O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1189

quasi semi-deuses, porque recebem de cima, por um momento, a omnipotencia que revolve as sociedades e transfigura as nações, passam como as tempestades no seu carro de fogo, e vem quebrar-se, instantes depois, contra as barreiras eternas do impossivel, barreiras que nenhum transpõe, e aonde todos confessam desfeita em pó e humilhada a soberba do seu poder ephemero, que immutavel e grande só é Deus!

Fere-os a morte, ou alcança-os a ruina no apogeu, para mostrar aos principes, aos conquistadores e aos povos, que a sua hora é uma só e curta, a sua obra frágil como obra humana desde que a columna de luz, que os guiava, se apaga e lhes anoitece o caminho; as sendas novas que rasgaram, e por onde cuidavam caminhar intrépidos e seguros, precipicios que se abrem e os tragam desde que, instrumentos dos designios altíssimos, os dias do seu imperio, ou da sua empreza, foram contados e espiraram!... (Vozes: — Muito bem.)

Assim se viu, terrivel exemplo, lição admiravel (!), na catastrophe dos maiores vultos da historia. Assim nos apparecem hoje maculadas de sangue illustre de um de seus filhos mais applaudidos as paginas recentes dos annaes da poderosa republica dos Estados Unidos. O seu presidente, quando encerrado o primeiro quadriennio de um governo, em que a luta fôra a sua divisa, cáe de subito fulminado diante do seu triumpho, e de suas mãos frias e inertes escapam soltas as redeas da administração que a perseverança e a energia da sua vontade, a cooperação dos compatriotas, e a elevação e prestigio da grande idéa que symbolisava e defendia, immortalisam com o nome acclamado por milhões de vozes e de votos nos campos de batalha e nos comícios.

Reconduzido, levantado segunda vez nos escudos populares á suprema direcção dos negocios, no momento em que os ardores da contenda civil se applacavam, em que a união d'aquelle immenso corpo dilacerado promettia, restaurada, cicatrisar as feridas por onde ha tantos mezes corre em torrentes o sangue generoso dos livres, quasi nos braços da victoria, no regaço da população que mais o ama, no seio da sua côrte popular, encontra-se de repente com a morte, e a bala de um obscuro fanatico fecha e sella o livro de oiro de seus destinos, no momento em que todas as prosperidades lhe auspiciavam largos dias e festivos applausos! Não é um rei que desapparece na escuridão do tumulo, sepultando, como Henrique IV, comsigo, o futuro de vastos planos, é o chefe de um povo glorioso que deixa tantos successores, quantos são os auxiliares da sua idéa, os complices de suas nobres e bem fadadas aspirações. Não se cubriu de luto a purpura de um throno, cubriu-se de luto o coração de um grande imperio. Não morreu com elle a causa, de que era strenuo campeão, mas todos choram a sua perda pelo horror do attentado e pela occasião, e pelas esperanças nascidas de suas puras e benevolas intenções...

Lincoln, martyr do fecundo principio que representou no poder e na luta, é já da historia e da prosteridade. Á similhança do de Washington, cujo pensamento continuava, o seu nome será inseparável das datas memoraveis a que se liga e que exprime. Se o defensor da independencia libertou a America, Lincoln desembainha sem terpidar a espada da republica e risca e apaga, com a ponta do ferro, do codigo de um povo livre, o stygma anti-social, a blasphemia anti-humanitaria, o triste, o vergonhoso, o infamante codecillo das velhas sociedades, o sombrio e repugnante abuso da escravidão que Jesus Christo primeiro condemnou do alto da cruz proclamando a igualdade dos homens perante Deus, que dezenove seculos de civilisação educada pelo Evangelho proscrevem e rejeitam como opprobrio dos nossos tempos (apoiados. — Vozes: — Muito bem.)

No momento em que elle partia os ferros a uma raça desditosa, o via em milhões de servos rehabilitados milhões de cidadãos futuros, no momento em que a voz de bronze dos canhões victoriosos de Grant annunciava a alforria da alma, da consciencia e do trabalho, em que o látego esta a caír das mãos dos flageladores, em que o ergástulo antigo vae transformar-se para o captivo em lar domestico, no momento em que tremulam scintillantes e esplendidas dos fulgores da liberdade sobre os muros rendidos de Petersburgo e Richmond as estrellas da união... abre-se o sepulchro, e o forte e o poderoso entra n'elle. No meio dos triumphos e acclamações appareceu-lhe um spectro como o de Cesar nos idos de março, e disse-lhe: viveste!

Longe de mim a apreciação e a sentença do pleito civil, que divide e ensanguenta dois povos irmãos na America. Não sou seu juiz, nem seu censor. Saúdo um principio, o da liberdade, aonde o vejo acatado e mantido; mas sei amar e estremecer tambem outro, não menos sagrado e glorioso tambem, o da independencia. Possa a virtude dos progressos do nosso seculo abraçar de novo os que a dissidencia separou, e reconciliar idéas que estão no coração, nas aspirações e nos votos de todos os animos generosos.

Nesta luta, cujas proporções, excede tudo o que temos visto e ouvido na Europa, os vencidos de hoje são dignos da grande raça de que descendem. Lee e Grant são dois gigantes que a historia ha de saudar inseparaveis. Mas a hora da paz ía soar talvez, e Lincoln desejava-a como corôa de seus trabalhos e grandioso corollario de tantos sacrificios. Depois da força a tolerancia. Depois da brava furia das batalhas o abraço e o osculo fraterno dos cidadãos!

Eram estas as intenções que manifestava, foram estes os ultimos e virtuosos desejos que formou. E é n'este momento talvez unico, em que uma grande alma é tão poderosa no bem, em que um espirito só vale legiões inteiras, como pacificador, que a mão de um sicario se ergue traiçoeira e corta o fio de propositos tão altos e tão nobres! (Apoiados.) Se a nação americana não fosse um povo encanecido nas dolorosas lides e experiencias do governo, acaso poderia alguem calcular as consequencias funestas d'este golpe repentino?!

Quem sabe se não se estenderia até aos mais longinquos estados federaes o incendio da guerra civil em toda a pompa de seus horrores? Felizmente não acontecerá assim. Ao passo que as folhas e a opinião publica condemnam justas e severas, o attentado, o avivam o seu horror ao crime funesto, sentimentos que são os de toda a Europa civilisada, prestam honroso preito ás idéas de paz e de tolerancia, como se o grande homem, que as invocava, não houvesse desapparecido da grande scena do mundo. E digo, de proposito, grande homem, porque é na realidade grande aquelle que da obscuridade profunda se eleva a maior altura estribado só nos merecimentos, como Napoleão, como Washington, como Lincoln. Que sobem ás imminencias do poder e da grandeza, não por mercê e graça do acaso de um berço, ou de uma genealogia, mas pelo prestigio de suas acções, pela nobreza que principia e acaba n'elles, e que é filha unica das suas obras (apoiados).

E mais para invejar o varão que se faz grande e famoso pelo engenho e pelos actos do que o homem que já nasceu entre brasões herdados.

Lincoln é d'esta raça privilegiada, pertence a esta aristocracia. Na infancia a pobreza retemperou-lhe a alma energica. Na juventude o trabalho ensinou-lhe o amor da liberdade e o respeito dos direitos do homem. Até aos vinte e dois annos, educado pela adversidade, com as mãos calejadas pelo honrado lavor da terra, repousava das fadigas dos campos, soletrando nas paginas da Biblia, nas lições do Evangelho, e nas folhas fugitivas do jornal, que a aurora abre e a noite dispersa, os primeiros rudimentos da instrucção, que as 'meditações solitárias amadureceram. A luz fez-se a pouco e pouco n'aquelle espirito. Despontaram e robusteceram-se as azas com que voou. A crisálida sentiu um dia o raio do sol, que a chamava á vida, rompeu o involucro, e lançou-se intrépida das trevas da clausura humildes para os espaços luminosos do seu destino. O lavrador, o jornaleiro, o pastor, deixou como Sincinato o ferro da charrua cravado no sulco meio roto da terra; e, legislador do seu estado, e depois da grande republica, veiu habilitar-se na tribuna para ser o chefe popular de muitos milhões de habitantes, o mantenedor do santo principio, inaugurado por Wilberforce. Que luta, que scenas agitadas, que serie de trabalhos hercúleos e de sacrificios incalculaveis não envolvem e representam na gloria de seus resultados esses quatro annos de guerra e governo!

Exercitos em campo, como desde antigas eras não havia memoria! Batalhas immensas, que veem nascer e ecclipsar-se o sol duas e tres vezes sem que a victoria se incline a um, ou a outro lado! Marchas, em que milhares de victimas, legiões inteiras alastram de cadaveres cada palmo de terreno conquistado! Invasões, cuja audacia e estragos fazem pequena a recordação de Atila e dos Hunos!

Que exequias tremendas para o flagello da escravidão! Que lição terrivel e saudavel de um grande povo ainda rico e vigoroso de juventude ás timidas hesitações da velha Europa diante da sorte contestada de principios tambem sagrados!...

Estes foram os padrões, os marcos milliarios da sua carreira. Se a espada era em suas mãos o instrumento, a liberdade, a inspiração e a força de seus commettimentos, não lhe foi infiel. Por cima dos espinhos do seu caminho, por entre as lagrimas e o sangue de tantos holocaustos, chegou a avistar a terra promettida... Não lhe foi dado plantar n'ella em expiação a oliveira auspiciosa da concórdia. Quando ía atar o laço roto da União, quando ía infundir de novo o espirito vivo das instituições livres no corpo da patria, juntos e soldados os membros dispersos e sanguentos, quando o estandarte da republica, callados os estrépitos funebres, e consoladas as agonias do orgulho e da derrota, ía alçar-se outra vez, cubrindo de suas pregas gloriosas todos os filhos da mesma terra, purificados da macula indelevel da escravidão... O atheleta escorregou na arena e caiu, provando que era só mortal. (Muitos apoiados. — Vozes: — Muito bem.)

Julgo que bastará este esboço. A camara, por indole, por dever, e por instituição não só conservadora, mas guarda fiel das tradições e dos principios, não ha de, não quer de certo deixar de se associar á manifestação que a casa electiva já votou tambem, acompanhando os gabinetes e os parlamentos esclarecidos da Europa. O silencio em presença de attentados taes não fica bem senão aos senados mudos e desherdados de sentimentos e aspirações elevadas (apoiados).

Votando esta moção, a camara dos pares associa-se á dôr de todas as nações civilisadas. O crime, que abreviou os dias ao presidente Lincoln, martyr dos grandes principios, de que mais se gloria o nosso seculo, é quasi, é na essencia o regicidio, e um paiz monarchico não póde negar-se a detesta-lo condemnando-o. Os descendentes dos homens que revelaram primeiro á Europa do seculo XVI a nova estrada que por entre a cerração de mares tormentosos e ignorados lhe abria as portas dos reinos da aurora, não hão de ser os ultimos a inclinar-se diante da campa de um grande cidadão e de um grande magistrado, que foi guia, tambem, do seu povo por meio de tempestades terriveis e que logrou conduzi-lo triumphante a devassar os ultimos reductos da cidadella da escravidão... A cada epocha e a cada povo a sua tarefa e o seu quinhão de gloria. A cada varão illustre a sua corôa de louro, ou a sua corôa civica. (Apoiados. — Vozes: — Muito bem).

Hei de apresentar outra moção ainda. Não o faço hoje para não confundir os homens e as cousas.

Espero que a camara me acompanhará quando a convidar a exprimir a sua admiração e respeito por outro vulto, que, similhante ao presidente dos Estados Unidos, tudo quanto foi o deveu a si, e se não teve a missão de governar vastos estados, tomou a empreza, não menos alta e fecunda e conseguiu com ufania virtuosa, ser o mestre e a luz de poderosas potencias e de sabios estadistas, ensinando aos réis e aos ministros a politica da paz e a nova economia social do futuro. Alludo a mr. Cobdcn, um dos espiritos mais elevados, mais perseverantes e mais uteis do nosso tempo. Nobre e grande engenho, que honrou a tribuna da sua patria e a sociedade moderna, ao qual devemos homenagem igual á que prestámos, creio que por proposta minha, á gloriosa memoria de Sir Robert Peel.

Creio que a camara ha de querer registar tambem pelo seu voto este preito, que não proponho hoje, repito, para não diminuir o valor de testemunhos diversos, mas analogos. Cobden tambem lutou denodado pelas grandes idéas que fez triumphar, e o nome illustre que adquiriu foi obra e corôa de suas doutrinas e esforços. A liberdade do commercio, adoptada pela Gran-Bretanha e depois della por nações tão illustradas, diz mais ácerca dos seus trabalhos e victorias, do que longos discursos e faustosos monumentos. Os soberanos do alto do throno associaram-se á dôr da Inglaterra e ao luto da familia do grande cidadão, deplorando a sua falta como uma calamidade européa, e o imperador dos francezes, tão sóbrio de louvores vagos, como justo e prompto no elogio dos verdadeiros merecimentos, acaba de ser o órgão da posteridade diante do tumulo ainda fresco do auctor da liga. Podemos, pois, unir a nossa voz á sua n'esta apotheose de um nome que ha de ser immortal. Napoleão III é competente, como soberano e como mestre nas sciencias politicas e sociaes, para estampar o cunho do genio sobre a memoria do varão que Deus fadou como revelador de uma de suas mais altas verdades. Mais tarde fallara a historia (apoiados).

Vozes: — Muito bem, muito bem.

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Conde d'Avila): — Associa-se, como par do reino, a esta nobre manifestação. Como ministro da corôa a fez, já em seu proprio nome, quando apenas havia rumores de se ter commettido o crime, já depois de ter recebido as ordens de Sua Magestade, assim que desgraçadamente nenhuma duvida restava, para mostrar quaes eram os sentimentos do governo portuguez.

O sr. Marquez de Vallada: — Poucas palavras póde acrescentar, ás eloquentes phrases que acabam de fazer-se ouvir n'esta tribuna por um dos seus mais nobres ornamentos, um dos seus particulares amigos, o sr. Rebello da Silva; mas ha occasiões e momentos em que os homens, empenhados n'uma tarefa tão nobre como é a manutenção dos grandes principios de ordem social, e principalmente aquelles que se acham alistados nas bandeiras do partido conservador, não podem ficar silenciosos; por isso entendia que faltaria a um dever se deixasse de tambem subir á tribuna para exprimir os seus sentimentos sobre tão deploravel acontecimento, e ajuntar algumas palavras ás do digno par que o precedeu.

Qual é o homem amante da ordem que póde deixar de sentir immensa dôr á vista do abominavel assassinio do sr. Lincoln? O seu sepulchro vae ser um monumento triste e duradouro, que não é de certo um monumento de honra para o nosso seculo; este seculo, que se denomina das luzes, mas que nasceu e continua toldado por densas trevas que pezam mais ou menos sobre nós todos! Em poucos annos o punhal dos sicarios tem-se levantado para ferir peitos illustres; não foi só o presidente dos Estados Unidos, foi tambem o joven e cavalheiro imperador de Austria, essa rainha magnânima que se senta no throno de Hespanha, o rei de Napoles Francisco II, estes e outros mais que não recorda agora, porque não quer fazer reviver a dolorosa lembrança de tão tristes factos, todos foram feridos pelo punhal das facções com vergonha e mágua dos que amam sinceramente o bem do seu paiz e o bem dos outros paizes, porque, como disse o conde de Filemont, não querem estreitar a sua affeição aos limites de uma fronteira, mas estende-la até aos confins do mundo.

Deseja portanto que sirvam estes factos de lição aos povos, aos soberanos e aos chefes dos estados, para reconhecerem a necessidade de empregar os unicos meios adequados para obstar á repetição d'elles, e para se esforçarem a pôr em pratica esses meios, que não são os que desgraçadamente se inculcam, e mais desgraçadamente se applicam.

Estes factos todos têem precedentes na historia antiga. Um escriptor houve, que é citado muitas vezes como modelo, Paulo Sarpi, que ensinava ser mais commodo procurar desfazer-se de um tyranno, propinar-lhe veneno, do que empregando o punhal, porque essa arma dos cobardes muitas vezes produz o seu effeito, sem correrem perigo aquelles que a empregam. De qualquer dos modos, envenenados ou apunhalados, sintamos a sorte d'esses homens, victimas dos odios e das más idéas, sintamos e deploremos a morte d'esse cidadão respeitavel. Por sua parte esta o orador persuadido que nem um só dos membros d'esta casa deixará de associar-se á manifestação eloquente do sentimento de todos os homens de bem que trouxe á tribuna o digno par seu amigo (apoiados). Em assumptos d'esta ordem não ha divergencia de sentimentos, não ha nem póde haver oppositores.

Une-se pois ao voto do sr. Rebello da Silva, e espera que toda a camara o acompanhe (apoiados), porque elle foi o interprete dos sentimentos de todos os pares, mandando para a mesa a sua moção, a fim de ficarem esses generosos sentimentos na acta d'esta sessão (muitos apoiados).

O sr. Rebello da Silva: — Sr. presidente, estimei ouvir as expressões que o sr. ministro da fazenda e dos negocios estrangeiros pronunciou. Mostram ellas que o governo procedeu n'este negocio com o acerto e promptidão, que os seus deveres recommendam, e que um nobre sentimento estimula sempre (apoiados).