O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

362 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

correu já as estações competentes, e não vejo que haja difficuldade para entrar já em discussão.

O sr. Reis e Vasconcellos: - Peço a v. exa. que mande verificar se ha numero na sala, para se poder tratar d'este assumpto.

Demais eu não conheço este negocio, e não posso votar que se dispense o, regimento para se discutir já o parecer de que se trata. É natural que não haja nada a censurar, e esteja o parecer de accordo com a opinião do governo; entretanto como não conheço, como já disse, o negocio, não posso votar o requerimento do sr. marquez de Vallada, para a dispensa do regimento, e tambem porque nunca votei taes requerimentos.

O sr. Presidente: - Mandei contar o numero de dignos pares que estão presentes, e como ha duvidas, será dado este parecer para a ordem do dia da sessão seguinte.

Agora convidarei a commissão dos negocios externos a apresentar o seu parecer sobre os artigos addicionaes á convenção postal entre Portugal e a França.

O sr. Rebello da Silva: - A commissão dos negocios estrangeiros não tem apresentado o parecer a que v. exa. se refere, parecer que aliás está prompto, porque falta a assignatura de dois membros da mesma commissão que não têem comparecido. Logo que elles compareçam na camara, eu mesmo pedirei para que assignem o parecer, para ser presente á camara.

O sr. Presidente: - Segundo as informações que tenho, os dois dignos pares, membros da commissão dos negocios estrangeiros, que não têem comparecido na camara, estão ausentes de Lisboa. Por conseguinte, como se treta do uma convenção com um paiz estrangeiro, e portanto é um negocio de certa importancia, lembraria á camara a conveniencia de nomear dois dignos pares para substituirem os que faltam na commissão.

Acaba de communicar-me o sr. presidente do conselho que ainda hoje não será possivel virem a esta camara os srs. ministros, em rasão de se acharem empenhados na outra camara em uma discussão importante. Por conseguinte não havendo negocios alguns sobre a mesa de que a camara se occupe, e sendo ámanhã, dia de despacho, e havendo conselho de catado, darei a primeira sessão para sexta feira, sendo a ordem do dia o parecer da commissão de guerra que se leu na mesa.

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 4 de agosto de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Fronteira, de Sá da Bandeira, de Vallada; Condes, d'Avila, de Fonte Nova, de Fornos, da Ponte, de Rio Maior, de Samodães; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Benagazil, de Porto Covo; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Rebello de Carvalho, Silva Ferrão, Larcher. Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Rebello da Silva, Preto Geraldes, Menezes Pitta, Fernandes Thomás, Ferrer.

-IHTKHIA NACIOVAI,-l;tM