O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

696 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

(Logar do sêllo). = A 0'Neitt.

Está conforme. - Secretaria d'estado dos negocios estrangeiros, em 4 de junho de 1887. = A. de Ornellas.

O sr. Presidente: - Está em discussão.

O sr. Vaz Preto: - V. exa. comprehende perfeitamente que não é. possivel discutir um assumpto tão importante, faltando apenas cinco minutos para dar a hora.

Se a camara quer tratar seriamente de um negocio tão momentoso, deve adiar a suar discussão para a sessão seguinte.

O sr. ministro dos negocios estrangeiros parece que deseja que nós approvemos todas as suas propostas, sem que ellas venham acompanhadas dos documentos necessarios. Isso não póde ser. Este projecto, sr. presidente, não traz um unico documento.

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros: - Estão nos quatro volumes do Livro branco.

Q Orador: - Vão agora procural-os nos quatro volumes do Livro branco. Os documentos os mais necessario e indispensaveis devem sempre acompanhar os projectos. Eu nem sei onde estão os documentos, não vi os taes quatro volumes do Livro branco. Pela leitura deste projecto ninguem sabe o que se dá nem o que se recebe.

A camara não sabe, pois, o que o projecto significa, o que vale, o que representa, o que damos e o que recebemos.

A França fica senhora de posições e de territorios que ella nos reconheceu n'outro tempo...

(Interrupção que se não ouviu.)

Quando se discutiu a auctorisação para o tratado com a China, eu disse que temos sido prejudicados em todos os tratados e em todos os convénios que temos feito com as nações estrangeiras, começando pela conferencia de Berlim e acabando no projecto que v. exa. acaba de pôr á discussão.

Sabemos que cedemos os nossos direitos e grande porção de territorio, e, como não estou habilitado a discutir amplamente o assumpto, limito-me a, lavrar o meu protesto e a declarar que voto contra.

O sr. Presidente: - Puz o projecto em discussão em conformidade com as disposições regimentaes.

Se nenhum outro digno par pede a palavra, vae votar-se. Os dignos pares que approvam o projecto, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - A seguinte sessão é ámanhã, e a ordem do dia a continuação da que vinha annunciada para a hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 18 de julho de 1887

Exmos. srs. Antonio José de Barros e Sá; Condes, do Bomfim, de Castro, da Folgosa, de Linhares, de Magalhães, de Paraty, de Valenças; Viscondes, de Alemquer, de Benalcamfor, de Borges de Castro, de S. Januario; Barão do Salgueiro; Adriano Machado, Aguiar, Pereira de Miranda, Quaresma, Sá Brandão, Sousa Pinto, Silva e Cunha, Henriques Secco, Couto Monteiro, Pequito de Seixas, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Augusto Cunha, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Ressano Garcia, Henrique de Macedo, Ferreira Lapa, Holbeche, Valladas, Vasco Leão, Gusmão, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Costa Pereira, Ayres de Gouveia, Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, Ponte Horta, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Sampaio e Mello, Bucage, Camara Leme, Seixas, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini M. Osorio Cabral, D. Miguel Coutinho, Gonçalves de Freitas, Cardoso de Albuquerque, Antunes Guerreiro, Agostinho Lourenço, Van Zeller, Mendonça Cortez, Lobo d'Avila, Barjona de Freitas, Barros Gomes e Serra é Moura.

Redactor: -Alberto Pimentel.