O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1279

cusei formalmente, como já alguma vez o havia feito, e que depois eu me achava a banhos na Foz no Douro, e o digno par encarregou de me ir fazer esse pedido, em seu nome, a um cavalheiro de auctoridade reconhecida e respeitada de todos, o qual infelizmente já não existe; era o distincto general o sr. conde de Samodães que effectivamente appareceu em minha casa a pedir-me que aceitasse eu um logar no ministerio com o sr. conde de Thomar. Não podia pois ter outro sentido n'aquella phrase um cavalheiro que me convidava com tal instancia para seu collega, que até chegou a empregar para essa commissão um homem daquella qualidade e de tanto respeito (apoiados). S. ex.ª pois quando me fez do mesmo modo saber que estava na intenção decidida de apresentar o decreto á assignatura da soberana, sabia bem que os meus serviços e grande adhesão á liberdade datavam de 1820.

O sr. Conde de Thomar: — Mas quem falla n'isso?

O Orador: — Pois bem, estas recriminações devem cessar, eu vou concluir. O que se conclue de tudo isto é que mal se podia esperar ver hoje aqui levantada esta questão, quando apenas tinhamos para ordem do dia a lei de meios, que na camara electiva foi votada unanimemente, como era bem de suppor que assim acontecesse tambem aqui, pois que não ha quem queira deixar o governo sem meios, exposto a tentar a dictadura que é a cousa mais terrivel que póde haver no governo constitucional, com quanto tenham havido algumas dictaduras filhas das circumstancias, e que o bom uso feito pelas pessoas que as têem exercido quasi as tenham justificado; o que não impede que se considerem de um risco imminente.

O sr. Conde d'Avila: — Apoiado.

O Orador: — De maneira que, e em conclusão, digo que, se por ventura alguma cousa me póde tranquillisar são as affirmativas dos srs. ministros de que não querem usar da dictadura (apoiados dos bancos dos srs. ministros). Se é pois para isso que vem aqui estas medidas hoje apresentadas, eu declaro que o meu assentimento a ellas é sincero, e termino dizendo, que não desci d'aquella cadeira com intenção reservada, como affirmou o digno par, dizendo que o que eu pretendêra fôra fazer um manifesto ao paiz, pois ninguem podia estar mais convencido do que eu, de que o objecto de que tinhamos a tratar não soffria discussão; por consequencia se julguei de necessidade vir para este logar, e d'elle pedir a palavra a V. ex.ª, a rasão é porque fui incitado pelo digno par o sr. conde de Thomar contra toda a minha expectação.

Tenho concluido, e não direi mais cousa alguma.

Vozes: — Muito bem.

O sr. Presidente (Margiochi): — A sessão seguinte terá logar na segunda feira 15 do corrente, sendo -a ordem do dia as explicações e o mais que se apresentar

Está levantada a presente sessão.

Eram cinco horas.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 13 de maio de 1865

Ex.mos srs. Conde de Castro.

Duque de Loulé.

Marquez de Fronteira.

Conde de Alva

Conde de Avilez.

Conde da Azinhaga.

Conde de Bretiandos.

Conde da Louzã.

Conde da Ponte.

Conde da Ponte de Santa Maria.

Conde de Rio Maior.

Conde de Thomar.

Conde de Torres Novas.

Visconde de Condeixa.

Visconde de Fornos de Algodres.

Visconde de Gouveia.

Visconde de Porto Côvo de Bandeira.

Visconde de Ribamar.

Visconde de Soares Franco.

Barão de S. Pedro.

Barão de Villa Nova de Foscôa.

D. Antonio José de Mello.

Antonio Luiz de Seabra.

Pereira Coutinho.

Sousa Azevedo.

Rebello de Carvalho.

Sequeira Pinto.

Silva Ferrão.

Simões Margiochi.

Moraes Pessanha.

Osorio e Sousa.

Braamcamp.

Silva Cabral.

Reis e Vasconcellos.

José Lourenço da Luz.

Vellez Caldeira Castello Branco.

Vaz Preto Geraldes.

Menezes Pita.

Sebastião José de Carvalho.

Vicente Ferrer Neto Paiva.

Entraram durante a sessão:

Ex.mos srs. Marquez de Sá da Bandeira.

Visconde da Vargem da Ordem."

Conde de Peniche.

Mello e Carvalho.

Marquez de Niza.

Julio Gomes da Silva Sanches.

Visconde de Benagazil.

Pinto Basto.

Basilio Cabral.