O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

pariato com as alterações juntas. — Á Commissão especial respectiva com urgencia.

2.° Dito pelo Ministerio da Guerra, enviando os documentos em que se baseou o projecto de lei para a organisação da Escóla Veterinária, que haviam sido pedidos por uma Commissão desta Camara. — Foram-lhe remettidos.

(Pausa.)

O Sr. Vice-Presidente observou que se achava em cima da Mesa um requerimento do Sr. C. de Lavradio, de cujas duas ultimas partes este Digno Par havia desistido, o qual se poderia hoje decidir.

O Sr. C. de Semodães (sobre a ordem) observou que a Camara ainda não estava em numero para votar, nem se achava presente o Digno Par auctor desse requerimento, e por isso pedia que elle se reservasse para quando S. Ex.ª alli se achasse: notou que, não obstante haverem sido retiradas as duas ultimas partes desse requerimento, isto não podia levar-se a effeito sem o consentimento da Camara, e não linha (o Orador) idéa de que ella nisso consentisse; exigia portanto que se votasse successivamente em cada uma das partes do mesmo requerimento, conforme se fossem resolvendo, quando o Digno Par fosse presente.

O Sr. Vice-Presidente disse que a Camara estava em numero para poder votar: que uma das attribuições da Presidencia era dirigir os trabalhos, e (S. Ex.ª) assentava que os dirigia bem, se se procedesse como tinha proposto, e sentia dizer ao Digno Par que lhe parecia não seriam tão bem dirigidos a seguir-se a indicação do Sr. Conde de Semodães. Que sobre as duas ultimas partes do requerimento do Sr. Conde de Lavradio, tinha havido hontem uma polemica um pouco desagradavel, e por isso entendia, que orneio de pôr um termo a taes incidentes seria votar sobre a primeira, visto que o Digno Par havia desistido das outras duas, e era certo que a moção do Sr. Conde de Semodães podia trazer a repetição da mesma polemica, a que elle, como Presidente, tinha todo o direito de obstar: chamava para isto a attenção da Camara.

O, Sr. C. de Villa Real significou que muito respeitava as opiniões da Presidencia, mas pedia licença para reflectir, que á dignidade dos membros da Commissão de Guerra não parecia conveniente que se tractasse deste negocio sem estar presente o Digno Par auctor do requerimento (apoiados).

O Sr. Vice-Presidente consultou logo a Camara, e resolveu «que o requerimento não fosse posto a votos senão quando se achasse presente o Sr. Conde de Lavradio.»

Proseguiu dizendo que hoje não havia trabalhos de que a Camara se podesse occupar, e que a Sessão de ámanhã não poderia começar antes da uma hora, porque uma Deputação da Camara tinha de apresentar á Sancção Real alguns Decretos das Côrtes. Deu para ordem do dia os pareceres sobre o projecto de lei, da Camara Electiva, ácerca da nomeação do Presidente da Relação de Goa, e sobre os requerimentos de alguns Officiaes que se julgam preteridos pelos que serviram nos Corpos de Voluntarios, em consequencia da appróvação decerto projecto. — Observou depois quedava estes pareceres, supposto que ainda não tivessem distribuição pelo tempo que ordenava o Regimento, mas que elles eram ambos muito simples, e por isso contava que a Camara conviria em que fossem a ordem do dia para ámanhã (apoiados). Convidou então as Commissões a que se reunissem, e fechou a Sessão: era uma hora. _______

N. B. O requerimento de que se fallou nesta Sessão foi inserido no Diario antecedente, a pag. 346, col. 3.º

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTRACTO DA SESSÃO de 2 DE ABRIL DE 1845.

(Presidiu o Sr. V. de Laborim.)

ABRiu-se a Sessão meia hora depois do meio dia?, e estiveram presentes 29 Dignos Pares. O Sr. Secretario Machado leu a acta da antecedente Sessão, e approvou-se.

O Sr. Secretario C. de Li suares deu conta dai seguinte correspondencia:

1.* Officio da Presidencia da Camara dos Sr.s Deputados, reenviando o projecto de lei (originário da dos Dignos Pares) sobre a successão do/