O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

989

proposta em que eu tomasse iniciativa a tal respeito; visto porém que ella voltou á télla não posso dispensar-me de a seguir dando passos prudentes, não me precipitando no progresso rapido, porque delle não gosto, especialmente em materias destas. Limitar-me-hei portanto a indicar uma commissão de inquerito, reservando-me o direito de cumprir com os deveres de consciencia sobre este caso em occasião opportuna.

Agora direi tambem que estimo fosse presente o Sr. Ministro da Fazenda a esta discussão, pois estou certo de que S. Ex.ª no interesse publico, sendo um homem de grande intelligencia e alcance, não deixará passar desapercebidamente algumas asserções apresentadas pelos Srs. Sequeira Pinto e Barão de Porto de Moz, relativamente ás contas do Hospital Nacional e Real de S. José. pois o Sr. Barão de Porto de Moz, chamado á autoria, disse o que todos ouvimos sobre as contas ante o tribunal onde se devem dar. S. Ex.ª disse não contestar a existencia da certidão em que fallei! Embora eu a não tenha no meu bolso, segundo a fé de que existe, se fôr necessario me comprometterei a apresental-a; assim como quando ensejo se offereça poderei tambem exhibir os documentos que tem em geral relação com esta questão, pois que affecta, como está, aos tribunaes, posso delles extrahir as certidões de que carecer. Não sabemos, verdade é, qual será o resultado; mas qualquer que seja, para desaggravar a justiça, eu, tomando parte nesta questão, reservo-me o direito de fazer presentes esses documentos; e seguindo o conselho tão precatado, como prudente, dos Dignos Pares os Srs. Visconde d'Algés e Silva Sanches — mesmo para mostrar que prefiro caminhar a passos lentos, pois só gosto do progresso rapido em caminhos de ferro — procederei com a devida circumspecção neste assumpto; não abrindo com tudo mão delle, e compromettendo-me a colher os esclarecimentos necessarios ao objecto de que me constitui advogado officioso, e nada mais.

Com estas observações tenho pois terminado a minha resposta, lamentando sempre não estivesse a ella presente o Sr. Visconde d'Algés, a quem agradeço a cortezia com que me tractou, bem como á Camara a benevolencia com que me escutou.

O Sr. Presidente—Pelo Ministerio do Reino foi communicado á Mesa que no dia 31 do corrente haverá recepção em grande galla no Real Paço das Necessidades; em consequencia está nomeada a deputação do estylo, e será composta pela maneira que o Sr. Secretario vai dar conta.

Leram-se os nomes dos Dignos Pares que deviam compor a deputação, e que vinham a ser

Os. Ex.mos Srs.:

Visconde de Laborim, vice-Presidente

Conde de Mello, Secretario

Conde de Peniche, idem

Sequeira Pinto

Felix Pereira de Magalhães

Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão

Francisco Simões Margiochi

Joaquim Antonio de Aguiar

Joaquim Larcher

Julio Gomes da Silva Sanches

Luiz do Rego da Fonseca Magalhães

Duque da Terceira

Marquez de Ficalho.

O Sr. Conde da Ponte leu um parecer da commissão de administração publica.

O Sr. Presidente—O Digno Par Marquez de Ponte de Lima acha-se anojado em consequencia do fallecimento do Digno Par Marquez de Castello Melhor; na conformidade do estyllo manda-se desanojar por um dos Srs. Secretarios.

Como não se apresentam hoje mais pareceres será conveniente que ámanhã haja sessão, a vêr se reunidas as commissões antes disso podem apresentar alguns trabalhos, ou pelo menos adiantal-os quanto possivel.

O Sr. Visconde de Ourem — Na commissão de marinha e ultramar não ha trabalhos a preparar.

O Sr. Presidente—Eu não argui essa nem qualquer outra commissão, fiz em geral a advertencia para regular o andamento dos trabalhos da Camara.

O Sr. Aguiar — Se V. Ex.ª permitte observarei que segundo me parece havendo sessão ámanhã não temos que discutir, mas se ella ficar para mais tarde poderá haver alguma cousa impressa e distribuida que sirva de occupar a nossa attenção na reunião seguinte.

O Sr. Presidente — Eu dava sessão para ámanhã porque assim era mais certa a reunião das commissões.

Vozes — Pôde não haver numero para a sessão por não haver que discutir.

O Sr. Presidente — Segundo a manifestação da Camara ficará a seguinte sessão para segunda-feira (apoiados).

Está levantada a sessão de hoje.

Eram quatro horas e meia da tarde.

Relação dos Dignos Pares presentes na sessão do dia *8 de Julho de 1*58.

Os Srs.: Visconde de Laborim; Marquezes: de Ficalho, das Minas, de Niza, e de Vallada; Arcebispo de Braga; Condes: d'Alva, do Bomfim, de Linhares, da Louzã, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, e do Sobral; Viscondes: d'Algés, d'Athoguia, de Benagazil, da Borralha, de Castro, de Fonte Arcada, da Granja, de Ovar, de Sá da Bandeira, e de Ourem; Barões: de Chancelleiros, de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; D. Antonio José de Mello, Sequeira Pinto, Ferrão, Aguiar, Larcher, Isidoro Guedes, Julio Gomes, e Brito do Rio.