O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

artigos seguintes da pauta vigente, em troca de concessões compensadoras:

Classe II - Materias primas:

- vegetaes: excepto nos artigos 62 a 65 e 69 a 74;

- mineraes: excepto nos artigos 83, 8õ a 88, 90 a 97;

- metaes: todos os artigos excepto o 106 comprehendendo-se no 128 o zinco polido, planificado e em fio;

- productos chimicos: excepto o artigo 146;

- diversas: excepto no artigo 155. Classe III - Fios, tecidos, etc. :

- lã: artigos 161, 162;

- sedas: artigos 181, 185, 186 excepto setins e semelhantes ;

— diversos: artigos 301, 303, 304.

- Classe IV - Substancias alimenticias:

- pescarias: todos os artigos excepto os artigos 350, 352;

- diversas: excepto artigos o53, 354, 357, 358, 362, 363 e 367.

Classe V - Apparelhos, instrumentos, machinas, etc.:

- apparelhos: excepto artigos 372 a 372-d, 373 só na parte relativa a relhas, 377, 378, 381, 387 a 389, 392 a 392-d, 400, 401, 402.

Nota. - No artigo 383 ter-se-ha como comprehendido o mobiliario cirurgico.

— armas: todos os artigos.

- Classe VI - Manufacturas:

- obras de materias animaes: excepto os artigos 433, 434:;

- obras de materias vegetaes: artigos 450, 451;

- obras de materias mineraes: artigos 461, 462;

- obras de metaes: artigos 465 a 467, 484 e 486.

Nota. - Igualar as taxas do aço e ferro.

- papel e obras de typographia: artigo 518.

- diversas: artigos 552, 560, 562. 571 a 574.

Serão mantidos os regimes especiaes com referencia ás condições de importação.

4.° A elevar até o, dobro as taxas da pauta geral e de navegação especialmente para as mercadorias e navios provenientes de nações que appliquem a Portugal as suas pautas maximas, sujeitem a um tratamento differencial ou de desfavor o commercio e navegação portugueses, ou adoptem escalas alcoolicas que prejudiquem ou impeçam a exportação de vinhos portugueses para esses países.

§ 1.° Nas; convenções a fazer, quer para permanencia quer para reducção dos direitos de importação para consumo, se as; convenções forem referidas a artigos pautaes, fixar-se-ha quanto possivel a comprehensão d'esses artigos, os quaes poderão ser tambem convenientemente desdobrados nas pautas convencionaes que por virtude d'esta autorização se fixarem.

§ 2.° Fica entendido:

1.° Que a clausula de nação mais favorecida não abrange as concessões especiaes feitas á Espanha, nos termos do tratado do commercio vigente, nem tão pouco as que de futuro venham a fazer-se a qualquer nação com caracter de intransmissibilidade;

2.° Que as disposições da presente lei só serão applicaveis ás relações do continente do reino e ilhas adjacentes com países estrangeiros,
comprehendendo-se, porem, nessas relações o commercio de reexportação de productos coloniaes;

3.° Que as convenções ou acordos celebrados em virtude das autorizações constantes da presente lei não poderão vigorar por prazo superior a oito annos.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario.

Sala das sessões das commissões da camara dos Senhores Deputados, 21 de julho de 1908. = Conde de Penha Garcia = Alvaro Froes Possollo de Sousa = Alfredo Pereira = Carlos Ferreira = João Soares Branco = José Jeronimo Rodrigues Monteiro = J. J. Mendes Leal = José Cabral Correia do Amaral = Conde de Castro e Solla = Alberto Navarro = José de Ascensão Guimarães = João Carlos de Mello Barreto = José da Motta Prego = Augusto de Castro = José Maria Pereira de Lima = Manuel Fratel = Eduardo Valerio Augusto Villaça = Manuel Affonso da Silva de Espregueira = Francisco Cabral Metello = D. Luis de Castro, relator.

N.° 20-E

Senhores. - Os systemas adoptados na legislação fiscal dos países da Europa e da America são o da pauta geral e o da pauta dupla. O systema da pauta dupla, em que todos ou pelo menos a maior parte dos artigos nella consignados são passiveis de direitos maximos e minimos, tem ainda dois aspectos: um aquelle em que a pauta geral é a pauta maxima, servindo a pauta minima como limite dos favores que o poder executivo concede ao commercio estrangeiro; o outro, aquelle em que a pauta geral é a pauta minima e usual, servindo a pauta maxima só como medida de retaliação contra o commercio d'aquelles países que usam de pautas desfavoraveis.

Um systema misto admitte uma pauta geral accentuadamente proteccionista, ficando o poder executivo autorizado a reduzir direitos sobre certos artigos e a impor sobretaxas noutros.

Podemos, pois, classificar os systemas fiscaes em vigor da seguinte forma:

1.° Pauta geral;

2.° Pauta geral e pautas convencionaes;

3.° Pauta geral maxima para todas as nações, com pauta minima para as nações mais favorecidas pela negociação de tratados:

4.° Pauta geral minima para a generalidade das nações, com pauta maxima como medida de retaliação para nações que appliquem regime de desfavor;

5.° Pauta geral, ficando o Governo autorizado a reduzir certos direitos como medida de reciprocidade e a impor outros como medida de defesa.

Os terceiro, quarto e quinto systemas admittem ainda a coexistencia de pautas convencionaes negociadas em tratados especiaes.

O primeiro systema é o geralmente adoptado pelos países livre-cambistas. É o da Gran-Bretanha e tem sido o da Belgica. Em regra os tratados de commercio com estes países estabelecem reducções na pauta geral, que se tornam applicaveis a todas as nações. Este systema exclue tratamentos differenciaes. A Balgica, porem, na sua lei actual habilitou-se com meios de sobretaxar os productos dos países que tratem desfavoravelmente os productos belgas. A Dinamarca tambem segue o systema da pauta geral, embora com muito restrictas excepções em algumas pautas convencionaes.

O segundo systema é seguido na Allemanha, Austria, Italia e Suissa. Neste systema os tratados de commercio fazem-se com reducção e vinculação de direitos. Pela primeira clausula os direitos sobre certos productos procedentes dos países contratantes ficam sendo inferiores aos da pauta geral pela segunda, cada país contratante obriga-se a não aumentar durante a vigencia do tratado os direitos da pauta geral sobre os artigos provenientes do outro país contratante. Como nesses tratados se inclue geralmente a clausula ampla de nação mais favorecida, a pauta convencional fica sendo applicavel a todos os países que teem tratamento convencional, mas só a estes. A Allemanha, a Austria e a Italia applicam a pauta convencional a todos os países da Europa, com excepção de Portugal, e a quasi todos os países da America.

O terceiro systema é o de Espanha,. França e Grecia. A Espanha tem, alem da pauta minima, pautas convencionaes com direitos inferiores aos d'aquella. A França tambem tem concedido certas reducções especiaes, alem da pauta minima. Applica a pauta minima a todos os países da Europa, á excepção de Portugal. A Grecia tambem tem reduzido em tratados especiaes os direitos da sua pauta minima.

O quarto systema vigora na Russia e Noruega. A Russia tem feito reduc-