engenheiros de minas, a que se refere o decreto d´esta data, que passam a ler no quadro estabelecido nos termos do artigo 8.° da reorganisação da secretaria d´estado dos negocios das obras publicas; commercio e industria, de 28 de julho de 1886, as categorias, collocação e antiguidade relativa, abaixo designadas.

Inspector, José Augusto Cesar das Neves Cabral.

Inspector addido, Joaquim Filippe Nery da Encarnação Delgado.

Engenheiros chefes:

Lourenço Augusto Pereira Malheiro.

Pedro Victor da Costa Sequeira.

Francisco Ferreira Roquette.

Engenheiros subalternos:

Frederico de Albuquerque d´Orey.

Marquez das Minas.

Alfredo Ben-Saude.

Severiano Augusto da Fonseca Monteiro.

Augusto Ferreira.