O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1227

conhecidos, referi-me ao que se tem passado, e se esta passando na outra casa, especialmente nos ultimos dois dias, referi-me ao que conta e comenta a imprensa de todas as cores, referi-me ao que é averiguado e incontestavel.. Trava-se uma forte luta entre os cavalheiros que constituem o governo, apoiados pelos dois pequenos grupos de dissidentes da velha maioria, d'um lado, e os dois grandes grupos que constituem a actual poderosa maioria, do outro. È aqui advirto, que quando fallei nos dois partidos politicos que julgo mais fortes e poderosos, não quiz fazer injuria alguma a nenhum dos outros partidos que formam a minoria, ou que apoiam por qualquer modo dentro ou fóra da camara. Respeito sempre as opiniões dos outros, embora contrarias ao meu pensamento. E respeito os partidos ou grupos politicos, por mais diminutos em força e em numero, por mais antipáticos e contradictorios em suas ligações uns com outros.

Eu não me arrependo nem me arrependerei nunca das palavras que tenho pronunciado n'esta camara a favor da juncção dos partidos progressistas, tenho aqui proclamado muitas vezes este pensamento, e é com prazer que o vejo hoje realisado. Entendo que quando os partidos se não distanceiam em principios radicaes, mas quasi que só em leves pontos da doutrina, ou quasi que só em questões de pessoas} a fusão é facil e logica. Para que se constitua um governo forte, activo e illustrado, quo promova a prosperidade do paiz, é necessario que esses dois partidos prescindam de seus caprichos pessoaes, que abafem os odios politicos, se os ha, o que eu ignoro, porque vivo ha muito longe das lides partidarias, e que se liguem de bom grado, para o grande desideratum do bem do paiz.

Eu entendo que os homens, que para este fim esquecem e perdoam as injurias politicas, que são muito differentes das outras injurias, entendo que esses homens são benemeritos do seu paiz, e que praticam um acto de generosidade, civismo, abnegação, unindo-se para formar um governo forte, um governo energico, um governo que governe, que é aquillo de que necessitamos, porque infelizmente, sr. presidente, estas dissidências partidarias tem feito com que ha muitos annos não haja um bom governo; trocando-se as grandes questões economicas e administrativas pelas estereis questões de politica mesquinha e pessoal.

Eu não sei que differença grande e radical possa haver entre os principios d'esses dois partidos a que me referi. O grupo chamado historico, hoje separado de um pequeno numero de dissidentes de 1852 e 1859, constitue um partido propriamente progressista e liberal, que tem um grande vulto por chefe, que conta numerosos soldados, e cujas doutrinas fazem echo em todos os angulos do paiz. O partido regenerador é igualmente liberal e progressista, já regeu com honra os destinos do paiz; tem os seus chefes e a sua bandeira, e numerosas e fortes adhesões por toda a parte. Elles constituem uma grande maioria, e os pontos de doutrina em que se tem separado um do outro são tão insignificantes, que não podem impedir um abraço fraternal. Não vejo portanto divergencias emquanto aos principios, e se as tem havido, é mais emquanto ás pessoas; e quando essas pessoas se unem, quando dão o abraço fraternal, praticam um acto de abnegação, mostrando que prezam mais que tudo o bem geral e a harmonia publica.

Eu não direi mais nada sobre este objecto; o que fiz foi unicamente dar uma explicação ao digno par, o sr. marquez de Vallada, e não posso mesmo levantar aqui mais amplamente a questão politica na ausencia dos srs. ministros, o que seria da minha parte um acto de cobardia, de que sou incapaz. Comtudo não podia deixar de dar esta explicação, para que o digno par visse qual era o intuito das minhas palavras, e que não foi intenção minha offender nenhum dos outros grupos politicos, que considero importantes pelas pessoas que os compõem, mas que são fracos em numero e contradictorios em doutrina, comparados com estes dois partidos que constituem a maioria da nação.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — Ha na mesa um requerimento do sr. marquez de Vallada, que se não votou na sessão passada por falta de numero.

O sr. Marquez de Vallada: — Observou que tambem n'esta occasião não havia numero.

O sr. Secretario: — Estão presentes apenas dezeseis pares; é necessario portanto que sejam todos conformes na votação, porque a camara abriu-se com trinta e dois.

O sr. Presidente: — O requerimento de que se trata. é um daquelles a que muitas vezes pela mesa se tem dado expediente. Manda-se portanto expedir.

Não havendo nenhum objecto para ordem do dia, tenho alguns escrupulos em dar sessão para ámanhã (apoiados).

A primeira sessão será na proxima sexta feira, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres de commissões:

Esta fechada a sessão.

Eram quasi quatro horas.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 9 de maio de 1865.

Ex.mos srs. Conde de Castro:

Marquez de Ficalho.

Marquez de Fronteira

Marquez de Vallada.

Conde de Alva

Conde de Avilez.

Conde da Azinhaga.

Conde de Bretiandos

Conde de Fonte Nova

Conde de Linhares

Conde da Louzã

Conde de Peniche

Conde de Rio Maior.

Conde de Torres Novas

Ex.mos srs. Visconde de Benagazil.

Visconde de Fornos de Algodres.

Visconde de Gouveia.

Visconde de Porto Côvo de Bandeira.

Visconde de Ribamar.

Visconde da Vargem da Ordem.

Barão de S. Pedro.

Barão de Villa Nova de Foscôa.

Moraes Carvalho.

Mello e Saldanha.

Antonio Luiz de Seabra.

Pereira Coutinho.

Sousa Azevedo.

Sequeira Pinto.

Silva Ferrão.

Moraes Pessanha.

Osorio e Sousa.

Joaquim Antonio de Aguiar.

Silva Cabral.

Pinto Basto.

Reis e Vasconcellos.

José Lourenço da Luz.

Vellez Caldeira Castello Branco.

Vaz Preto Geraldes.

Menezes Pita.

Sebastião José de Carvalho.

Vicente Ferrer Neto Paiva.