O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 503

tido devo-se votar em primeiro logar a do sr. Camara Leme, e depois a minha.

O que, porém, me parece é que acamara não póde permittir que á ultima hora seja substituida, a proposta do sr. Camara Leme pela do sr. Fontes, porque a prova de que ellas são differentes está no facto do sr. Camara Leme retirar a sua para a fazer substituir pela outra.

O sr. Presidente: - Se os dignos pares tivessem acceitado o modo por que eu disse que tencionava consultar a camara, não se teria levantado esta questão. (Apoiados.)

Eu tinha declarado que consultaria a camara sobre os seguintes pontos: 1.º, se queria que fosse ouvida a commissão de guerra; 2.°, se queria que esta commissão funccionasse em separado; 3.°, se queria que funccionasse juntamente com as de obras publicas e fazenda, salvo o direito que ella tinha, como qualquer outra, de dar um voto em separado.

Se a camara tivesse acceitado esta maneira de propor, estaria tudo resolvido. (Apoiados.)

Resumindo a questão, direi á camara, que vou consultal-a sobre se quer que seja ouvida a commissão de guerra, se quer que esta funccione separadamente das -outras commissões; ou se quer que ellas funccionem conjunctamente, salvo o direito da commissão de guerra, ou qualquer das outras commissões, formular um parecer em separado. (Muitos apoiadas.)

Os dignos pares, pois, que são de voto que seja ouvida a commissão de guerra sobre o projecto do caminho de ferro de Torres Vedras, tenham a bondade de se levantar.

Approvado.

O sr. Presidente. - Os dignos pares que são de voto que o projecto seja mandado á commissão de guerra, funccionando esta independentemente das outras a que o projecto for mandado, tenham a bondade de se levantar.

Não foi approvado.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que são de voto que a commissão de guerra funccione conjunctamente com as outras commissões, salvo o direito de dar o seu voto em separado, se não concordar com o parecer das outras commissões, tenham a bondade de se levantar.

Approvado.

O sr. Presidente: - O sr. Camara Leme tem uma parte na sua proposta, que ainda não foi approvada, e que é a seguinte:

(Leu.)

Posta á votação; foi approvada.

O sr. Presidente: - Ha ainda uma proposta do sr. Costa Lobo, que foi acceite pelos membros da commissão de guerra, para que sejam aggregados áquella commissão os srs. Barreiros, Mancos de Faria, Castro e visconde de S. Januario.

Os dignos pares que approvam esta proposta, tenham a bondade de se levantar.

Approvado.

O sr. Presidente: - A seguinte sessão será ámanhã; e a ordem do dia a continuação da que estava dada para hoje, e mais os pareceres n.ºs 69, 71, 72 e 73.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 30 de abril de 1880

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Duques, de Loulé, de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Avilez, de Bertiandos, de Bomfim, de Cabral, de Castro, do Farrobo, de Fonte Nova, de Gouveia, de Linhares, de Paraty, de Podentes, de Samodães, da Torre, de Valbom Bispo eleito do Algarve; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro, de Condeixa, de S. Januario, de Ovar, da Praia Grande, de Seabra, do Seisal, de Soares Franco, de Valmór, de Chancelleiros; Barão de Ancede; Ornellas, Quaresma, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Coutinho de Macedo, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Margiochi, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Mamede, Braamcamp, Pinto Bastos, Castro, Reis e Vasconcellos, Raposo do Amaral, Mello Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Luiz de Campos, Camara Leme, Daun e Lorena, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Mathias de Carvalho, Canto e Castro, Miguel Osorio, Placido de Abreu, Carneiros, Eugenio de Almeida, Thomás de Carvalho, Vicente Ferrer, Sei ca e Almeida, Castro Guimarães.