O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

731

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EM 3 DE JULHO DE 1852.

As 2 horas da tarde tomaram as cadeiras da Mesa os Ex-.m0! Srs.

Vice-Presidente José da Silva Carvalho Secretarios, Visconde de Benagazil Margiochi.

O Sr. Presidente — Parece-me que não póde hoje haver sessão por falta de numero: já mandei á outra Camara, e contados todos os dignos Pares que estão dentro do edificio não ha mais de 24, e por isso, e porque já passa das 2 horas, convido os dignos Pares a reunirem-se nas commissões, devendo a primeira sessão ter logar na segunda-feira.

O Sr. Visconde de Algés — Sr. Presidente, se fosse possivel desejava que se tomasse alguma providencia para haver Camara quanto antes, porque ha alguns objectos, pelo menos um, para tractar do qual julgo de grandissima importancia, e necessidade absoluta, que haja quanto antes uma sessão.

O Sr Presidente — Nós não estamos em numero, e não posso fazer mais do que designar o dia de segunda-feira para a sessão seguinte.

O orador — Nós os membros da commissão incumbida de propôr o que parecesse melhor sobre a publicação das Sessões, que aqui estamos, já

ajustámos reunir-nos, porque um dos objectos mais necessarios é regular o modo da publicação das sessões (apoiados); porque apparecem discursos, que se dizem pronunciados nesta Camara, entre os quaes se inserem periodos inteiros, e proposições importantes que aqui se não pronunciaram; e entretanto todos sabemos a velocidade com que isto corre pelo paiz e pela Europa: portanto isto precisa de uma providencia prompta, até para salvar a culpabilidade de pessoas que eu reputo innocentes no facto de se publicarem importantissimas proposições que ninguem aqui ouviu, mas que á primeira vista importa' culpabilidade nos tachygraphos, que realmente são estranhos a tudo isto (apoiados).

Ninguem desprevinido acreditará que se façam taes alterações; mas nós que assistimos ás discussões, e que estamos por isso no caso de avaliar essas alterações, quando ellas são de certa ordem, criam uma situação difficil, porque seria tyranno quem pertendesse a condemnação dos tachygraphos!,

Sr. Presidente, todos nós, creio eu, precisamos corrigir os nossos discursos nas palavras, e na collocação, e até na escolha de algum termo mais proprio (apoiados); isto é licito a todos; e eu tenho visto alguns discursos, nos proximos Diarios, differentes na dicção, e no methodo; mas isto não póde deixar de ser licito, quando a tachygraphia não está entre nós estabelecida como se desejaria. Mas o que eu não queria era vèr publicadas cousas, que nem ao longe se tocaram, e para isto é que é necessario alguma providencia, para que a verdade não fique deturpada, nem seja culpado quem o não é, nem d'ahi resultem as graves e gravissimas consequencias que se seguem de taes factos (apoiados).

Pedia pois a V. Ex.mo que, pelos meios á sua disposição, fizesse a diligencia de designar a sessão para o dia mais proximo.

O Sr. Presidente — Segunda-feira é o dia mais proximo que posso designar; e os tachygraphos hão-de ter escripto o que V. Ex.ª disse, porque é a historia do que aqui se passou.

O Orador — Isto não é sessão (O Sr. Presidente — Mas nós havemos dizer porque não houve sessão, e o motivo por que se pediu que a houvesse na segunda-feira). (O orador)—A nota do

que eu acabo de dizer parece-me que não póde deixar de se tomar (O Sr. Presidente ha-de se dar conta do que se passou, ainda que seja como conversação). Eu o que pedia é que se recommendasse aos dignos Pares que estão presentes que não faltem, e que sejam avisados os que não vieram hoje para comparecerem na segunda-feira.

O Sr. Visconde de Benagazil — Mas eu parece-me que é estylo da Camara não se publicar o que aqui se passa em conversação.

O Sr. Aguiar — Não póde deixar de se publicar, porque houve um digno Par que pediu que houvesse sessão quanto antes, e deu o fundamento do seu pedido.

O Sr. Visconde de Algés — Eu requeiro mesmo a V. Ex.ª que mande publicar na segunda-feira o que aqui se passou, e os tachygraphos me remetiam a nota do que eu disse nesta pequena conversação.

O Sr. Presidente — Sim Sr.; e na segunda-feira haverá sessão para se tractar do que occorrer.