O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 24 DE JULHO DE 1890 72

Acresce ainda que, tendo o supplicante exercido por mais de cinco annos o cargo superior de sub-director geral dos negocios de justiça, e não podendo deixar de se entender, embora n'esse diploma não vão nomeadamente incluidos, que no espirito e mente do § unico do artigo 5.° da referida carta de lei de 1878 se comprehendem tambem estes cargos, por serem, sem duvida, superiores em serviço e categoria, a alguns dos ahi designados, e mesmo de alguns dos designados no artigo 4.° da referida lei, e que pelo artigo 4.° se podem accumular para completar categoria ou substituição; prova assim o supplicante pelos documentos juntos, ter rendimento superior ao hoje exigido por lei, e proveniente de emprego inamovivel, devendo-se assim reputar comprehendido na disposição d'aquelle § unico, para o effeito de lhe ser reconhecido o seu direito á successão.

Pede a v. exa. e á camara de sua digna presidencia, que lhe defiram, como de justiça.- E. R. Mcê.

Lisboa, 18 de julho de 1890. = João D. Alves de Sá

N.° 1

Certifico que, vendo o livro 15.° a fl. 14o v. dos matrimonios d'esta freguezia de Nossa Senhora da Conceição, encontrei o assento seguinte:

"Aos 29 dias do mez de fevereiro de 1840, de tarde, no oratorio de D. Engracia Daily, na fórma do sagrado concilio tridentino e constituição d'esta diocese metropolitana de Lisboa, e por virtude de um alvará de s. ema. que houve por bem dispensar os proclamas e conceder licença para se celebrar o matrimonio no dito oratorio, na presença do reverendo João Barbosa da Silva Leitão, por commissão minha, se receberam por marido e mulher o desembargador José Maria Alves de Sá, solteiro, filho de João Alves do Valle o de D. Theodora Ludovina do Coração de Jesus, natural e baptisado na freguezia do Salvador da villa de Santarem d'esta diocese metropolitana, morador na rua e freguezia de S. José d'esta cidade de Lisboa, com D. Engracia Daily, filha legitima de Silverio Daily e de D. Maria Joaquina Daily, natural e baptisada na freguezia de Santa Maria Magdalena d'esta cidade de Lisboa e moradora n'esta freguezia da Conceição, na rua Áurea, n.° 127, 1.° andar, e foram testemunhas presentes Luiz Daily, irmão da contrahente, morador n'esta freguezia, na rua Aurea, e José de Sá Alves dos Santos Daily, do da contrahente, morador na dita freguezia e rua de S. José, e ambos commigo assignaram este termo no mesmo dia, era ut supra. Declaração que o nome da testemunha é José de Sá Ferreira Santos do Valle. - O prior, João Pinto Palme - Padre João Barbosa da Silva Leitão - Luiz Daily."

Nada mais continha o dito assento, que fielmente copiei.

Parochial de Nossa Senhora da Conceição em Lisboa, 25 de maio de 1890. = O prior, Felisberto Dias de Fontes Barbosa. = (Segue o reconhecimento.)

N.° 2

Certifico eu, abaixo assignado, que, revendo o livro 18.° dos baptismos d'esta freguezia, n'elle a fl. 222 se acha um assento, cujo teor é o seguinte:

"No dia 22 de janeiro de 1842, baptisou solemnemente, n'esta igreja parochial da Conceição Nova, d'esta cidade de Lisboa, o reverendo João Barbosa da Silva Leitão, thesoureiro d'esta igreja, a João, que nasceu a 3 do corrente mez de janeiro, filho legitimo do desembargador da relação de Lisboa, João Maria Alves de Sá e de D. Engracia Daily de Sá, recebidos no oratorio approvado da residencia, na rua Aurea, d'esta freguezia da Conceição, n.° 127, 1.° andar, neto paterno de João Alves do, Valle e de D. Theodora Ludovina do Coração de Jesus, já fallecidos, e materno de Silverio Daily e de D. Maria Joaquina Daily, já defuntos. Foi padrinho o dr. conselheiro e commendador José de Sá Ferreira Scatos do Valle, e por seu procurador Joaquim Dally, inovador na rua Augusta, d'esta freguezia, e do do baptisado, e madrinha Nossa Senhora da Madre Deus, e tocou com procuração Joaquim Daily Junior, primo do baptisado; de que fiz este termo, que assignei. - O prior, João Pinto Palma."

E não se continha mais no dito assento, que para aqui fielmente copiei do proprio livro, ao qual me reporto.

Parochial igreja de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa, 18 de setembro de 1861. = O prior, Francisco Marques Pereira. = (Segue o reconhecimento.)

N.°3

Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos, prior collado na igreja de S. Mamede de Lisboa.

Certifico que no livro do registo parochial dos obitos d'esta freguezia a fl. 189, está o assento seguinte:

"Aos 20 dias do mez de novembro de 1888, ás sete horas da noite, na casa n.° 92 da rua da Escola Polytechnica d'esta freguezia de S. Mamede de Lisboa, falleceu ungido um individuo do sexo feminino por nome D. Engracia Daily Alves de Sá, viscondessa de Alves de Sá; casada com o visconde do mesmo titulo, João Maria Alves de Sá, proprietario, natural de Lisboa e morador n'esta freguezia, filha legitima dos exmos. Silverio Daily, e D. Maria Joaquina Daily, proprietaria; ignoram-se as naturalidades, de oitenta e dois annos de idade, a qual não fez testamento, deixou filhos e foi sepultada no cemiterio dos Prazeres. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assigno. Era ut supra. - O prior, Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos.

Nada mais se continha no dito assento, a que me reporto.

Parochial de S. Mamede, 23 de maio de 1890. = O prior, Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos. = (Segue o reconhecimento.)

N.° 4

Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos, prior collado na igreja de S. Mamede de Lisboa

Certifico que no livro do registo parochial dos óbitos d'esta freguezia, a fl. 12 v., está o assento seguinte;

"Aos 6 dias do mez de maio de 1890, ás seis horas da manhã, na casa n.° 92 da rua da Escola Polytechnica, d'esta freguezia de S. Mamede de Lisboa, falleceu, ungido, um individuo do sexo masculino, por nome João Maria Alves de Sá, visconde de Alves de Sá, de oitenta e cinco annos de idade, viuvo da viscondessa do mesmo titulo, D. Engracia Daily de Sá, conselheiro presidente do supremo tribunal de justiça, aposentado, e par do reino, natural de Santarem e morador n'esta freguezia, e filho legitimo de João Alves do Valle, natural de Santarem, e de D. Theodora Ludovina, ignora-se a naturalidade, o qual não fez testamento, deixou filhos, e foi sepultado no cemiterio dos Prazeres. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assigno. Era ut supra. - O prior, Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos."

Nada mais se continha no dito assento, a que me reporto.

Parochial de S. Mamede, 12 de julho de 1890. = O prior, Antonio Dias Ferreira de Vasconcellos. = (Segue o reconhecimento.)

N:° 5

Illmo. e exmo. sr. presidente da camara dos dignos pares do reino. - João Daily Alves de Sá, sub-director geral da negocios de justiça, na secretaria respectiva, precisa que pela secretaria d'esta camara lhe seja passada -certidão da qual conste que o pae do supplicante, o conselheiro visconde de Alves de Sá, tendo sido nomeado par do reino por decreto de Sua Magestade, prestou juramento e tomou assento na camara, e quaes as datas d'esses actos, e pôr isso - P. deferimento, mandando-se passar a referida certidão.- E. R. M.cê = Como procurador do supplicante, Balty Alves de Sá.