O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 7 DE AGOSTO DE 1871

Presidencia do exmo. sr. Duque de Loulé

Secretarios-os dignos pares

Augusto Cesar Xavier da Silva
Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho

(Assistia o sr. presidente ao conselho de ministros.)

Depois das duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 20 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. Secretario (Xavier da Silva): - Mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo um autographo do decreto das côrtes geraes de 29 de julho ultimo, em virtude do qual se passou a respectiva carta de lei da mesma data, que prorogou até 30 de setembro d'este anno as disposições da carta de lei de 7 de junho proximo preterito.

Para o archivo.

O sr. Presidente: - Cumpre-me participar á camara que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade El-Rei a resposta ao discurso da corôa, desempenhou-se da sua missão no sabbado da semana finda, e foi recebida pelo mesmo augusto senhor com a costumada benevolencia.

Esta deputação foi composta dos srs.:

Duque de Loulé, presidente.
Visconde de Soares Franco, secretario.
Conde da Louzã.
Conde de Mesquitella.
Conde de Paraty.
Visconde de Chancelleiros.
Visconde de Ovar.
Visconde de Porto Covo da Bandeira.
Visconde da Silva Carvalho.
Visconde da Vargem da Ordem.
Barão de S. Pedro.
Barão de Villa Nova de Foscôa.
Alberto Antonio de Moraes Carvalho.

O sr. Visconde da Vargem: - Pedi a palavra para participar a v. exa. e á camara que não pude acompanhar a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso da corôa, porque, não tendo assistido á sessão em que fui nomeado, por me achar ausente de Lisboa, só depois do meu regresso, no sabbado á noite, é que soube da minha nomeação.

Espero pois que me seja relevada esta falta, que sinto muito haver commettido, ainda que involuntariamente.

O sr. Marquez de Vallada: - Eu pedi a palavra unicamente para rogar ao sr. secretario que se digne dar as suas ordens, para que haja o maior cuidado no modo de tomar as notas tachygraphicas, e de traduzi-las, porque os discursos que vão a rever apresentam-se algumas vezes de modo que se encontram transtornos que causam confusão, e difficultam o trabalho de revisão e correcção, o que ordinariamente é custoso para quem se dá a essa tarefa no pouco tempo que medeia entre a sessão e a publicação. Ainda no meu ultimo discurso proferido, se dá um caso notavel de se confundir D. João III com Affonso III. Como eu não pude rever esse discurso, e prevenir de que não podia faze-lo, passou isto que julgo conveniente agora rectificar, para que não pareça que eu tive culpa de similhante transtorno historico.

Peço pois á mesa as providencias, e aos srs. tachygraphos tambem, que façam quanto possivel por evitar estes inconvenientes, a bem do serviço.

O sr. Marquez de Niza: - Pedi a palavra para fazer uma reclamação do genero da que acaba de fazer o digno par o sr. marquez de Vallada.

No dia seguinte ao da ultima sessão recebi umas notas do discurso, que na vespera tinha aqui proferido, e tambem as não corrigi, porque me pareceu impossivel dar conta d'esse trabalho, pois não encontrava o que tinha idéa de ter dito, e só uma mistura de cousas com que não podia entender-me; parecia-me até que alguma cousa havia que não tinha senso commum, pois por muito mal que eu fallasse, estou bem convencido de que não dizia o que lá estava, nem por similhante fórma.

Em taes circumstancias desisti de rever o discurso que seria um trabalho improbo, e talvez impossivel até, chamar á memoria todas as idéas e a fórma com que as tinha expendido.

Mais vezes se tem aqui levantado reclamações, e tudo isto nos induz a crer que é necessario que se tome alguma resolução para melhorar este serviço.

Depois d'isto tenho a mandar para a mesa os dois seguintes requerimentos:

Requeiro que, pela secretaria dos negocios estrangeiros, seja remettida a esta camara toda a correspondencia, tanto escripta como telegraphica, trocada entre a mesma secretaria e a legação portugueza, em Berlim, desde 19 de maio de 1870, até hoje.

Sala das sessões da camara dos dignos pares do reino, 7 de agosto de 1871.= O par do reino, Marquez de Niza.

Requeiro que, pela secretaria dos negocios estrangeiros, seja remettida a esta camara, copia das credenciaes com que foi acreditado o conselheiro Eduardo Pinto Soveral, junto á Sublime Porta e das recredenciaes com que se deu por finda a sua missão, toda a correspondencia trocada entre a mencionada secretaria e esse funccionario desde a sua nomeação até hoje, assim como qualquer outra correspondencia trocada com o governo turco por outro intermediario.

Sala das sessões da camara dos dignos pares do reino, 7 de agosto de 1871.= 0 par do reino, Marquez de Niza.

Peço a urgencia, porque desejo apresentar um projecto de lei que tem relação com este assumpto; e convem não menos que estejam satisfeitos ambos os requerimentos antes da discussão do orçamento.

Leram-se na mesa.

O sr. Presidente: - Estes requerimentos vão ser expedidos. Emquanto ás observações feitas pelos dignos pares marquez de Vallada e marquez de Niza com referencia á tachygraphia, a mesa tomará as informações necessarias e dará as providencias que possam tender a melhorar este serviço.

(Pausa.)

Não ha mais nenhum trabalho sobre a mesa de que a camara se possa occupar, por consequencia vou levantar a sessão. Porém, como não se espera que brevemente haja algum assumpto de que a camara se possa occupar, talvez entre esta sessão e a outra possa mediar mais algum espaço de tempo (apoiados).

Uma vez que nenhum dos dignos pares apresenta objecção, a proxima sessão será quarta feira 16 do corrente.

Está levantada a sessão.

Eram pouco mais de tres horas.